Você percebe que o negócio precisa de uma expansão, quando não consegue mais atender a demanda dos clientes. Mas não se preocupe, isso é sinal que as coisas estão indo bem no seu empreendimento. 

No entanto, para manter o ritmo de crescimento novos passos são necessários. E é nesse momento que muitos empreendedores ficam preocupados, e começam a se perguntar: será que é a hora de expandir o negócio?

Expandir seu empreendimento, não precisa ser encarado como um bicho de sete cabeças. Desde que haja uma boa organização e planejamento, essa tarefa tem tudo para dar certo. 

Mas para que tudo ocorra conforme o planejado, é necessário seguir alguns pontos fundamentais. Pois, qualquer decisão precipitada pode por todo o negócio por água abaixo. 

No conteúdo de hoje, iremos apresentar dicas valiosas para que a expansão do seu negócio aconteça de forma tranquila. Ficou curioso? Então acompanhe nossas dicas abaixo. 

Análise Interna

O primeiro passo a ser tomado depois de pensar em uma expansão, é fazer uma análise interna da sua empresa. 

Pesquisar o lucro médio nos últimos anos, o momento em que o negócio se estabilizou financeiramente e pensar na estrutura de crescimento, são algumas questões para se observar. 

Feito isso, será possível identificar os pontos fortes e fracos da empresa, e também os lugares que precisam de uma atenção maior. Além de saber quais recursos e estratégias devem ser adotadas. 

Plano de expansão 

Com a análise interna realizada, é o momento de decidir como será a forma de expansão  do seu negócio. Existem muitas maneiras aumentar as vendas da sua empresa, entre elas:

Filial: essa é a escolha mais comum e lucrativa para os empresários, no entanto é preciso ser avaliada com bastante cuidado. 

Para abrir uma filial, é importante que a empresa tenha um lucro consistente e venha apresentando crescimento constante ao longo dos últimos anos.

Franquia: uma boa maneira de iniciar a expansão da sua marca ou serviço. Por meio da abertura de uma franquia é possível obter lucros expressivos, sem a necessidade de investir muito, já que as maiores despesas ficarão por conta do franqueado. 

Licenciamento: se a sua empresa é criadora de algum produto, é possível vender o licenciamento.  É uma alternativa ao sistema de franquias, já que o isenta dos custos extras e você recebe por meio dos lucros pagos pelos associados.

Canais de venda: expandir o seu negócio para o ambiente virtual é uma forma simples, rápida e econômica para aumentar as vendas. Plataformas digitais, redes sociais e até mesmo a criação de um site próprio são ótimas alternativas. 

Modelo estratégico 

Expandir um negócio é praticamente como iniciar um novo empreendimento, a diferença principal é a experiência. 

Portanto, montar um modelo estratégico para sua expansão é fundamental.Outra dica é atualizar o plano de negócio da sua empresa, investir em campanhas de marketing e se projetar financeiramente. 

Gostou das nossas dicas? Conte para gente nos comentários.

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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