Com quase dois anos de pandemia, o comportamento das pessoas definitivamente mudou e elas passaram a se preocupar mais com a sua saúde e bem-estar, inclusive quando se trata de ambiente de trabalho. 

Tivemos que nos adaptar às mudanças e ter mais atenção à nossa saúde. Além dos cuidados básicos para evitar o contágio de Covid-19, também passamos a adotar outros hábitos, como, por exemplo, fazer o teste de Covid (quando necessário). 

Agora, com o avanço da vacinação e a redução de casos da doença, muitas pessoas estão voltando a trabalhar presencialmente ou de forma híbrida (presencial e home office).

Além disso, muitas empresas decidiram manter a opção de trabalho remoto permanentemente. Ou seja, muitas pessoas continuarão trabalhando em casa. 

Independentemente de qual for a opção, é muito importante saber como ter um ambiente de trabalho mais saudável. 

Antes mesmo da pandemia, esse já era um assunto essencial dentro das empresas, já que estamos falando sobre o bem-estar e saúde dos funcionários. 

Se você está em busca de dicas para melhorar o seu ambiente de trabalho, seja ele em casa ou em um escritório de empresa, continue a leitura e confira as sugestões que separamos! 

Sugestões para ter um ambiente de trabalho saudável

Geralmente, as pessoas passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em qualquer outro ambiente. 

Portanto, é necessário que esse espaço seja agradável e o melhor possível para a sua saúde. 

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas que separamos e que te ajudarão a ter um ambiente de trabalho mais saudável. 

1. Escolha as cores certas para decoração

As cores que você vai escolher para decorar o seu espaço de trabalho podem ter um grande efeito no que diz respeito às suas emoções. Elas podem afetar o seu humor, criatividade e bem-estar geral. 

Aqui estão algumas indicações de cores que são uma boa opção para decoração de ambientes de trabalho: 

  • Laranja: essa cor costuma ser muito utilizada em academias e existe um bom motivo para isso acontecer: ela estimula o entusiasmo e a energia. Você pode utilizá-la com moderação, em detalhes na parede, pequenos itens de decoração e almofadas.
  • Azul claro: essa cor incentiva o senso de produtividade e o foco, o que é excelente para um ambiente de trabalho. Nesse caso, você pode abusar mais da cor, já que estamos falando em um tom claro. Por exemplo, você pode pintar as paredes com azul claro. 

2. Tenha alimentos saudáveis ao seu alcance

Muitas vezes, quando as pessoas se sentem cansadas e desanimadas, acabam buscando conforto em bebidas e comidas e, geralmente, em opções que não são saudáveis. 

No entanto, se alimentar de opções processadas, com muito açúcar ou gordura, impacta de forma negativa a sua saúde. 

A melhor forma de evitar que isso aconteça é ter alimentos saudáveis ao seu alcance. Se você trabalhar de forma presencial, tente conversar com o RH para verificar a possibilidade de ter acesso a frutas. 

Além disso, você mesmo pode levar suas opções de alimentos saudáveis, incluindo frutas, lanches com pouca gordura e açúcar, snacks saudáveis e assim por diante. 

Também é muito importante beber muita água no decorrer do dia e tomar cuidado com a quantidade de consumo de cafeína.


Veja também:


3. Preocupe-se com a ergonomia

Passar o dia inteiro sentado diante de um computador é algo que pode ser muito desconfortável e ainda prejudicar a sua saúde. 

Não importa se você trabalha em casa ou em um escritório de empresa, é muito importante que utilize uma cadeira ergonômica e tome muito cuidado com a sua postura. 

Principalmente se você trabalha em casa, pode acontecer que se esqueça como se posicionar corretamente em frente ao computador

Além da cadeira, caso seja necessário, você também pode precisar de um apoio ergonômico para os pés ou um encosto lombar (assento ortopédico).

4. Mantenha-se em movimento

No decorrer do dia, sempre que tiver alguma oportunidade de levantar e andar um pouco, faça isso. Além disso, sempre dê preferência ao uso das escadas, quando possível. 

Por mais que seja desafiante para algumas pessoas, aproveitar oportunidades para se manter em movimento no local de trabalho é algo muito importante para a sua saúde. 

Você também pode fazer pausas para se alongar, fazer uma pequena caminhada pela empresa, ir buscar água no bebedouro assim por diante. 

Conclusão

É comum que as pessoas passem mais tempo em seu local de trabalho do que em sua própria casa. Por esse motivo, é extremamente importante trabalhar em um espaço onde a sua saúde é valorizada. 

Pode ser em sua própria casa ou em um escritório da empresa, sempre é importante que você busque por soluções para manter o seu bem-estar e saúde. 

Esperamos que as dicas que citamos te ajude a ter um espaço mais agradável e lembre-se sempre que deve cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental.