Criar site se tornou algo extremamente importante para qualquer tipo de negócios, porém, será que é possível fazer isso por conta própria ou é melhor contratar uma agência?
Se você fizer algumas pesquisas na internet, encontrará diversos conteúdos sobre criação de sites. Inclusive, muitos deles dizendo que é possível fazer isso de forma prática e rápida, devido às diversas opções de construtores de sites disponíveis no mercado.
De fato, hoje em dia é totalmente possível criar um site por conta própria, já as ferramentas para construção de sites são muito fáceis de serem utilizadas.
No entanto, não é porque você tem acesso a ferramentas que não exigem conhecimento técnico que o seu site será melhor — especialmente em questões técnicas — do que um feito por um profissional.
A grande verdade é que existem prós e contras para cada uma dessas opções e, neste artigo, você ficará sabendo quais são eles, considerando três possíveis situações!
Opção 1: criar e manter seu próprio site
A primeira opção que você provavelmente considerou é construir seu site usando uma plataforma para construção de sites, como: Wix, Squarespace e Weebly.
O Wix é frequentemente votado como o melhor construtor de sites se você pretende criar seu próprio site para pequenas empresas.
Essa é uma ótima opção para os proprietários de negócios experientes em tecnologia ou design que desejam o máximo de controle sobre o design e o layout de seu site.
O Wix tem um nível extremamente alto de personalização, mas com mais opções vem a complexidade. Então, se você não quer gastar horas e horas para criar um site básico, talvez considere o Squarespace.
O Squarespace é uma ótima opção para quem deseja um editor de conteúdo e página mais direto. O editor é simplesmente como o conteúdo é gerenciado no back-end, e essa é realmente a maior diferença entre o Sqaurespace e o Wix.
O Squarespace é muito intuitivo de usar, mas limita a personalização quando comparado ao Wix. Já o Weebly é ótimo para sites e portfólios muito básicos.
Construir e manter o site da sua empresa é definitivamente um caminho legítimo para quem tem tempo e conhecimento. Você economiza dinheiro se for bem feito e pode ser mais rápido do que contratar um web designer para construir seu site.
Prós de construir e manter seu site de forma independente
- Mais barato (geralmente) do que ter um site construído por um profissional;
- Você saberá como manter e atualizar o conteúdo, o que facilita as coisas a longo prazo;
- Independência de desenvolvedores de terceiros, agências, etc. Ou seja, controle total.
Contras de um site feito por conta própria
-
- Todos os problemas são seus problemas. Você não poderá recorrer ao suporte ao desenvolvedor de uma empresa de web design para resolver problemas técnicos.
- Existem muitas pequenas etapas de manutenção necessárias para manter as coisas atualizadas mensalmente.
- Normalmente, os sites exigem muito do seu tempo, o que pode ser melhor usado em outros lugares do seu negócio.
Veja também:
Opção 2: Pague uma agência para construir seu site, mas você o mantém
Uma opção adicional é contratar uma agência para projetar e construir seu site e entregá-lo a você assim que estiver no ar. Você o manterá e será responsável por corrigir quaisquer problemas no futuro.
Esta opção é ideal para quem não quer gastar seu próprio tempo construindo o site, mas pode não ter o orçamento para um site totalmente gerenciado.
Para um site mais robusto, com funcionalidades e integrações específicas, você deve seguir o caminho de contratar uma empresa de web design para construí-lo.
Se você deseja um site de marketing mais básico, contratar um freelancer para criá-lo pode ser tudo o que é necessário e provavelmente custará menos.
Prós para a abordagem mista de design profissional
- Mais barato do que ter seu site totalmente gerenciado por uma agência profissional.
- Você terá um site profissional sem precisar fazer isso sozinho.
- Controle a longo prazo sobre o site.
Contras para uma abordagem mista
- Custa mais do que os construtores de sites (conta própria).
- Você ainda precisará reservar um tempo para manter o site.
- Quando surgirem problemas após o lançamento, você gastará tempo ou dinheiro para resolvê-los.
Opção 3: pague alguém para construir seu site e também mantê-lo
A opção final que os empresários têm é contratar alguém para construir e manter o site de forma contínua.
Isso é ideal para quem valoriza ter um site construído usando as melhores práticas e mantido sem que seu tempo seja necessário.
Como você deve ter adivinhado, os custos associados a isso certamente serão maiores do que as opções 1 e 2, mas seu tempo é liberado para gastar em outras partes do seu negócio, o que pode levar ao melhor ROI para todo o seu negócio.
Prós para um site projetado e gerenciado profissionalmente
- Libera seu tempo para se concentrar em outras áreas importantes do negócio.
- Dá tranquilidade, pois um desenvolvedor experiente pode solucionar problemas.
- O designer do seu site poderá manter as coisas atualizadas e funcionando conforme o esperado.
Contras de um site totalmente gerenciado
- Os custos serão mais altos a longo prazo, uma vez que isso geralmente incorre em taxas mensais.
- Você pode ter controle limitado sobre seu site, já que terceiros tendem a limitar o acesso ao código de back-end (isso geralmente é para seu benefício, para evitar quebrar coisas).
- Pode haver um atraso na realização de alterações no conteúdo do seu site (por exemplo, uma decisão de última hora de executar uma promoção de fim de mês pode levar de 1 a 2 dias para ser ativada se você exigir que o fornecedor do site faça as alterações).
Conclusão
Uma das três opções acima funcionará para a maioria das pequenas empresas que não precisam ou desejam ter uma equipe interna para gerenciar seu site.
O que sugerimos é que você considere os recursos que tem em mãos e escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades e, claro, conte com a ajuda de profissionais confiáveis.