As compras técnicas são um ponto essencial dentro das empresas. Isso porque esse tipo de compra geralmente está relacionado a equipamentos e materiais importantes para o negócio. 

Dessa forma, a aquisição do produto requer muita mais atenção e algumas vezes até um acompanhamento profissional para a escolha do equipamento ou material é necessário. 

Seja para comprar um aparelho inovador ou para adquirir grandes quantidades de insumos e matérias-primas para a sua indústria, a compra técnica é uma etapa que não pode ser deixada de lado.

Se existe uma atividade que todas as empresas devem se atentar, são as compras, não é mesmo? 

Então para que você não encontre dificuldades na horas de realizar compras técnicas para o seu negócio, elaboramos esse artigo com algumas dicas para se atentar na hora de adquirir produtos. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é uma compra técnica?

Mas antes de tudo, é preciso saber o que é uma compra técnica. Basicamente essas compras englobam a aquisição de grandes quantidades de matéria-prima, equipamentos com alto valor no mercado e a busca por bons fornecedores. 

Todo esse processo geralmente é realizado pelo departamento de compras, juntamente com o setor de qualidade do seu negócio. Tudo isso para que não haja erro durante esse processo. 

Como citamos acima, em alguns casos a compra técnica necessita de um acompanhamento profissional. Podemos citar como exemplo uma obra de construção civil. Quando um determinado item precisa ser comprado e apresenta especificações e características exclusivas. 

Nesse caso um engenheiro responsável pela construção precisa supervisionar toda a compra, pois o item a ser adquirido precisa se adequar perfeitamente ao projeto que está sendo realizado. Abaixo separamos algumas dicas para você fazer a escolha certa, confira! 

Comece com um bom planejamento

Pode parecer repetitivo, mas não tem como falar em compra técnica sem citar uma boa gestão e planejamento.  Ao contrário do que muitos pensam, essa ação não significa somente anotar as informações em um bloco de notas, muito pelo contrário.  

Essa atividade exige um estudo de todo o processo de compra, desde a busca por fornecedores até a execução final do processo. Seja para produção, revenda ou a execução do serviço.

Escolha um bom fornecedor

Ter um bom fornecedor vai fazer toda a diferença na hora de realizar uma compra técnica. E a melhor forma de encontrar bons distribuidores é pesquisando e fazendo orçamentos. 

Então, antes de decidir qual será o fornecedor de uma determinada mercadoria, pesquise os preços e faça orçamento em pelo menos três lugares diferentes. Dessa forma, será mais fácil saber o valor médio que será gasto e chegar no melhor preço. 

Mas não se esqueça de buscar recomendações sobre os fornecedores, as vezes o melhor preço pode vir junto com uma grande dor de cabeça futura.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados