Fazer com que seu conteúdo esteja na primeira página nos mecanismos de busca pode ser difícil, mas quando é um trabalho bem feito, as chances do seu conteúdo ficar bem rankeado aumentam muito!

Neste artigo, fornecemos uma lista de verificação de copywriting com algumas verificações rápidas que você deve fazer antes de publicar seu artigo.

Primeiro faça o trabalho mais difícil!

Antes de chegar ao momento de usar este checklist de copywriting, muito trabalho já deveria ter acontecido.

Você deveria ter feito sua pesquisa de palavras-chave, decidido sua pauta de conteúdo e configurado a estrutura do seu artigo. Tudo antes mesmo de a escrita propriamente dita ter começado.

Ninguém disse que escrever um artigo é fácil! Para escrever artigos impressionantes que irão rankear, você deve definitivamente ler o nosso artigo: Como escrever um post para rankear no Google.

E então teste:

Muitos dos testes que você deve fazer, para garantir que seu texto seja amigável para SEO, são abordados na análise de conteúdo em plugins, como o Yoast SEO por exemplo.

Mas além disso, você deve verificar estes 7 itens da lista de verificação de copywriting SEO abaixo.

Você realmente pensou em tudo? Então é hora de apertar o botão de publicação!

1. O tema principal do seu artigo é claro?

Ao criar o texto, o tópico do seu artigo deve ser imediatamente claro para o seu público.

Certifique-se de que seus subtítulos se encaixem no tópico de sua postagem. Além disso, verifique as primeiras frases de cada parágrafo. Idealmente, essas frases centrais devem cobrir o tópico de cada parágrafo.

2. Existem parágrafos longos?

A maioria das pessoas não gosta de ler textos longos. Verifique se você precisa encurtar os parágrafo. Cinco ou seis frases por parágrafo é ideal.

3. Você adicionou links internos?

Antes de publicar seu artigo, pense em criar links para artigos semelhantes.

Talvez você tenha um artigo de conteúdo básico sobre um tópico semelhante. Certifique-se de vincular a esse artigo. Ou talvez seu novo artigo seja o melhor que você escreveu há muito tempo.

Nesse caso, também adicione alguns links para esse novo texto em seus artigos anteriores.

4. Sua chamada à ação é clara?

O que você quer que as pessoas façam depois de ler seu artigo? Você quer que eles comprem alguma coisa? Você quer que eles leiam outro artigo?

Certifique-se de que o seu apelo à ação seja claro e que as pessoas possam clicar do seu artigo para outros locais no seu Website.

Leia também: Como melhorar a jornada do usuário em seu site

5. Você poderia otimizar para frases-chave relacionadas?

Você provavelmente já pensou em qual palavra-chave você gostaria de rankear com o artigo que você escreveu, certo?

Mas especialmente se o seu artigo é longo, também faz sentido otimizar para frases-chave relacionadas. Assim, se a sua palavra-chave for [jogos para festas de aniversário de crianças], você também poderá otimizar para [esconde esconde] ou [dança das cadeiras], por exemplo.

6. Você usa palavras de transição?

Um texto pode ser muito mais legível com o uso adequado de palavras de transição (ou palavras de sinalização, a mesma coisa).

Palavras de transição são palavras como “mais importante”, “porque”, “assim” ou “além disso”. Elas dão direção aos seus leitores.

Certifique-se de que cada parágrafo tenha algumas dessas palavras de transição.

7. Você escolheu a categoria e as tags corretas?

Se você escolher a categoria e as tags corretas para o seu artigo, você esclarecerá a estrutura do seu site para os mecanismos de pesquisa.

Isso os ajuda a entender o que é seu site. Além disso, também ajudará os visitantes do seu site a encontrar este ou outros artigos relacionados.

Conclusão

Escrever artigos que serão classificados nos mecanismos de pesquisa é algo que exige tempo e esforço, mas valerá a pena! Então, além de verificar o plugin favorito de SEO, consulte este checklist de SEO copywriting.

Crie o hábito de se fazer essas 7 perguntas antes de clicar no botão de publicação. Se você as cobriu, pode ter certeza que você estará publicando um conteúdo bem otimizado!