O uso de embalagem na indústria deverá aumentar consideravelmente nos próximos anos, pelo menos é o que espera a FIESP, Federação de Indústrias do Estado de São Paulo.

Com isso, espera-se que o setor ganhe um pouco mais de importância para as indústrias no país, especialmente em termos estratégicos, uma vez que denotam uma boa oportunidade de lucro para as empresas.

Quer saber qual é o nível de crescimento esperado para o setor e como utilizar as embalagens a seu favor? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual é o crescimento esperado para o uso de embalagens?

De acordo com um estudo feito pela FIESP, o crescimento do setor de embalagens na indústria entre os anos de 2014 e 2018 foi de 1,1% ao ano, um valor que ficou acima da média do crescimento do PIB do Brasil no mesmo período.

Ou seja: mesmo com a crise financeira que abateu o país nesses últimos anos, o setor conseguiu mostrar força para crescer e alcançar excelentes resultados.

O ritmo de crescimento, no entanto, deverá aumentar nos próximos anos. Até 2024, o esperado é que o setor de embalagem na indústria cresça ao nível de 1,6% ao ano, alcançando um crescimento total de 6,55% nos próximos quatro anos.

É importante ter em mente que o crescimento não é focado apenas no uso de embalagens industriais, mas sim em todos os equipamentos, materiais e serviços envolvendo o uso desses objetos.

Como a embalagem pode ser útil para indústrias?

O que pouca gente sabe é que há muitas maneiras de medir a importância da embalagem na indústria. Afinal, ela não é apenas um item utilizado para proteger um produto, mas sim um complexo setor que alimenta muitas empresas.

O setor de embalagens conta, primordialmente, com as próprias embalagens de produtos, claro. Elas podem ser feitas de diversos materiais, como plástico, papelão e outros, e são usadas para proteger os produtos feitos nas indústrias.

Disso, já nasce a primeira variação do setor: o segmento de matérias-primas. Os segmentos que produzem papelão, plástico e outros itens usados na fabricação de embalagens ganham com o crescimento do setor.

Além das matérias-primas, também fazem parte do setor de embalagens o maquinário utilizado para criá-las ou utilizá-las. Isso inclui, por exemplo, uma seladora de embalagens, uma máquina de embalar automática e tantos outros equipamentos.

Por fim, há também o setor de marketing em pontos de venda, que utiliza as embalagens para comunicar valor aos clientes e garantir mais vendas para as suas empresas. Todos esse subsetores auxiliam as indústrias a melhorar sua logística, diminuir o desperdício de produtos e aumentar as vendas e produtividade.

Mas como uma indústria pode usar a embalagem a seu favor? Confira a seguir!

Como utilizar a embalagem na indústria a seu favor?

Atualmente, a embalagem tem um papel estratégico na indústria, uma vez que pode representar uma margem de vantagem competitiva importante. Quer saber como? Então veja 4 maneiras pelas quais ela pode ajudar uma empresa!

Menos desperdício

O principal uso para uma embalagem é proteger um produto e conservá-lo o máximo possível dentro de um limite natural. Quer ver como? Imagine, por exemplo, uma fábrica de suco de maçã.

Essa fábrica recebe carregamentos de toneladas de maçãs para serem usadas em sua produção e, como é óbvio, nem todas as frutas estão em excelentes condições. É possível diminuir o desperdício de matéria-prima ao utilizar embalagens que impeçam que sujeiras entrem em contato com as frutas, tornando-as impróprias para o consumo.

Assim, a empresa consegue aproveitar mais o material que tem disponível, melhorando sua produção e baixando os custos. Por falar nisso:

Mais produtividade

O crescimento do setor de embalagem na indústria está ligado também a maior produtividade por parte das empresas em geral. Isso vem pelo aumento tecnológico na área.

Com o advento de máquinas de automação na área de embalagens, as empresas estão vendo o tempo de produção desses objetos diminuir drasticamente. Se antes um produto precisava de 1 hora para ser embalado, agora ele leva 10% do tempo.

Menos custos

Além de aumentar a produtividade, um aumento no uso de embalagens também baixa os custos da empresa, especialmente com a utilização de maquinários para automação da tarefa.

O que também ajuda a baixar os custos é o uso estratégico das embalagens: ao comprar materiais em grande quantidade, é possível produzir cada embalagem a um custo único menor.

Mais vendas

Por fim, claro, há a utilização das embalagens no marketing, que ajuda a gerar mais vendas para uma empresa. Isso porque as embalagens alteram a percepção de valor dos consumidores (faz com que eles vejam um produto como mais ou menos valioso), o que tem impacto importante no ponto de venda.

Por causa de toda essa relevância e aumento tecnológico, não é uma surpresa ver que o setor de embalagem na indústria vai crescer significativamente nos próximos anos. A sua empresa já está preparada para isso? Conte para gente um comentário abaixo!