Antes de iniciar um empreendimento é necessário saber a resposta de algumas perguntas, a mais importantes é: qual o propósito do seu negócio? Se não sabe a resposta, não se preocupe.  Muitos empreendedores enfrentam dificuldades na hora de descobrir qual o verdadeiro propósito e a razão da existência da sua empresa.

Ter um negócio com propósito definido é o ponto de partida para o sucesso. Colaboradores alinhados com os ideais da empresa, trabalham com mais motivação e passam a entregar resultados com mais qualidade. Outro ponto fundamental, é o gestor, que precisa estar atento a essa filosofia conhecendo todos os detalhes da empresa, podendo intervir em seus pontos fortes e fracos.

Ao definir e deixar claro o propósito, as empresas podem tomar decisões mais acertadas e manter sua relevância. Além disso, atualmente muitos consumidores buscam produtos e serviços de negócios que tenham uma identificação com seus pensamentos.  

Ter o propósito da sua empresa definido é importante para que a identidade do seu negócio seja transmitida de forma única. Afinal de contas, no mercado existem inúmeros negócios que fazem o que você faz, por isso, se diferencie. 

Neste artigo vamos mostrar algumas formas de descobrir o propósito do seu negócio. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura. 

Volte para a fundação

Uma das maneiras mais eficientes para identificar o propósito é analisar toda trajetória da sua empresa, desde a fundação até os dias atuais.  Pesquisar sobre essas informações vai ser de grande ajuda para identificar a questão principal. O propósito sempre nasce junto com o negócio, e por isso, deve ser bem analisado. 

Propósito como diferencial 

Seu propósito deve ser o objetivo de todos que trabalham e consomem de seus produtos e serviços. Não basta apenas dizer que tem, é preciso provar na prática em cada momento e ação desempenhada, que o propósito do seu negócio se mantém firme. 

Por essa razão, é fundamental reconhecer quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie no mercado.

Missão, visão e valores são diferentes do propósito 

Enquanto a grande maioria das empresa já definiu sua missão, visão e valores, poucas foram na busca do propósito do negócio

É normal que haja uma confusão com os termos, pois realmente eles se assemelham em alguns pontos. No entanto, o que muitos não sabem é que a criação da missão, visão e valores, passa pela definição do propósito. 

Propósito: a razão da existência da sua empresa; 

Missão: a cultura e as escolhas que definem cada decisão;

Visão: planejamento futuros e onde sua empresa deseja estar no futuro;

Valores: quais os caminhos para atingir os objetivos.

Qual legado sua empresa quer deixar

Quais legados a sua empresa quer deixar pelo caminho? Essa é uma pergunta fundamental para definir o propósito do seu negócio. Os clientes, em geral, querem se relacionar com empresas que a confiança está baseada em valores sólidos. Os negócios que representam um importante legado tendem a ser mais valorizados pelos consumidores. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados