Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Você já deve ter ouvido essa frase diversas vezes, entretanto, o que pouco se ouve falar são os motivos que nos levam a essa conclusão.

O que se pode dizer, segundo as pesquisas, é que o maior fator para o encerramento das atividades de um negócio, principalmente nos pequenos e médios empreendimentos, é a má gestão.

Isso se dá pois o empreendedor normalmente não sabe bem como administrar sua empresa e acaba tomando decisões erradas.

A revista Forbes, ao divulgar um estudo da CB Insights, citou os principais motivos do fracasso de pequenas empresas e todos os casos estão relacionados à falta de conhecimento para uma gestão eficiente.

Dentre as causas intimamente relacionadas aquele motivo, estão:

  • Ficar sem dinheiro; 
  • Produto pouco amigável para o cliente; 
  • Não ter um modelo de negócio; ou 
  • Não satisfazer as necessidades do mercado.

Mas como mudar esse cenário se o empreendedor está com sua atenção voltada, em grande parte, para o negócio em si?

Com o foco na lucratividade e em honrar seus compromissos, acaba deixando de lado aspectos importantes como um bom planejamento estratégico, investimentos necessários ao negócio, gestão de pessoas e vários outros aspectos importantes nas gestões contemporâneas.

Sem ter tempo para buscar cursos ou treinamentos, os cursos online têm sido excelentes aliados para o empreendedor e neste artigo vamos explicar os motivos. Acompanhe a leitura.

1. Cursos disponíveis sobre todos os assuntos para a gestão do seu negócio

A primeira e grande vantagem em optar pela educação a distância é o amplo grau de cursos disponibilizados. Diferente de outros tempos, em que haviam poucas opções de capacitação online, hoje os portais oferecem diversos cursos online com certificado em muitas áreas, como direito, empreendedorismo, educação, saúde, etc. 

Optando por um curso presencial, você não tem como estudar assuntos diferentes do escolhido, a não ser que pague pelos cursos do seu interesse de forma separada.

2. Cursos bem mais baratos que os presenciais

Nem todo mundo tem condições de pagar por cursos caros, mentorias ou reuniões com especialistas para explicar como você pode guiar o seu negócio, ainda mais se você está iniciando. Por isso, outra vantagem dos cursos online é justamente o preço cobrado pelo treinamento, fator que não afeta diretamente a sua qualidade.

Cursos a distância são opções mais baratas (comparado aos cursos presenciais) pois não há necessidade de investimento em um amplo local físico para receber os alunos, gastar com despesas como água, luz, telefone, segurança, dentre outros.

E como mencionado, a qualidade dos cursos não é prejudicada, pois muitos professores que ensinam em cursos presenciais, já estão em ambiente virtual compartilhando conhecimento.

3. Flexibilidade para estudar

Não ter tempo para estudar não deve ser mais um impedimento para ninguém, nem mesmo para os empreendedores. Isso porque os cursos online estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, o que dá uma maior flexibilidade para você montar o seu horário e seguir um cronograma de acordo com o tempo que tem disponível.

Os cursos presenciais, por outro lado, têm uma carga horária pré-definida e que, se não nos moldarmos a ela, fica impossível aprender algo novo. Outra vantagem dessa flexibilidade é que você não precisa se deslocar até a sede da instituição para estudar, pois basta uma conexão a internet e um computador para ter acesso ao conteúdo disponibilizado.

4. Facilidade no acesso ao conteúdo

Nos cursos a distância, basta um login e uma senha para que você possa aproveitar o conteúdo disponibilizado. Essa facilidade do acesso ao conteúdo é outro fator que ajuda na popularidade dos cursos online.

Além disso, muitos conteúdos do seu interesse podem ser encontrados em formato de vídeo, links com materiais de alta qualidade e até mesmo em áudio, o que facilita e muito o acesso a informações do seu interesse.

5. Professores tão capacitados quanto os do ensino presencial

Algumas pessoas acreditam que cursos online não possuem a qualidade de um curso presencial e muitos relacionam essa suposição ao fato do material não ser criado por profissionais realmente capacitados.

Acontece que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, existem cursos online de alta qualidade que são criados por profissionais tão bons quanto aqueles presentes em cursos presenciais.

Inclusive, existem professores que estão ensinando tanto presencialmente quanto em cursos online, por isso não há que se falar que essa suposição seja verdadeira.

No Educamundo, por exemplo, todos os cursos online são criados por profissionais graduados em sua área e com experiência no ensino, fato que coloca os cursos criados neste portal, com qualidade similar a outras instituições de ensino presenciais.

6. Oportunidade de desenvolver habilidades que vão ajudar na gestão do seu negócio

Além do conhecimento que um treinamento online pode te proporcionar, você ainda terá a oportunidade de aprender e desenvolver outras habilidades de modo secundário e que podem ser importantíssimas para a gestão do seu empreendimento.

A habilidade de dominar novas tecnologias, por exemplo, está entre aquelas que serão desenvolvidas no decorrer do seu aprendizado e que vai ajudar bastante no dia a dia, principalmente daqueles que não tem muita familiaridade com computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Gestão do tempo também é outra habilidade fundamental para o aluno que estuda online, e mesmo que você não entenda muito como gerir o tempo, vai ter a oportunidade de se planejar e organizá-lo ao seu favor.  Essas duas habilidades mencionadas são tão importantes que estão entre as mais valorizadas no mercado de trabalho atual.

Além dessas duas, podemos citar outras habilidades que também podem ser desenvolvidas, como a autonomia, foco, disciplina, capacidade de adaptação, além de muitas outras.

Agora queremos saber a sua opinião

Estudar através de cursos online tem sido uma saída para muitos empreendedores em todo o país, não pela falta de escolha em fazer um curso presencial, mas por todos esses benefícios apresentados.

Além de se manter qualificado, o estudante terá tempo para fazer a gestão do seu negócio, evitando por consequência, que a sua empresa seja uma das afetadas por crises e que feche as portas por motivos como má administração.

Gostou do nosso artigo? Agora queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário na caixa abaixo e compartilhe este texto com seus amigos e familiares para que também entendam os benefícios da educação a distância.

Este texto foi escrito por Roberto di Freitas Júnior, criador de conteúdo do site Educamundo, o seu site de cursos online