Empreendedores estão sempre em busca de uma nova ideia ou oportunidade de negócio. No entanto, há uma diferença entre uma ideia e uma oportunidade de negócio.

Sendo assim, um empreendedor pode ter uma ideia de investir no negócio de brindes, o que não é exatamente uma oportunidade, já que é muito genérico.

Por outro lado, um outro empreendedor, observa o mercado e percebe que muitas empresas estão utilizando determinados tipos de brindes em seus processos de contratação de novos colaboradores. Assim, essa é uma oportunidade de negócio.

Apesar disso, outros fatores precisam ser considerados para determinar se o empreendedor está realmente diante de uma oportunidade de negócios. Então, confira as dicas deste artigo sobre como identificar boas oportunidades no mercado de negócios.

O que é uma oportunidade de negócio?

Uma oportunidade de negócio é um contexto favorável, em que uma determinada coisa, um negócio, pode acontecer.

Em outras palavras, é quando um produto ou serviço atende exatamente uma demanda de um público. Ou seja, existe uma solução perfeita para um problema.

Muitas vezes, a oportunidade surge para aqueles que conseguem ter um olhar diferente para o mercado e por isso conseguem ver o que outros empreendedores não via.

Isso significa que um determinado público deixe claro qual o problema que enfrenta, poucos empreendedores conseguem enxergar ou mesmo desenvolver uma solução para esse problema.

O mais comum é ver empreendedores tendo idéias de negócios, o que nem sempre significa uma oportunidade real de negócios.

No entanto, enxergar oportunidades de negócios, como investir em brindes corporativos, é uma habilidade que pode ser desenvolvida através do treino do olhar.

Não é à toa que os empresários de sucesso são aqueles que sabem identificar as oportunidades e aproveitá-las, o que também envolve riscos. Aliás, o risco é um elemento presente constantemente na vida de empreendedores.

Como identificar uma oportunidade de negócio

Uma oportunidade no mercado de negócios consiste em criar algo que falta no mercado para atender a uma demanda. 

No entanto, identificar uma oportunidade requer habilidade e experiência por parte do empresário.

Assim, para saber se uma oportunidade realmente vale a pena é preciso considerar alguns pontos:

  • O seu produto ou serviço resolve o problema do seu público? 
  • O seu produto ou serviço é uma solução temporária ou de longo prazo? 
  • O valor do produto ou serviço é acessível para o cliente?

De posse dessas respostas, veja algumas outras dicas que podem ajudá-lo a identificar boas oportunidades no mercado de negócios.


Veja também:


  1. Conheça o seu perfil

Identifique coisas que você gosta de fazer e com as quais gostaria de trabalhar, assim como assuntos que te interessam e os que você domina.

Dessa maneira, fica mais fácil encontrar ideias que podem virar oportunidades de negócios, nas quais você poderá utilizar as suas habilidades, repertório e experiência.

2. Identificar as tendências do mercado

Outra forma de encontrar oportunidades de negócios é ficar atento às tendências de mercado. Esse olhar também permite identificar os modelos de negócios, se são mais tradicionais ou modernos, quais os nichos mais lucrativos e aqueles em que vale a pena investir o seu capital.

3. Identifique se a oportunidade tem validade

Outro ponto importante é perceber se a oportunidade de negócio é mensurar por quanto tempo a oportunidade de negócio consegue atender a demanda dos clientes. 

Alguns empreendedores detectam oportunidades de negócios a partir de novidades e acabam se arriscando pois, em muitos casos, essas novidades não funcionam para todos os segmentos.

4. Avalie os riscos

Toda oportunidade de negócio envolve risco em algum nível. Sendo assim, analise quais são os riscos e se eles são aceitáveis para o tamanho do negócio que está desenvolvendo.

5.  Escute Feedback 

Uma forma de enxergar oportunidades de negócios é escutando o público, afinal é ele que determina o mercado. Por isso, estude seu público para conhecê-lo, saber quais sao as suas dores e, assim, criar soluções.

Conclusão

Empreendedores estão sempre em busca de uma oportunidade de negócios, mas elas não são fáceis de encontrar. O mais comum é que uma ideia de negócio acabe sendo desenvolvida como se fosse uma oportunidade de negócios.

No entanto, boas oportunidades de negócios nascem de um conjunto de fatores. Assim, um produto ou serviço deve ser a solução para o problema de um determinado público. Além disso, precisa ser duradouro e de baixo risco.

Portanto, se planeja abrir um negócio de brindes, a sugestão é ficar de olho em nichos mais específicos, identificar aquilo que ainda não foi feito ou oferecido nesse segmento.