O cenário de SEO para WordPress em 2020 é diferente daquele que vimos em 2019, 2018 ou antes. Isso porque o Google realiza mudanças constantes em seus algoritmos, alterando o funcionamento do campo. Recentemente, o Google lançou o BERT, um novo algoritmo que aperfeiçoa o seu sistema de busca, introduzindo mudanças significativas.

Por isso, é necessário entender como trabalhar o SEO para WordPress em 2020 de forma a atrair o maior fluxo de tráfego orgânico possível. Mas como? Para aprender algumas das principais dicas sobre o assunto, siga a leitura do artigo abaixo!

O que mudou com o BERT no Google?

Ainda não se sabe ao certo quais foram as mudanças exatas que o BERT trouxe para o Google. No entanto, o que sabemos é que o algoritmo deverá dar um foco maior na percepção das intenções do usuário.

O próprio Google dá um exemplo sobre isso. Ao pesquisar termos como “viajante brasileiro precisa de visto nos EUA”, o BERT entende que se trata de alguém buscando informações para viajar para os EUA.

Assim, em vez de direcionar o usuário para a página melhor ranqueada para esse termo, o Google direciona para a página de Turismo dos EUA, que é quem tem a informação mais atualizada e confiável sobre o assunto.

Dessa forma, o foco de toda e qualquer estratégia de SEO no WordPress ou fora dele é produzir conteúdo que solucione de fato um problema específico do usuário e não algo conduzido primariamente pelas palavras-chave.

Quais as melhores práticas de SEO para WordPress em 2020?

Pensando nesse cenário como BERT, quais são as melhores ações de SEO para WordPress atualmente? Vejamos algumas boas práticas abaixo!

Tirar o foco em excesso das palavras-chave

Uma das grandes preocupações que toda gestão de SEO tinha até o momento era na palavra-chave do conteúdo. Ela deveria ser citada X vezes por conteúdo, em posições específicas, na introdução e na conclusão e por aí.

Ainda há a preocupação com a densidade do termo, claro, mas o objetivo em 2020 é tornar o conteúdo mais específico.

Por exemplo, um conteúdo com o termo “gestão de redes sociais” deve focar em se diferenciar de um “curso de gestão de redes sociais” e de “agência de gestão de redes sociais”. Ou seja: o conteúdo precisa explicar se vai ensinar sobre gestão de redes, se vai oferecer esse serviço para uma empresa ou se é alguma outra coisa.

Isso é necessário pois o Google vai entender que aquele artigo é para “ensinar sobre gestão de redes” e direcionar para quem busca por “como aprender gestão de redes sociais”, por exemplo.

Focar na produção de conteúdo de qualidade

Todo mundo sempre fala sobre como o conteúdo é importante para uma boa estratégia de SEO. Isso sempre foi verdade, mas se tornou essencial depois do BERT.

Isso porque o Google quer que o seu conteúdo resolva a questão que foi levantada pelo usuário na hora de fazer a busca.  Ele quer que você seja o ponto final da pesquisa daquela pessoa e isso só pode ser alcançado criando um excelente conteúdo.

Além disso, lembre-se de que, na Internet, forma TAMBÉM é conteúdo. Por isso, escreva de uma maneira que facilite a leitura e possa manter o usuário no seu site.

Utilizar técnicas de SEO local, caso aplique

Existem muitas empresas que não são somente uma “loja de pneus”, um “salão de beleza” ou uma “agência de SEO”. Elas são uma “loja de pneus em Curitiba”, um “salão de beleza no Leblon” ou uma “agência de SEO em Portugal”.

Essa diferenciação local é essencial pois essas empresas atuam apenas com o público próximo delas. Não trabalham com um público que pode ser servido pela Internet. Por isso, é importante utilizar o SEO local para ser achado pelas pessoas da sua localidade, que podem se tornar clientes.

Trabalhar estratégias de construção de autoridade

Existe apenas uma determinada quantidade de trabalho de SEO para WordPress em 2020 que pode ser feito no seu site. São coisas como utilizar as metatags corretas, aperfeiçoar o código do site, carregar tudo mais rapidamente. No entanto, é preciso fazer coisas fora do seu site também. Isso inclui construir uma autoridade na Internet.

Para tal, invista em ações como:

  • link building com sites e páginas relacionadas ao seu site;
  • parcerias com influenciadores do seu segmento nas redes sociais;
  • press releases para a imprensa especializada;
  • publicação em outras mídias.

Todas essas ações ajudam o Google a entender que o seu site é de autoridade, o que aumenta o seu ranqueamento no geral.

Estimular a emissão de sinais sociais

Você reparou que nós citamos a necessidade de ter presença nas redes sociais como um dos elementos de SEO para WordPress em 2020? Isso é necessário por causa dos sinais sociais, como curtidas, retweets e compartilhamentos nas redes. O Google conta essas interações e entende que um conteúdo mais mencionado nas redes é de maior valor para os usuários.

Por isso, crie estratégias para estimular a emissão de sinais sociais. Muitas empresas acabam pagando por impulsionamentos online que, além de gerar mais tráfego para a página, também geram sinais sociais nas redes.

Outra estratégia positiva e mais barata, mas de longo prazo, é criar um engajamento maior nas redes para estimular naturalmente o aumento de sinais sociais em todos os seus conteúdos. Seja como for, é essencial ter uma estratégia focada na emissão de sinais sociais para cada conteúdo que você quer ver ranquear bem no Google.

Conclusão: como ter os melhores resultados neste ano?

Tendo tudo isso em mente, podemos concluir que as práticas de SEO para WordPress mais recomendadas em 2020 incluem pensar em servir o usuário com um conteúdo de qualidade.

Ao produzir um texto bom, focado no usuário e em solucionar o seu problema de maneira honesta e verdadeira,os resultados serão bons de maneira orgânica, pois isso gerará curtidas, links e autoridade naturalmente.