As habilidades sociais, conhecidas como soft skills, são valiosas no local de trabalho moderno e estão em alta demanda por parte dos empregadores. Não importa se você trabalha em uma agência web ou em qualquer outro tipo de empresa, desenvolver essas habilidades é algo extremamente importante a se fazer. 

Você já se perguntou por que algumas pessoas tendem a se sair muito bem em suas carreiras, mesmo que suas qualificações e experiência não se destaquem? Ou como as práticas de contratação das empresas vêm mudando, não mais impressionadas apenas com habilidades ou qualificações técnicas, mas com habilidades para influenciar, transformar e inovar?

No centro dessas observações está uma série de habilidades que estão sendo cada vez mais reconhecidas por seu poder de fazer a diferença em nosso trabalho e em nossas vidas. A capacidade de gerenciar e controlar suas emoções, de se comunicar, ser criativo e construir um relacionamento com as pessoas ao seu redor está sendo cada vez mais valorizada. 

As habilidades sociais estão ligadas ao comportamento e à personalidade, portanto, aprimorá-las requer mudança comportamental. Isso não é fácil de fazer. Pensando nisso, neste artigo, veremos algumas dicas importantes para melhorar suas soft skills!  

O que são soft skills?

As soft skills estão relacionadas a traços de personalidade, comportamentos e habilidades interpessoais. Além disso, não há uma definição comum, mas a maioria consideraria os seguintes exemplos claros de habilidades sociais:

  • Criatividade;
  • Persuasão;
  • Colaboração;
  • Adaptabilidade;
  • Inteligência emocional;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe.

Como melhorar as soft skills 

Aqui estão algumas dicas importantes que podem te ajudar a melhorar as suas soft skills. 

1. Aceite todas as formas de feedback

Ser receptivo ao feedback de professores, pais, colegas de trabalho e até colegas de classe é um aspecto importante para aprender a melhorar suas habilidades sociais. 

Quando você está aberto ao feedback, está mais bem equipado para aceitar críticas construtivas e usá-las para melhorar seu desempenho acadêmico, bem como suas habilidades sociais. 

Você pode obter feedback sobre suas habilidades de comunicação, capacidade de trabalho em grupo, definição de metas, potencial de liderança e outras coisas. Considere agradecer à pessoa que lhe deu o feedback e traçar metas para reconstruir e aprender, sozinho ou com a ajuda de um professor.

2. Comunique-se de forma eficaz

A comunicação é uma habilidade suave que é benéfica para todos. Aproveite a oportunidade que você tem para desenvolver relacionamentos com as pessoas ao seu redor. Faça isso mesmo que você tenha funções e responsabilidades que não exijam a ajuda de outras pessoas. 

Para responder como aumentar as habilidades sociais, comunique-se com frequência. Contato cara a cara, e-mail e apresentações em grupo são exemplos disso. Como praticamente todos os modos de comunicação são diferentes, é necessário se comunicar de várias maneiras para ampliar suas habilidades de comunicação.


Veja também:


3. Envolva-se no trabalho em equipe

Quando você estiver trabalhando em grupo, esforce-se para demonstrar que você é ótimo em coordenar com os outros para saber como melhorar as habilidades sociais. O trabalho em equipe pode ocorrer em um ambiente de grupo para uma apresentação ou individual para concluir uma tarefa comum. 

Permita que cada membro do grupo dê sua contribuição em um projeto, dê a eles sua parcela de responsabilidade diária e reconheça as diversas habilidades e personalidades do grupo. 

Quando você coloca uma forte ênfase no trabalho em equipe, você se abre para possibilidades de aprender com os outros, ao mesmo tempo em que fortalece suas próprias habilidades e sabe como aumentar as habilidades sociais.

4. Faça relacionamentos positivos e aprenda com eles

Muitas das habilidades sociais que você emprega dependem de seus relacionamentos com seus colegas de trabalho e de classe. Envolver-se em uma discussão honesta sobre seus planos de férias, famílias, hobbies e interesses o ajudará a criar relacionamentos fortes com os outros. 

Procure métodos para se relacionar com eles por meio de uma experiência comum. Isso é importante para saber como melhorar suas habilidades sociais. Comece a prestar atenção ao comportamento das pessoas com quem você convive. 

Examine como eles executam uma tarefa, bem como se conectam com outras pessoas e seu próprio fluxo de trabalho, que pode incluir uma variedade de habilidades sociais. Como todo mundo tem seu próprio conjunto de habilidades técnicas e pessoais, é fundamental estar aberto a aprender com os outros.

Conclusão

As soft skills são importantes não somente para que candidatos consigam uma vaga de emprego e obtenham melhores cargos, como também proporcionam benefícios para a vida social como um todo. Se você trabalha desde criação de site profissional  em agência, até a administrador de grandes empresas, é essencial ter boas skills.

Quanto mais você for capaz de lidar com pessoas e enfrentar situações do dia a dia – que nem sempre são agradáveis –, mais você estará desenvolvendo seus soft skills. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a melhorar suas habilidades sociais tanto para se destacar profissionalmente quanto na sua vida pessoal.