Você já se viu vivenciando uma situação em que agiu guiado pela maioria e não por conta própria? Então você já teve o comportamento de efeito manada. 

Mas, afinal de contas, o que é este conceito, quais suas causas e consequências? É possível combatê-lo e evitá-lo? São muitas as perguntas que envolvem este tipo de comportamento, e o IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) está aqui para respondê-las!

O que é o efeito manada?

Expressão relacionada a uma ação de fuga coletiva de animais de uma mesma espécie, o efeito manada é uma forma de proteção que foi adquirida através da evolução das espécies. 

E quando aplicada aos seres humanos, ela se refere a decisões individuais ou coletivas, tomadas por influência de um líder ou de uma maioria. Com frequência, este tipo de comportamento se mostra precipitado e não leva em conta os riscos e impactos negativos deste tipo de comportamento. 

Neste sentido, podemos definir o efeito manada como a influência que afeta a forma de agir ou pensar de uma pessoa ou um grupo de indivíduos. 

As causas deste tipo de comportamento

A existência de regras, padrões e códigos de um grupo influenciam as pessoas a agirem e pensarem de forma muito parecida. Afinal, se manifestar em outro sentido tende a gerar riscos e impactos negativos para quem o faz. 

Sendo assim, a adesão a este tipo de comportamento tende a ter quatro causas:

  1. A garantia de se sentir seguro e aceito por parte da liderança e dos membros;
  2. Impedir riscos e punições por agir ou pensar de forma diferente;
  3. Entender que é preciso pensar e agir de acordo com a maioria por haver uma lógica por trás daquele comportamento;
  4. Ter a percepção de que agir ou pensar daquele modo pode trazer benefícios, sejam eles materiais ou afetivos.

As consequências do efeito manada

 Definir as consequências do efeito manada não é simples, afinal, depende do contexto em que ocorre. Todavia, é possível indicar alguns impactos gerais. 

Uma escolha ou tomada de decisão sem análise cuidadosa, tende a gerar prejuízos a nível material, físico, psicológico ou emocional. Em situações que envolvam tensão e perigo, por exemplo, nos guiarmos pelo comportamento majoritário pode colocar nossa integridade em risco. 

Em um contexto empresarial, o efeito manada pode trazer muitos resultados ruins, já que as pessoas acabam repetindo o comportamento inadequado de outras. Por exemplo: um colaborador que sempre procrastina, pode influenciar os outros a fazer o mesmo, afinal, “se ele pode, eu também posso”. 

Diante deste cenário, como é possível evitar este comportamento no trabalho?

Quando não sabemos para onde ir, fica muito mais fácil se deixar levar pelos colegas de trabalho. Por isso, é fundamental que a empresa tenha metas e objetivos  bastante claros e que sejam do conhecimento de todos os colaboradores, pois assim eles serão guiados por um planejamento específico e não por quem está na mesa ao lado.

Mas, além das metas e objetivos, também é necessário que líderes e gestores tenham segurança na hora de tomar decisões. É preciso transmitir confiança e firmeza diante daquilo que está sendo planejado e mostrar ao time que todos estão bem alinhados. 

O efeito manada pode fazer com que empresas sejam dominadas por atitudes paralisantes, inadequadas e profundamente negativas. No entanto, com um treinamento corporativo adequado, é possível agir para que nada disso se estabeleça no local de trabalho. 

Através das soluções corporativas 100% customizadas e alinhadas com os propósitos e valores da sua organização é possível transformar a realidade do seu negócio. Conheça as soluções corporativas do IBND!