Muitas empresas acreditam que para começar as ações na internet é fundamental a contratação de uma Agência de Marketing Digital

É claro que ter uma Agência Digital de qualidade ao seu lado é muito benéfico, mas é possível iniciar as atividades sem um alto investimento em uma empresa que esta começando no meio digital. 

A única coisa é que é preciso começar de maneira estratégica, e, para isso, é fundamental entender alguns conceitos de Marketing que pode mudar a forma como sua comunicação será direcionada.

Neste artigo iremos abordar estes principais conceitos que sua empresa deve se atentar antes de investir em meio digital, para que ela consiga os primeiros resultados com baixo investimento.

1 – Público-alvo

Este é o primeiro ponto de atenção de toda sua Estratégia de Marketing. Seus produtos e serviços precisam ter muito claro o público-alvo na qual são destinados. 

Um erro comum entre os empresários é achar que o produto / serviço dele é feito para todos. 

Que nem diz o ditado popular, “quem atira para todo lado não acerta ninguém”. Os especialistas para um consumidor tem muito mais valor do que os generalistas.

É só para analisar com você mesmo. Imagine que você possua um grave problema cardíaco e precise de um procedimento cirúrgico. Você irá procurar um bom Clínico Geral ou um bom Cardiologista? 

A resposta da maioria das pessoas é o Cardiologista. Isso porque ele é especializado no problema que você possui. 

Quando você direciona um produto ou serviço para um determinado perfil de público a efetividade é muito maior e, ao invés de “perder clientes”, acaba por ter muito mais conversão.

Por isso, é fundamental conhecer a fundo quem é seu público-alvo.

Outro ponto importante é que não é importante somente conhecer dados demográficos de seu público, como faixa etária, cidade, sexo e outros. 

É fundamental conhecer aspectos emocionais que estão envolvidos.

As pessoas tomam decisões impulsionadas pelo lado emocional de seus cérebros e não pelo lado racional. 

O Neocórtex, que é responsável pela razão, pode até ser acionado em algum momento da decisão, mas o impulso de toma-la foi proveniente ao sistema límbico (emocional).

2 – Posicionamento de Marca

Um outro ponto estratégico importante é definir um posicionamento de marca para seu negócio. 

Posicionamento é o conceito que sua marca irá ocupar na mente de seu consumidor. Basicamente, quando ele lembrar de sua marca qual a imagem que ele terá associado a ela? 

O posicionamento tem um impacto muito importante nos resultados de uma empresa. Grandes marcas trabalham fortemente estes conceitos em todas suas ações de Marketing. 

É fundamental escolher um posicionamento que tenha valor para o público que almeja para seu negócio. 

Além disso, o posicionamento da marca não é constituído somente pela comunicação da empresa. Precisa ser coeso com a realidade, ou seja, os processos e forma de operacionalizar de sua empresa necessitam ser coerentes com ele. 

Por exemplo, não basta se comunicar dizendo que sua empresa possui o melhor atendimento do setor sendo que o atendimento não seja condizente com isto.

3 – A plataforma certa

O terceiro fator que é fundamental para começar a ter resultados sem muito investimento e sem necessitar uma Agência Digital é a escolha das plataformas de operação de suas mídias. 

Você já refletiu o que pode ser melhor para empresa? Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Whatsapp, Pinterest ou outra? 

A resposta não depende da sua vontade ou da vontade de sua equipe. A melhor plataforma para gerar negócios é a que seu público se encontra em maior peso. 

Considerando que o investimento não seja alto o suficiente para iniciar ações em múltiplas plataformas, é necessário escolher qual a mais estratégica para seu negócio. 

4 – Utilize Lançamentos

Uma estratégia de Marketing muito forte e funcional é a utilização de lançamentos. Em especial o lançamento meteórico. 

Tanto é existe até Consultoria para Lançamento Meteórico. A estratégia de lançar produtos e serviços gera uma expectativa muito grande.

Isso acaba sendo um ponto positivo para o número de conversões que irá conseguir.

Mesmo serviços, onde não há propriamente uma razão para se haver lançamentos, você pode interromper as vendas em determinado período de tempo e realizar a abertura em outro período com o lançamento. 

Porém é necessário muito cuidado quando o cliente necessita ter o serviço de forma temporal, ou seja, não pode esperar até o próximo lançamento para a realização da contratação.

Nestes casos, ele deverá fechar antes com outra empresa. 

O lançamento é tão poderoso que grandes incorporadoras sempre lançam seus empreendimentos. E, quando eles não são vendidos por completo durante o lançamento, normalmente ficam encalhados. 

Considere incorporar a ação de lançamentos, e no meio digital, o mais bem-sucedido tipo de lançamento é o meteórico, que utiliza grupos de whatsapp para promover o engajamento com o público. 

O entendimento desses conceitos farão com que as ações de Marketing Digital de seu negócio sejam muito mais eficientes com menos investimento. 

Sucesso!