Não é novidade para ninguém que a organização financeira é uma etapa fundamental para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Com o avanço da tecnologia, muitos empreendedores têm utilizado sistemas de gestão financeira para auxiliar no controle das finanças, usufruindo de todas as vantagens que a ferramenta oferece para o seu empreendimento.

Além de otimizar o controle financeiro, um bom sistema de gestão também oferece segurança e reduz consideravelmente os custos operacionais do empreendimento.

Pensando na importância do assunto, elaboramos este artigo com os 7 principais benefícios da ferramenta e como usar o gerenciador financeiro para ampliar as vendas do seu negócio. Continue a leitura!

O que é um sistema de gestão financeira empresarial?

Antes de mais nada, precisamos reforçar o conceito de um sistema de gestão financeira empresarial, também conhecido como gerenciador financeiro.

De maneira simples, podemos dizer que o termo está relacionado a uma ferramenta que auxilia diretamente no controle de recursos financeiros e atividades diárias, podendo administrar todas as atividades de qualquer lugar e de forma muito mais prática e eficiente.

Existem softwares de gerenciamento financeiro que estão disponíveis também para uso pessoal e empresarial, possibilitando identificar áreas que mais demandam atenção.

Entre as principais funções de um sistema de gestão financeira, estão:

  • Orçamentos;
  • Faturamento;
  • Relatórios comerciais;
  • Pagamentos;
  • Controle de metas;
  • Gestão de gastos, entre outros.

Ao utilizar a ferramenta, é possível garantir uma gestão financeira saudável, ampliando as vendas do seu negócio e gerenciando o dinheiro da instituição de forma muito mais segura e estratégica.

7 benefícios de um sistema de gestão financeira

É imprescindível que atividades que envolvam planejamento e controle de contas tenham uma boa organização financeira — afinal, o meio empresarial não permite muita margem para erros e, portanto, um controle moderno para se fazer a adequada gestão dos negócios torna-se um verdadeiro aliado.

Então, vamos conhecer os principais benefícios desse sistema? Acompanhe os tópicos abaixo!

1. Otimização 

Um sistema de gestão financeira empresarial completo permite que as contas a pagar e a receber do negócio sejam organizadas detalhadamente e seguindo critérios de classificação, como data, prioridade, fornecedor, cliente, categoria, entre outros que possam fazer sentido para a empresa.

Nesse sentido, os processos relacionados às finanças se tornam mais ágeis e precisos, uma vez que todas as principais informações para o andamento do negócio são computadas.

Essa organização e praticidade, inclusive, é um dos pontos chave para ampliar as vendas da empresa e realizar fluxos de caixa mais rápidos e eficientes.

2. Produtividade

Com um sistema de gestão financeira, os departamentos da sua empresa são integrados em um mesmo sistema. 

A partir desse controle, o time de vendas recebe muito mais autonomia e flexibilidade, aumentando, consequentemente, a sua performance e produtividade.

Além disso, o gestor ou equipe responsável não precisa mais se dedicar a tarefas repetitivas manuais, podendo focar em funções mais estratégicas para a empresa.

3. Padronização

Já pensou em ter todas as informações e processos da sua empresa realizados de forma padronizada? Com a ferramenta de gestão, isso é possível.

Com os dados armazenados em uma única plataforma, os usuários podem usufruir da sua padronização, facilitando até mesmo a comunicação dentro e fora da empresa.

Além disso, a padronização também aumenta a qualidade dos serviços prestados e contribui para a satisfação dos colaboradores.


Veja também:


4. Acesso em tempo real

Muitos empreendedores sofrem com o atraso das informações que, em muitos casos, exigem uma urgência para serem analisadas.

Sistemas de gestão financeira, no entanto, permitem que todos os dados do negócio possam ser analisados a qualquer momento e lugar, sem a necessidade de elaboração de relatórios ou demais atividades. 

Além disso, o sistema tem a flexibilidade de ser acessado em computadores, notebooks, ou até mesmo na versão de aplicativo para smartphones e tablets.

5. Segurança

Você já parou para pensar que grande parte dos problemas financeiros ocorrem por falhas humanas? Contas que foram esquecidas, relatórios que não foram cumpridos, planilhas preenchidas de forma equivocada…

Com um sistema de gestão financeira, esse problema é resolvido  — afinal, a ferramenta é programada para avisar caso haja algum equívoco, além de te lembrar de prazos e compromissos financeiros importantes.

Além disso, os dados de um gerenciador financeiro passam frequentemente por backups e são armazenados em nuvem, podendo ser acessados remotamente e garantindo a total segurança das informações.

6. Planejamento

Outro grande benefício de um sistema de gestão financeira empresarial é a análise estratégica que a ferramenta pode oferecer, melhorando todo o planejamento da organização.

A tecnologia organiza as suas informações, gera relatórios, controle de metas e permite realizar consultas internas, facilitando (e muito) a criação de um planejamento mais estratégico para um negócio bem-sucedido.

7. Redução de custos

Por fim, um bom sistema financeiro para empresas colabora diretamente com a redução dos custos operacionais.

Imagine ter que contratar uma grande equipe para cuidar das suas finanças, estando suscetível a erros humanos e despesas com impressão de documentos, horas extras, entre outros?

O uso do gerenciamento financeiro no seu negócio oferece um excelente custo-benefício, sendo visto, na verdade, como um investimento para a organização. 

A médio prazo, já é possível que a empresa recupere o dinheiro gasto nos planos da ferramenta através das economias e expansão da sua empresa que o sistema proporciona.

Leia mais: Como é possível triplicar suas vendas com auxílio da tecnologia?

Conclusão

A partir da leitura deste texto, foi possível compreender os principais benefícios de um sistema de gestão financeira.

As empresas que utilizam da tecnologia saem na frente por contarem com ferramentas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e estão diretamente ligadas com a organização financeira, uma das prioridades para o crescimento de qualquer negócio.

Para isso, mantenha uma rotina de controle de planejamento na sua empresa e conte com a  tecnologia para melhorar a gestão do seu empreendimento.