O envolvimento e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligados aos resultados de uma empresa. Quanto mais engajados estiverem os profissionais, maior será a produtividade e efetividade das equipes em qualquer processo do negócio.

Sabendo disso, gestores de sucesso têm apostado em novas formas de estimular seus times e torná-los mais eficientes. Uma das alternativas com maior impacto é a gamificação!

Esse estímulo consiste na aplicação de mecânicas e técnicas de design de games para envolver e engajar pessoas, motivando-as a atingirem objetivos individuais e coletivos. Basicamente, o apelo de Gamification deriva de memórias e habilidades que podem ser desenvolvidas por um desafio.

Por exemplo, os vendedores podem ganhar recompensas ou bonificações quando atingirem metas ou conseguirem resultados expressivos para a empresa. Enfim, essa ideia pode ser aplicada para que todos estejam completamente focados nos objetivos e resultados da organização.

Fantástico, não é mesmo? Produzimos este conteúdo especialmente para te colocar por dentro do assunto e explicar melhor como essa ferramenta funciona, quais seus principais elementos e como é possível aplicá-la. Faça uma boa leitura!

O que é e como funciona a gamificação?

A gamificação, do inglês “gamification”, é um conceito que surgiu por volta de 1970, criado por uma equipe de desenvolvimento de softwares. A princípio, a ideia era buscar uma maneira mais interessante para promover o trabalho. Sendo assim, utilizar elementos dos games foi a solução encontrada para melhorar a experiência do time.

A gamificação tornou a experiência de trabalho mais agradável e estimulou os profissionais a desenvolverem características e habilidades como competitividade, cooperação, foco, criatividade e a resolução de problemas. Por conta dessa evolução, o método passou a ser explorado nos mais diversos segmentos, desde educação, saúde, tecnologia, recursos humanos e indústria.

Atualmente, com o apoio de soluções tecnológicas, a gamificação se tornou ainda mais presente no dia a dia das empresas, que podem explorar ainda mais recursos e ferramentas dentro do método. Esta tendência é tão relevante que existe uma projeção feita pelo Gartner Group, apontando que % da inovação empresarial seria “gamificada”.

A gamificação tem sido utilizada, inclusive, para o treinamento de equipes de trabalho, capacitação de colaboradores e relacionamento com clientes. Podemos dizer que a efetividade do conceito na motivação de funcionários e clientes está mais do que comprovada.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a origem e objetivo da gamificação, veja como implementá-la para aumentar o engajamento dos colaboradores:

Crie uma competição

O objetivo da gamificação nas empresas é incentivar colaboradores a se envolverem em comportamentos e ações desejadas, apontando um caminho para alcançar maiores resultados. Para isso funcionar, é importante levar em conta a predisposição psicológica que todos temos para os games.

Você pode fazer isso usando o gatilho da competitividade. Na prática, é o que acontece quando, por exemplo, definimos metas e criamos bonificações para que as equipes atinjam os resultados esperados.

Dessa forma, o mecanismo de competição pode reforçar o engajamento e o interesse dos colaboradores nas atividades propostas, aumentando consideravelmente os resultados individuais e consequentemente os coletivos.

Reconheça os esforços publicamente

Também é importante que qualquer tipo de reconhecimento dentro da gamificação seja feito de maneira pública. Afinal, ser reconhecido como um excelente “jogador” ou pelos bons resultados faz parte dessa motivação.

Quando o desenvolvimento e a melhoria na performance da sua equipe for reconhecida e relacionada aos resultados da organização, a tendência é que os profissionais envolvidos mantenham o nível e o foco nas tarefas da empresa.

Por isso, além de definir metas e objetivos, é fundamental acompanhar o time de trabalho e monitorar o envolvimento de cada um dentro das ações propostas. Dessa forma, você poderá saber até mesmo quando um colaborador precisa de ajuda para desenvolver determinada expertise, além de poder estimular o esforço de todos.

Construa um ambiente colaborativo

Em empresas de qualquer segmento, encontramos diversos processos e departamentos. Por isso, sabemos que a colaboração entre os funcionários envolvidos é fundamental para o sucesso de qualquer produção.

A gamificação também pode ser uma excelente solução para incentivar um profissional a ajudar o outro, contribuindo para que todos desempenhem da melhor maneira o seu papel.

Para isso, além das metas individuais, os objetivos da equipe e da empresa precisam ficar bem claros. O engajamento e a competitividade dos jogos pode fazer com que todos almejam o mesmo resultado.

Mostre os resultados

Uma forma de usar a gamificação para aumentar ainda mais o engajamento dos colaboradores é sempre mostrar os resultados conquistados pela colaboração de todos. É importante destacar que todos os esforços e conquistas individuais e de equipes estão gerando resultados para a empresa.

Por isso, para incentivar e celebrar as conquistas, compartilhe os resultados com todos. Faça eventos para premiar os vencedores e apresentar os novos alvos da empresa.

Conte com uma boa ferramenta

É importante tomar cuidado para que todo o processo de gamificação seja realizado com eficiência e agilidade dentro da empresa. Isso significa que usar recursos tradicionais como papéis e planilhas pode não servir para o nível da sua estratégia.

Contar com uma ferramenta que gerencie e otimize todas as suas ações de gamificação é crucial para um melhor desenvolvimento das equipes de trabalho. Um software ou solução digital possui funcionalidades fantásticas para a implementação da gamificação.

Dessa forma, com o apoio da tecnologia, será mais fácil garantir que a gamificação aumente a percepção da capacidade dos profissionais. Você poderá fazer tarefas difíceis de maneira mais simplificada e efetiva.

Conteúdo produzido pela iZap Softworks.