Quer se qualificar no setor agrícola, mas não sabe por onde começar? Neste artigo vamos listar os seis principais cursos na área que são indispensáveis para quem quer aprender mais sobre o assunto.

Confira!

Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica

De que forma um curso de química orgânica online ajudará com a preservação do meio ambiente? 

Bem, a química orgânica estuda compostos químicos de organismos vivos. Um exemplo são as biomassas e os combustíveis não fósseis e que vêm da natureza viva, como o carvão vegetal. Sobras de comida, excrementos, cascas de frutas e bagaço de cana podem virar adubo e biogás, fontes alternativas de energia.  

Um curso sobre conhecimentos em química orgânica mostra, além da parte conceitual, de que forma a utilização desse tipo de fonte energética alternativa substituem as tradicionais, evitando a poluição e diminuindo os impactos ambientais.

Curso Política e Gestão Ambiental

Um curso de gestão ambiental engloba os vários aspectos que dizem respeito ao planejamento e desenvolvimento sustentável e que envolve várias esferas de uma comunidade: empresas, indústrias, órgãos governamentais e não governamentais e outros, dando uma visão geral dos problemas e do que há em definições para resolvê-los, que são as políticas públicas.

As políticas são necessárias para dar diretrizes e orientações para que o homem viva em  equilíbrio com o meio ambiente. 

Para manter esse equilíbrio é necessário que a educação ambiental seja implementada de forma eficaz. 

Por isso, um curso sobre política e gestão ambiental. Este traz um panorama geral sobre o que há de legislação vigente no Brasil, em relação à gestão ambiental e aborda as políticas que norteiam as ações em busca do desenvolvimento sustentável.

O curso deixa profissionais qualificados a fazer planejamentos e projetos ambientais, assim como prestar consultoria ambiental. Como é um tema em franca expansão, isso facilita a entrada desses profissionais no mercado de trabalho.

Curso Auditoria e Perícia Ambiental

A proposta de encontrar meios de evitar ainda mais a degradação do meio ambiente tem trazido cada vez mais opções em cursos a distância sobre as mais variadas temáticas, mas todas com o mesmo pano de fundo: a sustentabilidade ambiental. 

Um curso de gestão ambiental que qualifica em duas funções específicas: auditoria e perícia, capacita pessoas ao proporcionar um embasamento teórico sobre métodos e procedimentos ambientais.

Curso sobre os Seres Vivos e o Meio Ambiente

Um curso ambiental que trata da relação entre seres vivos e meio ambiente, mostrando a importância na natureza e seus recursos à sobrevivência das espécies: esse é o curso sobre os seres vivos e o meio ambiente. 

Entre tantos cursos online sobre meio ambiente esse é um de extrema importância, considerando que o progresso que afetou diretamente os recursos naturais, atingiu muito mais do que florestas, rios e matas: atingiu os animais que nela vivem e que dependem desse ecossistema.

Fauna e flora ameaçadas pela degradação do seu ambiente natural. Há quanto tempo ouvimos sobre os animais que estão em extinção? 

Houve um desequilíbrio gigantesco, mas os cursos EAD nessa área têm a função de informar e formar agentes de mudanças, para que, dentro de sua atuação e do seu alcance, façam a diferença na preservação da natureza e nos cuidados com os recursos não renováveis.

Esse curso ambiental é voltado a qualquer pessoa que queira estudar sobre o tema, e principalmente a quem atua nesse segmento, além de educadores, principais responsáveis pela propagação do tema (sem contar que educadores ganham pontos ao adicionar qualificações em seu currículo).

Curso de Capacitação de Agentes Ambientais

Um Curso de Capacitação de Agentes Ambientais coloca o aluno a par de todos os conceitos, fundamentos, princípios, normas, legislações e tudo que regulamenta as práticas e ações para melhorias e proteção do meio ambiente.

Ser um agente ambiental significa ter um papel importante na preservação da natureza, da vida selvagem, dos recursos naturais e de tudo que é afetado pela ação do homem. 

Além disso, cursos online com certificado dão uma capacitação importante, que podem fazer a diferença na carreira profissional de qualquer pessoa. 

Estar atualizado sobre assuntos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente é a porta de entrada para muitas vagas no mercado de trabalho.

Curso Controle Integrado de Pragas

Entre os cursos online mais procurados sobre meio ambiente, está Curso Online Controle integrado de Pragas. 

Nele você não precisará comprar uma parafusadeira ou ter um conjunto de ferramentas para o combate a calamidades do tipo.

Fazendo o curso, o profissional se capacita e atualiza sobre o combate às pragas urbanas, por meio da metodologia CIP – Controle Integrado de Pragas.

A metodologia CIP prevê 5 passos básicos:

  • programa de higienização
  • programa de manejo ambiental
  • programa de educação ambiental
  • monitoramento de infestação
  • programa de controle químico

O setor agrícola sofre bastante com o problema de pragas nas lavouras, mas por meio dos cursos online (como o de controle integrado), quem atua nessa área fica bem atualizado sobre o que há para ajudar no controle de pragas. 

Este curso aborda vários aspectos do controle biológico, inclusive sobre os microrganismos usados como agentes nesse combate.

O que achou dessas sugestões? Você já tem qualificação em algum desses temas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco, será um prazer ouvi-lo.

Artigo criado pela equipe de conteúdo do Educamundo, o seu site de cursos livres online.