Para que você conheça mais sobre um dos softwares de desenho industrial mais utilizados no mundo e ajudá-lo a escolher um bom curso de autocad para dar aquele up no currículo, elaboramos o presente artigo. 

Acompanhe-o e tire todas as suas dúvidas.

AutoCAD é um software que foi criado pela AutoDesk, em 1982, para auxiliar profissionais do mundo todo em seus projetos. Inicialmente, os desenhos gráficos só podiam ser criados em duas dimensões (2D), mas não demorou muito para ser lançada a versão 2.1, na qual os usuários podiam desenhar em 3D. 

O programa utiliza a conhecida tecnologia CAD, sigla americana para “Computer Aided Design”, que em tradução livre significa “Computador para criar desenhos” ou algo semelhante a isto.

Desde a criação do AutoCAD, houve diversas evoluções de suas ferramentas e interface, sempre acompanhando o ritmo de globalização e necessidade do setor produtivo. 

Afinal, obviamente, o mundo da década de 80 não é mais o mesmo de hoje em dia. Foram descobertas novas possibilidades de elaborar:

  • Estruturas; 
  • Novos equipamentos elétricos;
  • Equipamentos hidráulicos; e 
  • Equipamentos para a construção civil.

Além de novas técnicas de design, incluindo na indústria automobilística, que também se apropria do software para suas inovações.

Um dos passos mais importantes que a AutoDesk deu frente ao universo tecnológico em que vivemos foi a disponibilidade do software ser usado em computadores Mac – antes só era compatível com Windows. 

Essa abrangência agradou bastante diversos profissionais, pois a máquina da Apple é a mais requisitada é recomendada para quem trabalha com criação de peças e projetos de qualquer natureza. 

Entretanto, o AutoCAD pode funcionar muito bem em seu computador independente de qual seja, a única precaução é que ele possua uma placa de vídeo potente e bastante espaço de memória RAM.

As habilidades com o AutoCAD são essenciais para você, que estuda ou já atua nos ramos de engenharia (elétrica, mecânica, civil, automobilística, etc), arquitetura, design de interiores ou de produto, decoração, diversas vertentes da construção civil ou em qualquer outro que necessite da elaboração de projetos virtualmente antes de colocá-los em prática.

As universidades e os cursos técnicos dessas áreas, geralmente, apresentam na grade de disciplinas uma aula de autocad

Porém, nesse caso, é natural que as lições sejam passadas rápidas demais, sem dar chance para os alunos aprenderem mais profundamente. 

Com cursos online é possível se capacitar em um maior espaço de tempo e ainda ter oportunidade de aprender com cursos relacionados, como o Curso Online Montagem de Projetos Arquitetônicos‍, por exemplo. 

  • Coordenadas e Layers

Uma das grandes vantagens do AutoCAD são as coordenadas. 

Para que o projeto dê certo lá na frente, é preciso que você o comece utilizando o sistema de coordenadas presente no AutoCAD, por conta disso, é considerado um dos itens mais importantes para se prestar atenção e seguir à risca.

Através das coordenadas você definirá toda a geometria e a dimensão das peças ou de quaisquer outras estruturas que serão criadas. 

Mas, o que seriam estas coordenadas? Bom, no AutoCAD você utilizará alguns conceitos de matemática e geometria, e neste caso, especificamente, fará uso do plano cartesiano, no qual há os eixos X (abscissa) e Y (ordenada), utilizados nos desenhos em 2D. 

Para projetos em 3D, o próprio aplicativo adiciona o eixo Z, que é perpendicular aos demais eixos.

No programa, você definirá os números contidos em cada eixo e só assim poderá iniciar o seu projeto. 

O sistema de coordenadas mais utilizado é denominado absoluto, no qual você criará geometrias baseadas em linhas verticais e horizontais. Para você entender melhor, listamos os sistemas mais usados no AutoCAD:

  • Sistema de coordenadas absolutas: simplificadamente, podemos caracterizar uma coordenada absoluta como o ponto que justifica a posição do objeto a ser criado, levando em conta a origem do plano cartesiano. É como se ela fosse a base para todo o projeto – as demais coordenadas seriam criadas a partir destas. Para definir os eixos será preciso estabelecer um ponto de partida, isto é, o zero absoluto. 
  • Sistema de coordenadas relativas: ao contrário da coordenada absoluta, que sempre respeitará a posição dos eixos X, Y e Z do plano cartesiano, a relativa consiste em uma coordenada bem mais flexível, na qual é o usuário que define cada linha e dimensão e ainda onde será o ponto inicial, ou seja, o (0,0).
  • Sistema de coordenadas polares: consiste na inserção, basicamente, de duas informações: de comprimento e de ângulo do objeto. Os ângulos positivos no AutoCAD sempre crescem no sentido anti-horário, resultando da direita para esquerda: 0º, 90º, 180º, 270º e por fim, completa-se a volta em 360º. Já a angulação negativa será trabalhada no sentido horário.

É imprescindível que você obtenha conhecimentos sobre coordenadas para que seus projetos sejam criados com mais eficiência e segurança. 

Elas não poderão ficar de fora, pois são a sustentação de qualquer objeto desenhado. Portanto, considere se aperfeiçoar em cursos online para garantir tais saberes e a documentação que comprova seu aprendizado.

O curso online autocad também vai evidenciar outro comando elementar do software e que precisa ser conhecido por você: as layers (ou camadas, em português). 

Todo desenho novo acompanhará a primeira layer, chamada de “layer zero”, mas o autor poderá criar outras, conforme sua necessidade. A camada funciona como uma espécie de base para acomodar os objetos criados, facilitando, assim, a modificação do projeto por partes e não totalmente.

Através do comando LA você consegue abrir a tela geral de layers e nela será possível adicionar quantas layers seu projeto necessitar. 

É interessante nomeá-las de um modo que facilite o seu entendimento depois, e não só com numerais. 

Uma dica bacana é dar nome aos objetos que estão sendo criados nelas. Por exemplo, se o seu projeto for de uma casa, pode haver uma layer para “paredes”, outra para “telhado”, outra para “piso” e assim por diante. Nessa tela você também pode selecionar cores e a espessura das linhas dos itens desenhados.

Entendemos então, que todo o desenho será organizado em layers, justamente para não confundir o usuário e até mesmo o cliente, parceiro, fornecedor, se for o caso. Mas, para manter a ordem, cada layer deve conter um tipo de informação.

Há muitos outros comandos e informações que dizem respeito às layers que precisam ser destrinchadas. Só um bom curso de autocad pode lhe ajudar nessa missão. Busque conhecimentos específicos para se tornar um expert.

Artigo criado pela equipe do Educamundo, o seu site de cursos online.