Fique por dentro das principais tendências tecnológicas do mercado e veja como utilizá-las para impulsionar o seu negócio.

Com os impactos da transformação digital atingindo todos os segmentos do mercado, para se manter competitivo, é preciso se adaptar. Afinal, o envolvimento de inovações tecnológicas no conceito de indústria 4.0 se justifica justamente pela necessidade das organizações criarem processos mais rápidos, flexíveis e eficientes.

Basicamente, a quarta revolução industrial consegue unir recursos físicos e soluções digitais. Isso acontece através da conexão de máquinas, sistemas e ativos a fim de estabelecer uma produção de maior qualidade e com redução de custos.

Com o apoio dessas tecnologias, gestores de diversos segmentos estão deixando seus negócios cada vez mais produtivos, autônomos e econômicos. Por isso, para que o seu negócio não fique para trás, é fundamental entender como usar a tecnologia para melhorar o desempenho da sua organização e ficar por dentro das principais tendências da indústria 4.0.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Te ajudaremos a entender como funciona esse processo.

Big Data e Data Analytics

Coletar, organizar e analisar grandes quantidades de dados é um desafio gigantesco para qualquer empresa, não é mesmo? Porém, esta é justamente uma das grandes vantagens da indústria 4.0.

A implementação de Big Data e Data Analytics é capaz de otimizar a qualidade de toda a produção, economizar energia e melhorar o desempenho dos equipamentos. Por isso, a aplicação dessa tendência é considerada a arte de transformar dados em lucros.

O diferencial dessa inovação é a capacidade de cruzar esses dados por meio de diferentes fontes em tempo real como forma de obter informações relevantes para a empresa e seu desenvolvimento.

Computação em nuvem (Cloud computing)

A computação em nuvem oferece a possibilidade de armazenar, acessar arquivos e dados, além de executar diferentes tarefas de maneira remota. Todas as informações ficam armazenadas de forma online, em uma rede, e não mais em apenas um computador específico.

Isso permite, por exemplo, que um usuário utilize uma solução digital online, podendo gerenciar todos os processos de uma empresa de onde estiver e quando puder. Esse recurso dá ao negócio ainda mais agilidade e flexibilidade na organização e gestão de tarefas, além de aumentar a segurança em todo o fluxo de informações.

IoT e manutenção preditiva

A Internet das Coisas (IoT), é um dos pilares da indústria.4.0 e uma das tendências que trazem maior impacto dentro da transformação digital. Ela permite que ferramentas corporativas se conectem entre si e com os usuários. Isso permite que as organizações usem esse tipo de conectividade para realizarem serviços como manutenção preditiva.

Isso colabora para tornar uma linha de produção interligada, garantindo o funcionamento correto de todos os processos. Além disso, o tempo de manutenção é reduzido, diminuindo também as perdas na produção e mantendo a efetividade das atividades.

Integração de sistemas

Com as diversas etapas do processo produtivo sendo controladas e monitoradas por um sistema diferente, é necessário contar com tecnologias de integração. Com a integração você pode garantir que os dados sejam compartilhados entre sistemas, máquinas, robôs, e outras ferramentas. Com isso, consequentemente você promoverá a integração entre setores e pessoas no processo.

Basicamente, a integração de sistemas consiste em fazer com que sistemas distintos interajam de forma automatizada. Ou seja, ao inserir uma informação em um sistema, ela automaticamente é inserida em outros. Isso consequentemente evita erros, retrabalhos e dá às equipes mais agilidade.

Robôs autônomos

Você pode estar pensando: ”robôs sempre foram usados na indústria”. Porém, o diferencial do robô na indústria 4.0 está na capacidade do mesmo trabalhar sem supervisão humana, operando de maneira inteligente e autônoma. O uso desses robôs autônomos reduz custos com mão de obra e aumenta consideravelmente a produção. 

Diferente dos filmes que assistimos, os robôs autônomos são desenvolvidos de acordo com o nível de autonomia desejada, dependendo da tarefa que for realizar. De forma resumida, essas máquinas utilizam dados para realizar tarefas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA), viabiliza que sistemas e outras tecnologias tomem decisões de maneira independente, precisa e apoiada em dados digitais. Podemos defini-la, de forma resumida, como a capacidade das máquinas interpretarem informações como seres humanos.

A IA pode ser implementada em qualquer cenário em que existam dados disponíveis e que possam ser interpretados para tomada de decisões. No e-commerce, por exemplo, já vimos muitas aplicações de inteligência artificial, seja em análises detalhadas de padrões e histórico de compras, avaliação de produtos e identificação de demandas do consumidor. Esta solução da indústria 4.0 normalmente impacta na tomada de decisões e nas estratégias da empresa.

Software sob demanda

Quando falamos em otimização de tarefas e na integração de sistemas na indústria 4.0, é quase impossível não falarmos em modelos de softwares. É importante considerar que o desenvolvimento e o uso de softwares passou por uma verdadeira revolução. 

A criação de um software sob demanda tem conseguido responder de maneira mais rápida e eficaz às necessidades das empresas. Isso porque são soluções criadas com funcionalidades específicas para cada modelo de negócio.

Esta tendência permite que você conte com um software customizado para sua empresa, que responde eficientemente às necessidades e processos da sua organização. Com isso, é possível se beneficiar de vantagens como maior segurança de dados, mais flexibilidade, redução de custos no desenvolvimento, além de funcionalidades mais coerentes em relação às demandas da empresa.

Atualmente, você pode desenvolver esse modelo de software com o apoio de um parceiro tecnológico, que criará uma solução específica e adequada aos processos internos e externos da sua organização.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre tendências e soluções da indústria 4.0, não deixe de se manter atualizado sobre tudo que a transformação digital pode trazer de benefício para o seu negócio.