A partir do momento que instituições que prestam serviços de saúde passaram a ser vistas como empresas e passaram também a precisar de uma administração mais eficiente, o papel do administrador dessas instituições também passou a ter outra conotação. 

Vamos explicar. Até algum tempo atrás os administradores hospitalares eram pessoas da comunidade, profissionais da saúde como médicos e enfermeiros ou pessoas ligadas a instituições religiosas. Não que isso fosse um problema, pois cada um tinha a sua formação, em áreas específicas. 

O que não tinham era a formação completa necessária para formar o administrador ideal: conhecimentos na área médica e na área administrativa. A partir de então se desenhava uma nova denominação a esse profissional: gestor hospitalar.

Junto com essa nova função, veio a necessidade de qualificação – um curso de gestão hospitalar era o que se precisava, pois traria uma abordagem completa e unificada sobre as duas áreas de atuação: saúde e administração. 

Desde então muitas pessoas têm se qualificado na área de gestão hospitalar e os cursos online têm contribuído muito para isso.

A Administração hospitalar

A administração hospitalar envolve o gerenciamento de todo o sistema de uma instituição, seus recursos financeiros, materiais e humanos. Estão também incluídos nessa função, a supervisão de contratos de planos e convênios de saúde, o controle de custos, solução de problemas técnicos e administrativos e outros.

Planejamento estratégico em hospitais

Ao deixarem de figurar como casa de auxílio e apoio aos doentes e se assumirem como grandes empreendimentos, as instituições de saúde, assim como toda empresa, passaram a ter definidos sua visão, missão, valores, objetivos e estratégias para chegarem a um resultado almejado. 

Dessa forma, um planejamento estratégico em saúde é um elemento essencial para que essa empresa cresça e se desenvolva. Em entidades que prestam serviços de saúde, que são altamente propensas a desequilíbrios repentinos, o planejamento estratégico é fundamental para o futuro.

A utilização do planejamento estratégico norteará a longo prazo os setores da organização e é por meio dessa ferramenta que serão asseguradas as formulações de estratégias, assim como suas implementações e avaliações e também todos os outros fatores que atuarão em benefício da administração hospitalar em sua busca pela qualidade na prestação de serviços em saúde. 

Lembrando que um bom planejamento hospitalar ajudará na tomada de decisões acertadas, considerando esse um dos maiores desafios do gestor hospitalar, que, caso tome decisões equivocadas, criará problemas como ter investimentos cortados nas áreas erradas, por exemplo. 

O planejamento estratégico em saúde deve ser bem estruturado e ter etapas bem direcionadas à busca de respostas, ideias, soluções. Veja quatro pontos essenciais:

  1. Diagnóstico Estratégico: saber identificar quem é a instituição em relação ao mercado. 
  2. A missão da empresa/instituição: definir a missão, estabelecer propósitos, definir macroestratégias e macropolíticas, entre outros.
  3. Instrumentos prescritivos e quantitativos: fazer desdobramentos da missão, definindo objetivos, metas, desafios e indicadores.
  4. Controle e avaliação: avaliar resultados, medir desempenhos, estabelecer padrões e analisar desvios e tomada de ações de correção para finalizar o processo de forma eficiente.

Vamos ao passo seguinte, que aborda de forma breve uma das principais funções dos administradores e gestores que trabalham na área de saúde: a segurança no ambiente hospitalar, mais especificamente a biossegurança.

Biossegurança em hospital

Como em qualquer outro local, a segurança no trabalho é essencial, mas instituições de saúde têm um agravante: lidam com material biológico. No Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, a biossegurança figura como parte essencial dos cuidados relacionados a essa questão. 

Biossegurança pode ser definida como um resultado de segurança alcançado pela adoção de um conjunto de ações cujo objetivo é prevenir, controlar, reduzir ou eliminar qualquer condição de riscos inerentes às atividades de trabalho com material biológico e que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente.

Em 2011, o governo aprovou a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, Portaria Nº 1.914, de 9 de Agosto de 2011, um manual elaborado pela CBS – Comissão de Biossegurança em Saúde, do Ministério da Saúde. 

Esse é apenas um exemplo do que há em termos de segurança no trato com materiais biológicos. Há muitos outros manuais, publicações e normas que regulamentam e orientam sobre esse cuidado.

O papel das organizações de saúde é munir seus profissionais e a própria instituição com todo esse material, assim como com outras ferramentas destinadas ao desenvolvimento das atividades com a segurança adequada. 

Por ferramentas entende-se recursos físicos, como instalações, equipamentos de proteção etc, e recursos didáticos, como formação continuada aos colaboradores. 

Auditoria

A auditoria na área da saúde pode ser considerada um importante instrumento de gestão hospitalar, pois auxilia com a fiscalização e com o controle adequado a todas as necessidades em relação ao gerenciamento de informações de um ambiente hospitalar. 

A contribuição dessa ferramenta se dá, principalmente, com orientação para que se destine e aplique de forma adequada os recursos e se alcance a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

A auditoria é executada por meio de normas – administrativas e técnicas -, protocolos técnico-científicos, regras de prestação e utilização de serviços, tabelas de honorários e procedimentos e outras ferramentas que ajudam a nortear e a aprimorar as práticas administrativas e técnicas dos profissionais da saúde.

Gestão de contratos

A auditoria também tem como propósito uma relação com a gestão de contratos, de forma a manter o que foi previamente acordado. Para isso, ela toma conhecimento de todos os contratos firmados entre as partes, e verifica se o acordo está sendo respeitado e cumprido totalmente e de acordo com a lei e as normas. 

Essa questão é bem aprofundada em um curso de gestão hospitalar e é bastante importante, considerando a natureza dessa prestação de serviços, que gerará contratos com clientes, fornecedores e administração pública, citando alguns.

Gestão financeira

Sabe-se que o setor da saúde apresenta muitas dificuldades, tanto administrativas quanto financeiras, e uma auditoria hospitalar pode propor intervenções em todos os processos de uma instituição para encontrar soluções adequadas. 

A auditoria pode manter uma estreita ligação com a contabilidade hospitalar e ajudar na gestão financeira, com o controle e fiscalização de custos, análises de prontuários e resultados, gastos dos serviços prestados e tudo mais que torne as informações contábeis adequadas, seguras e confiáveis e assim, assegure a qualidade dos serviços prestados. 

Percebe-se até aqui que o papel do gestor hospitalar é de extrema importância para garantir a sustentação, sobrevivência e manutenção da instituição gerida por ele. 

A gestão hospitalar é uma das áreas mais complexas, mas também uma das mais desafiadoras – e ainda com alguns pontos interessantes: 

  • O mercado de trabalho absorve bem os profissionais dessa área;
  • Em 2015 o governo aprovou a lei que dá abertura para a entrada de capital estrangeiro nos serviços da saúde no país, o que, apesar das polêmicas, deu um plus nos investimentos nesse segmento e consequentemente mais opções em vagas de trabalho;
  • Não são só os hospitais que precisam desse profissional, mas vários outros tipos de negócios ligados à saúde, sejam públicos ou privados: centros de saúde, postos de atendimento, casas de repouso, laboratórios, farmácias e até mesmo SPAs. 

Estar preparado para esse desafio é essencial. Cursos online sobre temas relacionados ao ramo da saúde se tornam excelentes opções para a formação profissional. 

Muito do que a auditoria faz está conectado à contabilidade hospitalar e à administração orçamentária, mas esse será o tema para outro artigo..

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Educamundo.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados