Contratar profissionais de TI envolve muitos desafios, entretanto, existem algumas práticas e soluções que podem agilizar esse processo.

A transformação digital se tornou um pilar fundamental para o desenvolvimento das empresas. Nesse cenário, investir no desenvolvimento de tecnologias é visto como um diferencial competitivo que mantém as organizações atualizadas e preparadas para as novas demandas do mercado. Com isso, os profissionais de TI ganham mais espaço e são cada vez mais disputados.

Podemos dizer que a demanda por serviços de TI, tecnologia da informação, é consideravelmente maior do que a quantidade de profissionais capacitados no mercado. De acordo com uma pesquisa da Vulp, cerca de 90% dos profissionais de TI já estão empregados, restando apenas 10% para serem recrutados no mercado.

Além disso, os desafios envolvidos na contratação de especialistas como desenvolvedores não param por aí. O setor de tecnologia sempre passa por mudanças e evoluções. Novas linguagens de programação, metodologias, novos softwares e ferramentas surgem a todo instante e por isso é fundamental contar com alguém qualificado.

Ou seja, recrutar um bom profissional de TI não é uma tarefa fácil para o setor de RH. Porém, mesmo existindo muitos desafios para serem superados na hora de contratar um especialista da área, separamos algumas soluções e estratégias que podem contribuir para um recrutamento ágil e assertivo.

Continue a leitura para saber como recrutar os melhores profissionais de TI.

Conheça mais sobre o setor de tecnologia

Um enorme diferencial para qualquer empresa na hora de contratar profissionais de TI é conhecer, mesmo que minimamente, o que cada especialista faz. Essa experiência ajudará o recrutador na avaliação dos candidatos e será essencial para garantir que a pessoa certa seja contratada.

No caso dos desenvolvedores, é muito importante ter noção sobre o perfil de cada profissional. Além disso, é preciso verificar com o setor de TI da empresa sobre quais habilidades a vaga disponível demanda. 

Um desenvolvedor pode atuar em diferentes especialidades, como:

Front-end: desenvolvedor que trabalha na aplicação (ou interface) que interage diretamente com o usuário, ou seja, aquilo que o usuário visualiza.

Back-end: profissional focado na parte de organização e dinamização de informações não visíveis ao usuário.

Full-stack: especialista responsável pelo front e pelo back-end, capaz de compreender e entregar um projeto completo, passando por todas as fases de desenvolvimento.

Trabalhe com indicações

Como sabemos, a área de tecnologia envolve trabalho em equipe e com isso o networking entre profissionais é bastante movimentado. Sabendo disso, é possível criar campanhas de indicações para que seus colaboradores e até mesmo outros especialistas do mercado possam recomendar colegas para a vaga.

Aplicando essa estratégia, existe uma boa possibilidade da sua empresa ainda se tornar mais conhecida na comunidade de profissionais de TI.

Deixe a vaga atrativa

Será que você pararia o que está fazendo para conferir os detalhes de uma vaga pouco interessante? Pois é! Se a divulgação da sua vaga não for atrativa e pensada exclusivamente para atração de profissionais de TI, dificilmente as pessoas irão se interessar. Para resolver isso, é importante se manter atualizado sobre outras vagas divulgadas no mercado. Dessa forma, você saberá o que fazer para diferenciar seu anúncio dos outros. 

Afinal, se considerarmos que o mercado possui grande demanda, mas baixa quantidade de profissionais disponíveis, as empresas com vagas mais atrativas saem na frente na disputa pelos melhores profissionais de TI. Por isso, é fundamental destacar os diferenciais e benefícios da sua empresa na descrição da vaga, afinal, verdadeiros especialistas se interessam por oportunidades que de fato entregarão valor à eles.

Use a tecnologia em favor do recrutamento

Já a tecnologia é algo que não se pode descartar. Uma forma extremamente eficaz de sair na frente dos concorrentes na contratação de bons profissionais de TI é contando com softwares e plataformas que ajudam em processos seletivos e na avaliação de candidatos.

Investir em tecnologia deixará seu processo de recrutamento mais dinâmico, ágil, atrativo, seguro e eficaz. Afinal, jovens desenvolvedores não costumam se interessar por processos seletivos burocráticos e engessados. Por isso, é preciso se manter atualizado sobre as tendências do setor e inovar.

Aplique testes práticos

A maior parte das equipes de RH enfrentam grandes desafios na hora de avaliar as habilidades dos candidatos. Afinal, o setor de TI envolve uma série de conhecimentos específicos da área. 

Entretanto, mesmo com as dificuldades, é fundamental testar o conhecimento e as habilidades dos candidatos. Para agilizar essa tarefa, facilitar a vida do RH e melhorar a experiência dos profissionais, você pode utilizar tecnologias próprias para testar desenvolvedores.

Enfim, esse tipo de inovação pode gerar valor ao processo de recrutamento realizado pela sua empresa e possibilitar um nível maior de assertividade na contratação de profissionais de TI.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados