Veja como o processo seletivo online pode deixar o RH mais ágil e eficiente na contratação de novos talentos.

O recrutamento de candidatos é uma das principais demandas do setor de RH. Afinal, toda empresa precisa lidar com a necessidade de captar novos talentos para integrarem seus times. Entretanto, o maior desafio dos recrutadores é realizar essa tarefa de forma ágil e eficiente. Por isso, o processo seletivo online se tornou uma excelente alternativa para sair na frente pela busca dos melhores profissionais.

A tecnologia vem fazendo a diferença nos processos de RH há bastante tempo. Em outras palavras, podemos dizer que a transformação digital vem sendo fundamental para otimizar as principais tarefas do setor. Um ótimo exemplo dessa mudança é o processo seletivo online, que elimina a necessidade de encontros presenciais durante as fases do recrutamento.

Com o apoio da tecnologia, além de reduzir os custos do processo, é possível garantir agilidade, eficiência e praticidade em algumas tarefas. Por isso, vale a pena ficar de olho e se manter atualizado sobre as principais soluções capazes de otimizar o recrutamento de candidatos.

Criamos este conteúdo para que você fique por dentro de como otimizar seu processo seletivo com o apoio de soluções tecnológicas. Boa leitura!

A transformação digital do RH

Em todos os segmentos do mercado, a tecnologia vem modificando a forma como as empresas organizam e executam suas operações. No setor de RH não é diferente. É cada vez mais comum ver a implementação de soluções digitais facilitando tarefas nesse departamento.

Segundo pesquisa da Deloitte, 73% das empresas já consideram o RH digital como um diferencial fundamental para o desenvolvimento contínuo de seus negócios. Na América Latina, em especial, esse percentual é ainda mais acentuado, equivalente a 81%.

A transformação digital no RH inclui diversas soluções e tendências, como inteligência artificial, realidade aumentada, big data, computação cognitiva, plataformas de aprendizagem corporativa, softwares, aplicativos e outros.

Boa parte desses recursos e tecnologias colaboram para um processo seletivo online ainda mais eficiente, fazendo com que essa alternativa fosse disseminada entre as organizações.

A tecnologia gera muitos impactos no recrutamento de profissionais, como por exemplo:

  • maior alcance na busca por candidatos;
  • aumento de agilidade durante o processo seletivo;
  • maior produtividade da equipe durante as etapas;
  • otimização no gerenciamento das vagas;
  • tomada de decisões estratégicas; entre outros.

Veja a seguir dicas de como otimizar seu processo seletivo de forma online:

Capriche na divulgação das vagas

Atualmente, com a popularização da internet, o processo de recrutamento já começa nos meios digitais. Afinal, é importante romper com as barreiras físicas e alcançar um número muito maior de profissionais. Para fazer isso da forma correta, é fundamental optar por diferentes canais de divulgação, como redes sociais, páginas de emprego, comunidades específicas de um setor, entre outros.

Na hora de fazer os anúncios, é importante caprichar nas descrições das vagas. Você pode explorar ações, conteúdos criativos e sempre priorizar uma linguagem clara e objetiva. Ou seja, na hora de falar com o público, vá direto ao ponto, fale sobre os requisitos e enfatize os diferenciais competitivos mais atrativos da vaga disponível.

Realize entrevistas em vídeo

Na hora de entrevistar candidatos, você pode otimizar o tempo e ser ágil na seleção de perfis coerentes com a descrição da vaga. Em vez de marcar encontros presenciais para conhecer os profissionais, é possível fazer uma entrevista em vídeo e adiantar o processo mesmo à distância. Dessa forma, tanto o recrutador quanto o candidato ganham tempo, além de ser um método mais acessível, principalmente para quem mora em regiões distantes ou remotas.

Além disso, com o recurso audiovisual, você pode compartilhar o vídeo com líderes e outros responsáveis pela vaga, explorando opções como avançar e retroceder . Assim, ganha-se agilidade e eficácia no processo seletivo.

Utilize a tecnologia para aplicar testes práticos a distância

Um processo seletivo online, além de entrevistas por vídeo, também envolve a aplicação de testes práticos a distância. A maior parte das avaliações podem ser feitas sem a presença física do candidato. Basta que o profissional utilize alguma plataforma digital para demonstrar suas habilidades. Dessa forma, você poderá identificar se o candidato está apto para responder com eficiência as demandas da sua empresa. Afinal, contratar alguém despreparado pode gerar graves danos a médio e longo prazo.

Enfim, existem inúmeras práticas e estratégias que podem ser colocadas em prática para otimizar o recrutamento de novos talentos. Por isso, é essencial ficar por dentro de novas tecnologias e tendências que podem impulsionar seu processo seletivo online.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados