Cerca de 70% da população brasileira está online, o que faz com que as empresas precisem saber como fazer a prospecção de clientes pela Internet. Afinal, é ali que está a maior parte dos consumidores.

Para fazer a prospecção de clientes pela Internet, é possível seguir por dois caminhos: o da mídia paga e o da mídia orgânica. 

No entanto, qual deles é o mais vantajoso? Será que há mesmo uma resposta certa para essa pergunta? É o que veremos no artigo abaixo! Portanto, siga a leitura!

Quais as vantagens de fazer prospecção pela mídia paga?

Começando pela mídia paga, precisamos inicialmente entender quais são as vantagens de optar por esse caminho na prospecção de clientes.

Confira a seguir quais os benefícios de pagar para fazer a prospecção!

Retorno em curto prazo

Uma das principais vantagens de fazer prospecção de clientes pela Internet com a mídia paga é que ela traz retorno em um prazo curto. É possível, por exemplo, ter resultados logo no dia seguinte da ação, dependendo da ferramenta utilizada.

Por isso, a mídia paga ajuda a empresa a conseguir aquela “venda de última hora” ou negócio para levantar os fundos necessários no fim do mês, sem esperar muito para recuperar os investimentos.

Capacidade de segmentação

As ferramentas de mídia paga permite fazer a prospecção de clientes pela Internet de maneira segmentada. Na prática, isso significa que é possível controlar quem será atingido pela sua estratégia com base em dados demográficos ou de interesse.

Assim, é possível que uma clínica odontológica em São Paulo apareça para quem pesquisa por “dentista em São Paulo”, ao mesmo tempo que uma concessionária de carros de luxo exibe seus anúncios só para quem tem capacidade de financiá-los.

Esse cuidado faz com que a ação seja mais barata e eficiente, o que leva a nossa terceira vantagem.

Acessível para os pequenos

Muitas técnicas e estratégias de marketing offline são completamente inacessíveis para empresas pequenas. Qual pequeno negócio que fatura até R$1 milhão por ano consegue pagar um comercial de TV na Globo, por exemplo? Nenhum.

No entanto, as ferramentas de mídia paga até possuem custos, mas são completamente acessíveis para os pequenos. Quem sabe segmentar os anúncios, por exemplo, consegue obter bons negócios investindo valores pequenos como R$200,00, R$300,00 e R$500,00.

Variedade de opções

Um último benefício da prospecção de clientes pela Internet com mídia paga é a variedade de opções, o que permite muitas maneiras de ter sucesso. Dá para contratar links patrocinados no Google, anúncios no Facebook e Instagram, destaque no Google Shopping e muito mais.

Cada ferramenta é útil para um tipo de público e funciona de maneira diferente, o que garante sempre uma opção para as empresas.

Quais os benefícios de fazer prospecção com mídia orgânica?

Assim como a mídia paga, a mídia orgânica também apresenta uma série de vantagens para quem quer fazer prospecção de clientes pela Internet. Confira a seguir algumas delas!

Gratuita

Uma das vantagens de apostar na mídia orgânica para conquistar clientes online é que ela é gratuita ou o mais próximo disso possível. Ou seja: fora os custos de ter um domínio e manter o seu site online, é possível montar uma estratégia inteira sem pagar mais nenhum centavo.

A produção de conteúdo pode ser gratuita, existem plugins grátis para fazer e-mail marketing, não custa nada ter contas nas redes sociais e dá até para fazer um guest post para ganhar autoridade sem pagar nada.

Isso é ideal para as empresas que têm um orçamento apertado e precisam encontrar clientes sem gastar muito.

Resultados em longo prazo

Uma das principais características da mídia orgânica é que ela traz os melhores resultados no longo prazo. Pense em um impulsionamento no Facebook. Depois que a campanha acabar, ela nunca mais será vista. Já os artigos publicados na mídia orgânica podem receber visitas mesmo 5, 6 anos depois, gerando resultados todo esse tempo.

Excelente ROI

Por causa do baixo custo e dos altos retornos no longo prazo, a mídia orgânica tem um excelente ROI (Retorno sobre Investimento). Isso significa que cada real que você investir nessa estratégia, trará um excelente retorno no longo prazo.

Mais estável

Por ser uma estratégia que traz muitos resultados em 1 ano, 2 anos, a mídia orgânica é mais estável. Ou seja: depois que você pega o primeiro lugar no Google ou criar uma página de alto engajamento nas redes sociais, é difícil sair dessa posição.

É diferente das campanhas pagas que, se não houver o pagamento no mês seguinte, param de dar resultado imediatamente.

O que é mais vantajoso para fazer prospecção de clientes pela Internet?

Agora chegamos finalmente à pergunta de R$1 milhão: afinal, é melhor fazer prospecção de clientes pela Internet com a mídia paga ou orgânica? Se você leu este artigo com atenção, com certeza já sabe a resposta: o melhor é usar os dois.

Afinal, suas vantagens se complementam. A mídia paga é excelente para o curto prazo, a orgânica para o longo. Uma atua segmentada, outra é estável e duradoura. Assim, uma empresa inteligente terá as duas estratégias para obter o máximo de retorno possível na Internet.

E aí, aprendeu como fazer prospecção de clientes pela Internet? Então responda a seguinte pergunta nos comentários abaixo: qual é a sua favorita, a mídia orgânica ou mídia paga.