Que as vantagens dessa ferramenta têm se tornado um diferencial para qualquer negócio isso é fato, mas você sabe o que é Cloud Computing? 

Também conhecida como Computação em Nuvem, parece ter uma definição complicada, no entanto sua aplicação está em nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando você utiliza um e-mail, banco via Internet ou simplesmente quando salva algum arquivo através da Web, você está usando serviços em Nuvem.

E para usar os serviços da Cloud Computing, em geral, não é necessário fazer instalação de programas em seu computador. Uma vez que trata-se de uma forma de se armazenar dados na Internet, normalmente usando um provedor que gerencia e opera o armazenamento físico. Ou seja, existem computadores que, conectados, armazenam gerenciam todos esses dados e os tornam disponíveis para uso remotamente.

Pensando nisso, será apresentado abaixo os benefícios que a Computação em Nuvem traz para a sua empresa, independente do segmento de atuação ou porte. Continue a leitura e descubra como alavancar seus resultados e reduzir os custos com a Cloud Computing.

Custo-Benefício

A maioria das empresas tem recursos limitados. E ao fazer o uso da Computação em Nuvem conseguem reduzir custos operacionais, pois não se tem gastos com infraestrutura, depreciação e manutenção. Já que não precisam adquirir equipamentos físicos e servidores para utilizar essa tecnologia.

Elasticidade e escalabilidade da Cloud Computing

Elasticidade é o mesmo que a capacidade que um sistema possui para acrescentar ou deletar recursos por conta própria. Buscando ficar de acordo com a demanda requerida. Ou seja, é possível ter um serviço em nuvem de acordo com a demanda da empresa e escalá-lo conforme essa necessidade, seja MB, GB, TB, por exemplo.

E as alterações são feitas em tempo real, assim não interfere no fluxo de trabalho, nada é interrompido ou precisa esperar os finais de semana para mexer no sistema com medo que interfira nos processos em andamento da empresa.

Mobilidade

Ao optar por utilizar os serviços, programas e arquivos armazenados em Nuvem, a empresa terá acesso de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, seja ele computador, Smartphone, tablet, tendo apenas que realizar login e ter acesso à conexão de Internet.

Assim, não se fará necessário o uso de HD externo, Pen Drive, ter servidor físico ou algum outro equipamento. Além disso, não precisa se preocupar com a segurança, já que é possível delimitar os acessos e permitir apenas logins autenticados.

Sem falar que as empresas que oferecem serviços focados em Cloud Computing sempre estão investindo em tecnologias para garantir a segurança da informação, por isso, o risco de perda de dados é bem menor do que quando se usa dispositivos físicos para a guarda de arquivos.

Elevar a produtividade

Uma vez que a manutenção dos servidores e a necessidade de fazer Backup constantemente, ambas ações em conjunto, tomam grande quantidade de tempo. Quando se adota a Cloud Computing na empresa você consegue aumentar a produtividade da sua equipe.

Pois com os dados compartilhados na Nuvem, dá até para trabalhar Home Office, já que os colaboradores não necessitarão de espaço físico para desempenhar algumas funções. Ou seja, poderão compartilhar e elaborar documentos com maior velocidade e agilidade. E tais documentos estarão disponíveis instantaneamente conforme vão sendo elaborados, não será preciso aguardar fazer o Backup manual para ter as cópias salvas em seu dispositivo.

Para quem é recomendado o uso da Cloud Computing?

Se está em dúvida se a sua empresa se beneficiaria com essa solução, saiba que as plataformas de Cloud Computing são completas e voltadas para o crescimento de qualquer empresa, independente se é de micro ou grande porte.

Nota-se que as vantagens que as ferramentas em Nuvem trazem tornaram-se essenciais para qualquer tipo de negócio. E está associada à sua forma de organizar e unificar os acessos da empresa e colaboradores aos dados e sistemas da organização, de maneira a tornar ágil e otimizar os processos e a entrega de resultados.

Gostou de saber como funciona a Computação em Nuvem e suas vantagens para o ambiente corporativo? Por meio dessa tecnologia os gestores têm obtido maior produtividade, economia e garantia de segurança de dados para suas empresas.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.