Como anda a sua postura profissional? Será que ela está de acordo com os ideais da sua empresa e, acima de tudo, da sua profissão? Esta é uma reflexão que deve ser feita de tempos em tempos para que possamos nos certificar de estarmos no caminho certo de nossas carreiras. 

Mas além disso, através da observação e análise da nossa postura profissional podemos comprovar a construção de uma trajetória sólida, baseada em princípios éticos, e alinhada às nossas metas de vida

Que tal fazer reflexão hoje mesmo? Neste conteúdo exclusivo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos guiá-lo com dicas que irão ajudar na sua autoavaliação. Preparado? Boa leitura!

O que é postura profissional? Importância e benefícios

Postura profissional é, basicamente, a maneira como nos comportamos e nos relacionamos em nosso ambiente de trabalho. Simples assim!

Ou seja, a sua forma de agir e os vínculos que você cria dentro da empresa definem sua postura profissional. E tudo isso depende de como as suas características  irão prevalecer em suas atitudes e de como elas irão interferir  em suas relações interpessoais. 

A sua postura como profissional é como o seu documento de identidade dentro da empresa. É ela que irá dizer que tipo de colaborador você é.

Assim, quando a imagem passada é positiva, as pessoas tendem a confiar mais em você e as suas chances de conquistar um cargo superior aumentam. 

Quer conquistar uma postura profissional positiva que o guie em direção aos seus sonhos profissionais? Dê sequência a sua leitura!

Como ter uma postura profissional mais positiva e que te beneficie?

Antes de tudo, entenda que ninguém nasce com uma postura profissional consolidada. Isto é fruto de um trabalho diário, baseado em trocas de experiências e vivências que temos dia após dia. 

A postura profissional nada mais é do que o reflexo de quem somos como seres humanos. São os seus valores, preferências e sonhos que irão ajudá-lo a determinar quem é você no ambiente de trabalho. 

E se você não gosta do que vê quando observa sua trajetória, é preciso adquirir um olhar crítico e imparcial para perceber o que você pode fazer para melhorar a sua história.

Quer saber como ter uma boa postura profissional? Confira nossas dicas a seguir:

  • Vista-se de forma adequada

Antes de pensar na sua postura, é importante que você adeque seu visual ao padrão do seu local de trabalho. Muitas empresas exigem uma apresentação mais formal, enquanto outras dão mais liberdade na escolha do look. 

Use roupas bem alinhadas e esteja sempre com uma aparência limpa e higiênica. Ter uma boa aparência é essencial para mostrar a sua seriedade como profissional. 

  • Mantenha a pontualidade

Como já entendemos, a postura profissional está diretamente relacionada a nossos comportamentos, competências, hábitos e ética que servem de avaliação para um bom profissional. E a pontualidade tem grande importância nesta lista. 

Um profissional que atrasa todos os dias, pode estar comprometendo sua imagem, além de estar desrespeitando os colegas de trabalho que chegam na hora. Portanto, para evitar ter sua imagem profissional comprometida, se organize e redobre o cuidado para chegar sempre na hora. 

  • Evite se envolver em intrigas e fofocas

 Não é incomum notarmos problemas com conflitos entre funcionários dentro de uma empresa. E mesmo que algum dos envolvidos seja uma pessoa que você gosta muito, não entre nessas questões. 

Pessoas que se envolvem em intrigas e fofocas são malvistas na empresa Portanto, busque se relacionar de forma respeitosa, evitando fazer com o outro o que você não deseja para si mesmo.

  • Tenha compromisso com as suas tarefas e prazos

 É extremamente importante que você cumpra seus prazos e entregue suas atividades com qualidade. Atrasar os prazos de entrega e entregar as suas tarefas com desleixo pode passar uma imagem de um profissional que não está 100% comprometido com a empresa. 

  • Saiba separar o pessoal do profissional

Responder as mensagens dos amigos durante o expediente e ficar navegando pelas redes sociais são ações que podem manchar sua reputação. Estas atitudes demonstram falta de comprometimento. 

Portanto, deixe para se divertir e resolver seus problemas pessoais na hora do almoço ou depois do expediente.

  • Busque o seu desenvolvimento pessoal e profissional

Profissionais dedicados a sua carreira buscam, constantemente, o seu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, através da leitura de livros, participação em palestras e cursos que o ajudem a crescer como pessoa, tal como a formação em coaching do IBND.  

Buscar ter uma boa postura profissional trará inúmeros benefícios para a sua carreira e, também, para o seu desenvolvimento pessoal. Afinal, agir com ética, respeito e profissionalismo é sempre a melhor ideia.