//COVID-19 e o home office como alternativa de trabalho

COVID-19 e o home office como alternativa de trabalho

A luta mundial contra a pandemia do novo coronavírus COVID-19 tem modificado significamente a rotina de pessoas e empresas. Além de ser preciso reinventar a maneira de se conectar com o mundo, utilizando a tecnologia como principal alternativa, também é necessário repensar as rotinas profissionais investindo em métodos mais flexíveis de trabalho.

No Brasil, o home office tem sido a solução ideal para grande parte das organizações, que para proteger os colaboradores do vírus e ainda colaborar com o combate à pandemia, optam pelo trabalho remoto de suas equipes.

Porém, não é de hoje que o home office ganha destaque no setor corporativo. Segundo um estudo da empresa norte-americana Deloitte, publicada no The Wall Street Journal, este modelo de trabalho já era uma tendência, visto que o avanço da tecnologia está remodelando os negócios e criando cada vez mais novas possibilidades de otimizar a estrutura das organizações.

Produzimos este conteúdo para te colocar por dentro de como o home office funciona e como ele pode beneficiar as empresas durante a pandemia. Continue a leitura e descubra mais sobre essa alternativa de trabalho.

Como o home office funciona na prática?

Trabalhar em um escritório ou no local físico de uma empresa, normalmente envolve levantar mais cedo antes da rotina de trabalho, enfrentar o trânsito da cidade, entre outras tarefas do dia a dia.

No home office, não é comum vermos tudo isso acontecer. Até mesmo porque seu conceito é aplicado por aqueles que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés e ambientes de coworking. O mais comum é vermos este modelo de trabalho sendo utilizado por profissionais freelancers, autônomos ou que atuam em empresas que adotaram o trabalho remoto.

De qualquer maneira, durante a quarentena recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, esta fórmula mais flexível pode ser utilizada de maneira eficiente dentro das empresas que continuam buscando produtividade e competitividade no mercado. Basicamente, o trabalho remoto traz uma nova concepção para o setor empresarial e ajuda a estimular a economia.

Principais vantagens do trabalho home office

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível melhorar consideravelmente a produtividade com o trabalho home office. Mesmo que para isso seja preciso enfrentar alguns desafios, trabalhar em casa permite que o profissional esteja em um ambiente familiar e no qual ele se sente mais confortável.

Além disso, o home office possibilita que as equipes de trabalho tenham uma maior flexibilidade na adaptação a jornada de trabalho, assim como na escolha do melhor ambiente, para que o mesmo se dedique com privacidade, sem qualquer desvio de atenção.

Existem muitas outras vantagens que podem ser exploradas pelas empresas e profissionais que adotam o home office. Veja os exemplos abaixo:

  • ambiente mais familiar;
  • aumento de produtividade;
  • independência na execução das tarefas diárias;
  • fim do estresse com a locomoção até o local da empresa física;
  • mais facilidade para uma alimentação balanceada e hábitos mais saudáveis;
  • privacidade para criar e produzir;
  • mais liberdade e flexibilidade para inovar;
  • melhora na qualidade de vida, entre outros.

Com tantos benefícios, é normal vermos tantos profissionais almejando este método de trabalho.

Dicas para superar os desafios e ser produtivo no home office

Não podemos deixar de dizer que, ao mesmo tempo que tanto a empresa quanto o colaborador podem se beneficiar do trabalho home office, ambos também podem encontrar algumas dificuldades. Porém, com foco, comprometimento e com ferramentas adequadas, é possível transformar os desafios em produtividade e ganhar com isso.

Os maiores problemas a serem evitados no home office são surpresas como:

  • tendência ao isolamento social;
  • pouco relacionamento interpessoal;
  • dificuldades na integração de dados;
  • falhas de comunicação;
  • distrações com pessoas ou assuntos domésticos;
  • perda da qualidade do trabalho devido a dificuldade na supervisão de equipes, entre outros.

Já que todos os desafios do home office estão relacionados a produtividade do trabalho, separamos essas dicas que irão te ajudar na otimização da sua rotina. Está pronto para render mais?

Organize sua rotina

Não é porque o trabalho está mais flexível que ele deixou de precisar de organização. Ainda é importante estabelecer seu horário de trabalho, gerenciar bem as tarefas de cada dia, priorizar as demandas conforme as necessidades da empresa e estabelecer metas e prazos.

Fuja das distrações

Em casa, as tentações e distrações estão por todos os lados. Ao se render a elas, assistindo a TV ou jogando seu jogo favorito, por exemplo, automaticamente sua produtividade irá cair. Por isso, é necessário preparar um ambiente específico para trabalhar e deixar as distrações de lado. Caso não more sozinho, é importante conscientizar os companheiros.

Mantenha uma boa comunicação

Trabalhar remotamente não precisa significar isolamento total. A comunicação é uma ferramenta essencial para a qualidade da entrega, da produção e do desenvolvimento de toda a equipe de trabalho. 

Além de manter um bom clima organizacional, mesmo que a distância, provavelmente melhorando a comunicação você evitará erros e retrabalhos, melhorando os resultados da empresa como um todo.

Use a tecnologia

Com o apoio de soluções tecnológicas é possível automatizar muitas tarefas rotineiras e burocráticas, deixando maior tempo livre para focar em atividades que resultarão em melhores resultados. 

Além disso, com o apoio da tecnologia, é possível otimizar toda a gestão do trabalho remoto, o controle das equipes, das demandas, de entregas, prazos, finanças, entre muitos outros setores e processos.

Com as ferramentas corretas, além de encurtar o espaço entre um profissional e outro, você garante que a sua empresa e a sua equipe continue trabalhando e rendendo de maneira integrada e produtiva. 

Toda essa inovação ainda contribuirá de maneira significativa para o aumento de competitividade do seu negócio no mercado. Por esses e outros motivos, o apoio de um parceiro tecnológico para soluções digitais é muito importante, principalmente em um período tão difícil para o setor empresarial.

Conteúdo produzido por iZapSoftworks.