Entender as peças de um computador é algo fundamental para quem deseja entrar no mercado de trabalho de conserto e reparo de micros. Tanto os PCs quanto os notebooks exigem mão de obra especializada que nem sempre se encontra facilmente.

Isso porque, para atuar neste ramo é preciso entender o funcionamento das máquinas e aprender por meio de cursos de qualificação, além de ter o mínimo de ferramentas como parafusadeiras profissionais, chaves de fenda e demais utensílios. Daí surge para os interessados, a chance de ganhar uma renda extra ou mesmo se especializar para ter uma profissão.

Para ajudar a entender como consertar computadores, vamos explicar neste artigo quais são os principais hardwares disponíveis e como fazer para descobrir falhas. No fim você terá entendido mais sobre:

  • Fontes de alimentação;
  • Cooler;
  • CPU (processador);
  • Memórias;
  • HD;
  • Placa mãe.

Continue lendo e entenda mais.

A estrutura interna de um computador

Fonte de Alimentação 

Responsável pelo fornecimento de energia elétrica ao computador, se altera quanto à eficiência, potência, refrigeração, fator de correção de energia (PFC), entre outros fatores.

CPU (processador) 

A Unidade Central de Processamento é uma das partes principais do computador, o “motor” e “cérebro” da máquina por onde passam todos os fluxos e comandos. Dependendo do modelo, pode ser mais ágil ou mais lento – existem diversos tipos e fabricantes.

Cooler 

É uma peça formada por um dissipador e um ventilador que basicamente “resfria” o processador e evita que esquente demais, removendo o calor e garantindo a integridade de todos os componentes. 

Memórias 

As memórias armazenam dados de formas distintas e em locais diferentes, oscilando conforme as características do PC e tarefas realizadas pela máquina. Pode ser primária (RAM e ROM) ou secundária (HD).

Disco rígido (HD) 

O HD armazena dados de forma definitiva por meio de uma gravação que não se perde mesmo após o desligamento do computador. Dinâmico, garante que o usuário possa manipular os arquivos livremente, excluindo, editando e criando novas aplicações. Há discos mais simples e opções comerciais que já passam de 1 terabyte.

Placa Mãe e Placas de expansão 

A placa mãe é a base de todo PC. Por ela passam todos os drivers, conectores e cabos que ligam uma estrutura a outra. Não é à toa que, se ocorre um problema na placa mãe, todo seu computador é afetado. Já as placas de expansão (ou drivers internos) mais comuns são a placa de vídeo e rede, que podem ser trocadas e, como o próprio nome indica, expandidas.

O funcionamento dos aparatos da parte interna de um computador causa sempre muitas dúvidas nos usuários. São muitas nomenclaturas e funções específicas, mas nada é tão complexo que você não possa aprender em um curso de montagem e manutenção de micro e em cursos online com certificado referentes.

  • Testes e análises para descobrir falhas

Fique atento: todos os componentes do computador são coligados e dependentes uns dos outros para mantê-lo em plena execução. Justamente por isso, é indicado que os modelos sejam coerentes e complementares. Se o PC possui um processador potente, é essencial que as memórias também sejam de boa qualidade, e assim por diante.

Quando ocorre um defeito em uma peça, o técnico precisa investigar e chegar à causa real, realizando testes e fazendo análises com várias ferramentas. Em muitos casos, apenas a manutenção de micro já evita a desmontagem – um procedimento mais demorado e que pode sair mais caro também.

Mesmo que você não queira se especializar e trabalhar nessa função, é interessante ter conhecimento sobre a montagem e manutenção de micro para solucionar as falhas em sua própria máquina ou compreender o serviço que será realizado pelo técnico. Para isso, basta realizar um curso online de qualidade.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Educamundo, o seu portal de cursos online com certificado.