Gerenciar uma indústria nunca é fácil. Mas com a tecnologia atual é possível melhorar e aperfeiçoar cada vez mais as técnicas de gestão. Para que se tenha uma ideia, hoje é possível gerir uma empresa desde pequena até a grande porte como indústrias, de maneira totalmente remota.

Vamos explicar para você hoje como gerenciar a sua indústria de maneira remota e ainda como bônus vamos dar algumas dicas de gestão. Vamos começar então:

Como gerir sua empresa de forma remota

A gestão remota permite que o gestor não esteja na empresa e mesmo assim consiga gerir seu time, incluindo de maneira home office. Para começar você precisa de um dos vários programas/plataformas disponíveis na web.

Vamos supor que você tenha uma fábrica que produz cooler personalizado, então você tem o time que faz a personalização e também tem o time de vendas, certo? Usando uma plataforma como Slack, ou Microsoft Teams, você consegue entrar em contato a qualquer momento com sua equipe e passar instruções.

Inclusive, é possível criar sistemas com webcam e câmeras profissionais, onde o gestor de sua casa pode se sentir dentro da empresa visualizando e ouvindo seu time.

Isso é muito interessante inclusive para aqueles gestores que quase nunca tiram férias, ou quando tiram, não conseguem ficar tranquilos longe da sua equipe. Dessa forma você pode estar viajando, e do próprio hotel, pode entrar em uma dessas plataformas, conversar com seu time, e passar informações e instruções.

Com a tecnologia atual, a capacidade de gestão é praticamente total, independente de onde você esteja.

Usando ferramentas como Slack, você pode criar grupos de chats específicos para cada time que você gerencia. Assim como pode conversar com um funcionário específico no privado. Caso você não queira gastar, ainda pode usar um aplicativo free, como o Discord. Embora seja muito usado para games, ele funciona perfeitamente para uma empresa.


Veja também:


Dicas de gestão remota

Reunimos aqui três dicas de gestão remota para você executar na sua empresa. Vamos começar com a mais importante:

Tente sempre conversar por áudio ou vídeo

Mesmo que seja fácil mandar um whatsapp, ou mensagem de texto via aplicativo, é importante que você tente sempre se comunicar pelo menos via audio. Isso é importante para que evite ruídos na comunicação, diminua possibilidades de interpretação errada da mensagem que desejam passar, e também evita confusão de humor.

É normal às vezes interpretarmos uma mensagem de texto como se a pessoa estivesse calma, irritada ou triste. Isso porque não sentimos a emoção simplesmente por ler as palavras. Então ouvir a voz e enxergar a fisionomia da pessoa sempre será a melhor forma de comunicação.

Mantenha o profissionalismo

Manter o profissionalismo é importante, principalmente se o motivo de você estar gerindo remotamente é as suas férias. Você não vai fazer uma chamada de vídeo com seu time estando sem camisa à beira de uma piscina, não é mesmo?

Esse tipo de conduta pode ser muito prejudicial, e muitas vezes levanta a oportunidade de comentários maliciosos dentro da empresa. Portanto, sempre comunique bem vestido, dentro de uma sala discreta, e de preferência em um escritório. Os hotéis hoje em dia geralmente possuem uma sala específica para esse tipo de situação.

Chame a atenção no privado, mas elogie pubilcamente

Quando precisar chamar a atenção de um funcionário, não faça no chat geral do time, mas sim no privado. Dessa forma você evita a desmoralização e desvalorização do seu colaborador. 

Mas se a sua intenção é elogiar, faça isso publicamente. Deixe que os colegas vejam e sintam a admiração e agradecimento seu pelo serviço prestado pelo colaborar. Assim você incentiva o restante do seu time a se esforçar também, causando uma disputa benéfica para a empresa.

Conclusão

Agora você já sabe como é possível gerenciar um time, até mesmo de uma indústria, de maneira remota e 100% profissional. Atente-se sempre às nossas dicas para evitar problemas e fazer dessa experiência algo construtivo para sua empresa, e não o contrário.

O sucesso da sua gestão depende da forma que você age com seu time. Nunca se esqueça de ser o mais cordial possível. Com isso, esperamos que você tenha gostado de nossa dica de hoje, e acompanhe nosso blog para mais informações valiosas.