O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes para o comércio mundial. Cada vez mais popular, a campanha é considerada pelos lojistas como a Black Friday do primeiro semestre, sendo a primeira grande data no calendário varejista.

Celebrada sempre no dia 15 de março, a data tem como objetivo valorizar aquilo que é o  mais importante em um negócio, que são os consumidores. Como forma de comemoração os comércios oferecem descontos, promoções e outros benefícios. 

O sucesso do evento fez com que as lojas adotassem uma tendência, criando a Semana do Consumidor, incentivando ainda mais as compras durante o período. 

Segundo dados da Social Miner, em 2020, os e-commerces faturaram cerca de R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março. O que mostra o grande potencial financeiro da data.

Por conta da pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de distanciamento social, a tendência é que em 2021 os e-commerces sejam novamente o destaque no dia do consumidor. 

E para ter grandes resultados, é preciso se preparar com antecedência e criar estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades da data, que é uma das mais importantes do primeiro trimestre para o varejo.

Por isso preparamos esse conteúdo especial com algumas dicas que podem te ajudar a faturar mais. Gostou da ideia? Então não deixe de acompanhar!

Dicas para sua loja no Dia do Consumidor 

1 – Prepare seu estoque 

É impossível obter sucesso nessa data, sem preparar um grande estoque de produtos. Isso porque, certamente a procura vai aumentar, sendo assim não deixe de tudo para a última hora.

Faça um planejamento diferenciado, não basta apenas ter vários itens disponíveis, é necessário gerenciá-los de forma correta, afinal estoque parado é sinônimo de prejuízo. 

Uma boa estratégia é mapear os produtos mais comercializados da sua loja e os que têm um grande potencial de venda.

2 – Selecione produtos que são tendência

O primeiro passo para se destacar da concorrência no Dia do Consumidor é colocar em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público. 

Saber as mercadorias que estão em tendência, negociar os melhores preços com os fornecedores, e como citamos acima preparar um bom estoque. Utilize recursos como o Google Trends, e faça um levantamento dos produtos mais buscados nessa data.

3 – Ofereça promoções e frete grátis

Pode parecer óbvio, mas não deixe de oferecer grandes promoções, seja leal com o seu público oferecendo descontos reais e que atraiam interesse. 

Desconto progressivo, frete grátis, cashback, voucher, brindes, enfim, use ofertas realmente vantajosas e abuse da criatividade. 

Pois, as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque.

4 -Divulgue muito suas ofertas

Por fim, o mais importante: divulgue muito suas ofertas. Nem todos os seus clientes sabem do Dia do Consumidor, por isso é essencial ações voltadas para essa data. 

Divulgue suas promoções nas redes sociais e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads, utilize frases chamativas e de impacto para atrair muitos clientes. 

Afinal, a concorrência entre lojas fica muito mais acirrada durante datas como essa, então não deixe a oportunidade passar. Reforçar a presença na internet pode ser um grande trunfo para os lucros do seu negócio.

E aí, já preparou seu negócio para o Dia do Consumidor? Conte para gente nos comentários.

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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