Empresas estão migrando cada vez mais para os sistemas de gestão em nuvem, o ERP web. Na indústria de alimentos não é diferente. A busca por automatização de processos desde a produção de insumos até o envio do produto tem sido um dos principais motivos do gestor optar por um sistema ERP

Com um sistema integrado aos diversos setores da empresa, indústrias de alimentos acabam ganhando vantagens significativas não só na gestão, mas em processos da indústria, resultando em um aumento de produtividade e faturamento. 

Veja algumas vantagens de trabalhar com um ERP na indústria de alimentos:

O que é um ERP para Indústria de alimentos 

Software de gestão, o ERP web é um sistema que possibilita integrar em uma única ferramenta todas as atividades da empresa, ou seja, permite que gestores e empresários tenham um detalhamento de todas as operações da organização. 

E dentro das vastas ofertas do mercado, existem opções que atendem especificamente o segmento de Indústria de alimentos mesmo com suas características e particularidades, otimizando tarefas diárias e aumentando o desempenho deste segmento. 

Além do controle administrativo e financeiro, os gestores e responsáveis encontraram em um único sistema, informações de departamentos, relatórios, tomada de decisão, automações e ainda com acesso fora do ambiente corporativo.

Vantagens do ERP na indústria de alimentos

Veja algumas vantagens de trabalhar com um ERP na indústria de alimentos:

Controle de chão de fábrica

Com o ERP web é possível ter informações em tempo real sobre a indústria, podendo monitorar a melhoria e desempenho de cada setor, além de garantir que todos os processos estão sendo feitos corretamente.

Por trabalhar com inteligência, o ERP permitem gerar relatórios precisos que ajudam os diferentes departamentos da indústria a trabalhar com eficiência, identificando pontos de melhoria e valorizando os processos que apresentam resultados mais positivos

Gestão de Estoque 

O ERP para indústria de alimentos controlará cada entrada ou saída de mercadoria, com o cadastros completos dos produtos, como marca, grupo e subgrupo ficará mais fácil localizar e identificar o produto para envio. Além de auxiliar o controle do estoque por validades e localização, podendo monitorar as mercadorias que mais dão lucratividade para seu negócio.

Gestão financeira 

Garantindo maior eficiência nos processos financeiros da sua indústria de alimentos, gerenciando todo o capital da empresa para impulsionar cada vez mais sua distribuidora no mercado.

Você terá tranquilidade em tomar decisões sobre as finanças do seu negócio, já que ele automatiza todos os processos como contas a pagar, contas a receber, capital de vendas, fluxo de caixa entre outros.

Dashboard 

Um dos principais motivos de utilizar um painel de controle na gestão empresarial é poder acessar, compartilhar e analisar dados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisões embasadas em informações confiáveis e atualizadas, diminuindo riscos, fazendo alinhamento estratégico e avaliação de tendência. 

Sistema Eficiente 

Com módulos desenvolvidos especificamente para indústrias, o Sistema da W3ERP é ideal para indústrias de alimentos que desejam ter mais destaque no mercado, trabalhando com eficiência e pensando no futuro.

São módulos específicos para gestão de comercial, custo de produção, logística, vendas externas, gestão orçamentária, BI, gestão contábil, notas e documentos fiscais, patrimônio e geração de arquivos fiscais (SPED). Tudo isso funcionando a favor de sua indústria!

Agora, você já sabe a importância de calcular a margem de contribuição da empresa. 

Autor: Márcio Silva CEO da W3ERP