Falar sobre o nosso cérebro e o funcionamento das habilidades mentais é falar sobre a  vida, sobre quem somos, o que vivemos e como vivemos. Estudos da neurociência comprovam que o ser humano possui bilhões de neurônios funcionando integradamente. E estes neurônios se comunicam através da troca de informações do mundo externo. 

Neste contexto, os estímulos intelectuais e desafios cognitivos que fornecemos ao nosso cérebro promovem o nascimento de novos neurônios promovendo a estimulação que mantém o nosso cérebro saudável.  

Afinal de contas, assim como o nosso corpo, o nosso cérebro também precisa ser exercitado.  Mas será que existe uma forma mais eficiente de estimular o cérebro a fim de mantê-lo saudável e, consequentemente, prevenir fatores de risco para demência? É sobre isso que iremos falar neste artigo, boa leitura!

Saia do automático: exercite seu cérebro!

O aumento no caso de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer,  em idosos mostra que a saúde do cérebro precisa de mais atenção, 

A longevidade está diretamente ligada às atividades cerebrais, afinal, não há como falar em qualidade de vida sem falar do cérebro. Ele é o responsável pelas atividades cognitivas, memória, movimentos e socialização. Um cérebro saudável reduz as chances de desenvolver quadros depressivos, demência e problemas psicomotores, por exemplo. 

Assim, enquanto na academia a combinação de exercícios físicos ajudam a liberar hormônios ligados à felicidade e bem estar, os exercícios que estimulam o cérebro também surtem efeitos positivos, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a saúde de forma mais ampla. 

Desta forma, exercitar o cérebro é importante em qualquer fase da vida e deve ser prioridade na vida de pessoas de qualquer idade. 

Dicas para estimular o seu cérebro de forma poderosa

Escrito pelo célebre neurocientista e político argentino Facundo Manes, o livro “Usar o cérebro – aprenda a usar a máquina mais complexa do universo” é uma obra prima que esclarece em detalhes e com uma prosa simples e ágil como a nossa poderosa máquina funciona e como podemos usá-la de forma mais saudável.

Nas páginas de sua obra, Manes lista algumas sugestões para estimular o cérebro, em qualquer idade:

Proponha metas e desafios intelectuais a si mesmo

Metas pessoais e profissionais fazem bem ao cérebro. Ademais, ler, escrever e aprender coisas novas ajudam a melhorar a conexão cerebral – aprender um novo idioma, por exemplo, é um ótimo estimulante. 

Valorize a sua vida social

O ser humano é um ser social. Por isso, precisamos estar em contato com outros seres de nossa espécie a fim de criar vínculos profundos com os nossos. Tal atitude é positiva para a sensação de bem-estar, por exemplo.

Reconheça os seus sentimentos

A emoção facilita a consolidação da memória. Na vida nos esquecemos de quase tudo, todavia, sempre nos lembramos daquilo que nos emociona de forma positiva ou negativa. Por isso, saber reconhecer os seus sentimentos e trabalhar em cima deles é essencial para uma melhor qualidade de vida e saúde cerebral. 

Pense de forma positiva

Todos temos pensamentos negativos e tóxicos e isso é normal. Porém, alguns de nós temos uma maior tendência a pensar de forma negativa, o que pode gerar doenças como a depressão e a ansiedade, afetando o desempenho cerebral. 

Não “se aposente” de tudo

A aposentadoria prevista em decorrência da chegada de uma determinada idade é natural. Porém, outra coisa bem diferente, é se aposentar daquelas coisas que gostamos de fazer. Não devemos nunca nos aposentar das atividades que nos dão prazer, afinal, são estes exercícios que ajudam a manter nosso cérebro ativo.

Tenha uma alimentação saudável

A comida é a maior ferramenta para construirmos uma saúde cerebral boa. As bilhões de células do nosso cérebro são envoltas por membranas gordurosas, e por isso, é essencial que consumamos gorduras e alimentos de boa qualidade a fim de manter o cérebro sempre saudável. 

Exercite-se!

Os exercícios físicos tem um impacto enorme na saúde cerebral. Eles ajudam a ampliar a função cognitiva por meio de uma série de processos, afinal, exercitar-se pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduzir a rigidez dos vasos sanguíneos e prevenir o acúmulo de placas de colesterol nos vasos que levam ao cérebro. 

Ademais, as atividades físicas ajudam no crescimento das conexões entre os neurônios aumentando, portanto, o tamanho e a função desta máquina poderosa. 

Tenha um sono de qualidade

As horas mais importantes do dia para a saúde cerebral são aquelas que você passa dormindo. O sono ajuda a consolidar e organizar a memória e realiza uma limpeza de todos os resíduos que se acumularam ao longo do dia. 

A curto prazo, a falta de sono pode prejudicar a memória e o foco, contribuindo para doenças mentais como o Alzheimer.

Não deixe o seu cérebro parado, exercite-o!