Se você quer criar uma decoração simplesmente incrível e duradoura, precisa escolher com sabedoria entre os tipos de materiais e acabamentos para seus móveis

Isso mesmo! Hoje em dia já existe uma grande variedade de opções disponíveis para diferentes mobiliários. 

Desde criado mudo e buffet, até armários de cozinha e guarda-roupas. Os móveis planejados oferecem essa facilidade de escolha que fará toda a diferença no resultado final da sua decoração. 

E para te ajudar, nós separamos algumas das opções de tipos de materiais e acabamentos para seus móveis. Confira! 

Tipos de materiais e acabamentos para seus móveis

No mercado de construção de móveis existem várias opções de materiais, entre as mais comuns estão:

MDF

É uma placa de fibras de média densidade que é muito comum nos móveis planejados. Existem vários subtipos dentro desse grupo, cada um com suas vantagens, desde alta resistência a umidade até a fogo. 

MDP

O MDP é um painel de aglomerado que é feito com várias partículas constituído de partículas de madeira aglutinadas. A grande diferença dele para o MDF é a sua maleabilidade. 

O MDP é mais rígido, o que torna ele mais indicado pra móveis com designs retos. 

OSB

O OSB, por sua vez, utiliza várias tiras de madeira sobrepostas em camadas. Com isso, o material se torna muito mais resistente. Durante o processo de fabricação, é feita a aplicação de uma resina epóxi de alta temperatura e em alta pressão. 

Dessa maneira, o material consegue ficar extremamente uniforme. 

Madeira maciça

A madeira maciça é uma opção elegante e cheia de estilo que normalmente é usada por quem deseja um visual mais vintage e nobre. Normalmente os móveis planejados que utilizam esse tipo de material são feitos em Pinus, Eucalipto, Pinho ou Mogno, que são algumas das madeiras mais populares.

Por conta do tratamento especial e também pelo fato das madeiras utilizadas virem de áreas de reflorestamento, os modelos confeccionados com essa alternativa tendem a ser mais caros. Mas em compensação, também são mais resistentes. 

Multilaminado 

Outra excelente alternativa para quem deseja ter móveis planejados é o multilaminado. Ele é feito com várias camadas de lâminas torneadas. Elas são entrelaçadas e depois coladas uma nas outras.

Normalmente, são usadas em móveis que tenham prateleiras.  Possui uma excelente resistência, tão grande quando a do MDF e a do MDP.

Além disso, ela é ideal para quem deseja fazer perfurações por conta da maleabilidade.

Acabamentos 

Os acabamentos são o que dão o toque todo especial nos móveis planejados. É com eles que você conseguirá transmitir a sua personalidade e ainda criar uma decoração linda. Entre os principais estão. 

Acrílicos 

O acrílico é um tipo de polímero amplamente usado em móveis coloridos e com transparência. Além de ser super leve, ele também tem uma boa resistência e pode ser uma alternativa para o vidro. 

Normalmente ele pode ser aplicado nos móveis com espessuras que variam entre 3mm a 10mm. Além disso, existe uma grande variedade de cores disponíveis. 

Laminados decorativos fórmicas

Esse é um acabamento considerado nobre. Isso porque, além de dar um visual elegante ao móvel, ele também é resistente e prático. Outro diferencial é que ele é super fácil de limpar.  

Por se desgastarem pouco com o passar do tempo, são considerados um excelente investimento. É possível encontrar esse tipo de acabamento em uma grande variedade de texturas, cores e efeitos. Desde cores fantasia opacas, até aço escovado. 

Lâminas de madeiras naturais

É um acabamento feito em madeira natural encontrado em um pergolado de madeira com deck, por exemplo. Geralmente nobre que pode ser estrangeira ou nacional e por ser totalmente natural, ele precisa passar por vários processos que irão deixa-lo mais resistente e bonito. 

Molduras de acabamento

São molduras com finalidade estética. Podem ser encontradas nas mais variadas formas, tamanhos e texturas. Elas podem ser feitas tanto de madeira natural como de plástico e outros materiais que também imitem madeira. 

Esse tipo de acabamento é amplamente utilizado por quem deseja criar um visual mais equilibrado, escondendo espaços entre a parede e o móvel. É possível encontrar desde designs clássicos e vintage, até os mais modernos e minimalistas. 

Avalie com calma os tipos de materiais e acabamentos para seus móveis. Eles farão toda a diferença no resultado final. Então, lembre de não considerar apenas preço, mas durabilidade, coerência com a decoração, resistência e outros aspectos.