Você sabe o que significa o termo “indústria 4.0”? A expressão é recente e foi usada pela primeira vez em 2011 pelo governo alemão, na Feira de Hannover, principal evento do mundo para a tecnologia industrial.

Atualmente a indústria 4.0 é o que incentiva uma série de avanços nos processos produtivos, trazendo uma nova perspectiva em relação ao uso da tecnologia. 

Em razão da sua relação com avanços tecnológicos mais recentes, como por exemplo, inteligência artificial, big data, IoT, data science, machine learning, entre outros.

A indústria 4.0 permite a conexão entre as máquinas, sistemas e plataformas, criando redes inteligentes capazes de realizar manutenções e identificar possíveis falhas.

Agora, as empresas passaram a ter a sua disposição inovações capazes de automatizar processos, coletar dados, otimizar atividades internas e auxiliar na tomada de decisões. 

Ou seja, os negócios que não tiverem conhecimento das novas tecnologias da indústria 4.0 podem sofrer grandes desvantagens competitivas!

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a indústria 4.0 e mostrar todos os seus benefícios. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar nosso post.

O que é a indústria 4.0?

A quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, é um conceito que se refere às inovações tecnológicas desenvolvidas com o objetivo de otimizar os processos industriais e potencializar os lucros das organizações.

Significa a automação da indústria conectada ao uso de máquinas para a produção de produtos cada vez mais personalizados e baseados em dados.

Principais tecnologias usadas

Inteligência artificial

A inteligência artificial desenvolve dispositivos que são capazes de realizar uma série de tarefas operacionais, sem a necessidade de intervenção humana.

O método usado para isso é o uso de softwares e técnicas em robôs e em máquinas que possuem capacidade de automatizar vários processos.

Big data

Big Data é um sistema com a capacidade de registrar, armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados.

Através da análise desses dados, sistemas com Inteligência Artificial (AI) tomam decisões que serão aplicadas de forma integrada por todas as máquinas.

Internet das Coisas (IoT):

A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que se refere à conexão entre equipamentos inteligentes, todos conectados à internet.

Com isso, é possível reunir e analisar dados corrigidos em tempo real de toda a produção, permitindo processos mais flexíveis e eficientes, produzindo produtos com maior qualidade e com redução de custos. 

Computação em nuvem:

A computação em nuvem possibilita o acesso de arquivos e informações de forma remota, desde que se possua uma conexão com a internet. 

Todos os dados ficam armazenados em uma rede e não em apenas um aparelho específico, de modo que possam ser compartilhados em qualquer lugar e a qualquer hora.

Impactos positivos da Indústria 4.0

Geração de empregos

O principal impacto está ligado aos empregos e nas relações de trabalho. Com as fábricas cada vez mais automatizadas, os profissionais precisarão se adaptar à uma outra realidade. 

Enquanto algumas demandas deixarão de existir, novas oportunidades serão criadas. Os profissionais vão lidar com as tarefas que as máquinas não são capazes de realizar e com isso, serão criadas novas vagas, tarefas e empregos.

Redução de custos

Como citado acima, os profissionais da Indústria 4.0 terão que se adaptar a novas situações e aprender a  trabalhar com uma grande variedade de máquinas e tecnologias.

A automação dos processos já traz por si só, uma redução de custos em qualquer indústria. Com as próprias máquinas sendo capazes de realizar e programar suas manutenções, os gastos tendem a serem menores.

Aumento da segurança

Com o monitoramento inteligente, o controle de acesso às informações e os armazenamentos em nuvem, a indústria 4.0  implantou novos sistemas de proteção  ou seja, agora possível prever falhas, ter uma maior proteção sobre os dados e evitar que um problemas na linha de produção. 

Diante de todas essas características, a Indústria 4.0 chegou trazendo uma série de benefícios para o mercado e mudando diretamente a forma de se fazer negócios.

Aperfeiçoamento nas áreas de segurança, maior investimento em tecnologias e a automatização de processos, são os principais pontos que vêm sendo adotados nas empresas e criando um novo padrão para as indústrias.

Gostou post? Então, compartilhe e deixe o seu comentário!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados