Neste artigo você irá aprender como criar um blog corporativo, seja sua empresa uma indústria ou uma empresa de prestação de serviços.

Uma das principais práticas de Marketing Digital nos temos atuais é o Marketing de conteúdo, que basicamente usa o conteúdo como principal forma de atrair, engajar e vender para potenciais consumidores. 

Isso se deve ao fato de que muitos consumidores procuram na internet por informações antes mesmo de procurarem por um produto ou serviço específico. 

E, através de seu conteúdo, sua empresa poderá introduzir a sua solução como sendo a melhor alternativa para resolver o problema daquele consumidor.

1 – Primeiro passo: A escolha da plataforma

O primeiro e mais importante ponto é escolher a plataforma de blog que irá trabalhar.

Existem algumas no mercado, mas as mais comuns são WordPress e Blogger. 

De longe a WordPress é a mais profissional e com a maior variedade de recursos, que possibilitará uma gestão profissional do blog de sua empresa. 

Além disso, o WordPress é uma plataforma de código aberto que permite a inserção de plugins para agregar funcionalidades. 

Outro ponto que pesa a favor do wordpress é que ela, assim como o Blogger, é gratuita. 

Você só precisa contratar um servidor de hospedagem e instalar nele o wordpress. 

2 – Contratar uma hospedagem para o blog

Existem inúmeros serviços de hospedagem da internet, desde empresas sérias e de ótima reputação, até empresas que estão se aventurando neste mercado. 

Além disso a variação de preço também existe, indo desde servidores de R$9,99 por mês até servidores acima de R$100,00. 

Para iniciar um blog corporativo, não é necessário já contratar um plano mais avançado. 

Uma das boas empresas de hospedagem de blogs e sites que possui um bom custo-benefício é a Godaddy. Nesta página Cupom Godaddy, você obtém mais informações sobre a empresa e também como contratar seus planos. 

3 – Definição do Tema

Agora que já está com a hospedagem de site contratada e o wordpress instalado, é hora de definir o layout de seu blog.

Um visual agradável e também uma boa navegabilidade são fundamentais para o sucesso de seu projeto. 

Para isso, o wordpress disponibiliza um acervo de vários temas. Você pode escolher qualquer um deles e instalar em poucos cliques.

Além disso, existem lojas de temas como o themeforest onde você pode realizar a contratação de temas bastante profissionais. 

4 – Utilizar plugins de SEO

Um aspecto bem importante para o sucesso de um blog corporativo é a utilização de algum plugin de SEO para ajudar no posicionamento de suas páginas no Google.

Os dois mais utilizados são o Yoast SEO e o All in one SEO Pack.

Em nossa empresa utilizamos o Yoast SEO por entender ser o melhor e mais completo plugin de SEO para wordpress. 

Além dele possibilitar a criação de sitemaps e configurações de personalização de títulos e descrições, ele possui um sistema de avaliação de conteúdos que mostra para o editor pontos de melhora para uma melhor indexação em todos os artigos. 

Através deste avaliador, o editor consegue analisar os principais pontos que podem estar prejudicando um bom ranqueamento das páginas.

5 – Usar plugins para geração de leads

Se esta a criar um blog corporativo subentende-se que o objetivo é elevar as vendas e resultados da sua empresa. 

E para isso nada mais importantes que os plugins para geração de leads.

Existem plugins que integram whatsapp, chat e até mesmo integradores com ferramentas de automação de marketing digital. 

O mais importante é que esta ação de adicionar um plugin para geração de leads esteja conectada com a estratégia de inbound marketing da empresa. 

Agora que o blog de sua organização esta criado basta produzir e publicar conteúdos de qualidade do seu segmento de mercado. 

Sucesso!