O estoque parado em um marketplace sinaliza a importância de aumentar as vendas para recuperar o investimento, antes que cause algum prejuízo. O baixo desempenho comercial, aliado a um controle deficiente, são as causas principais de produtos sem giro nas prateleiras.

Sabemos que o modelo de negócios com vendas online cresceu exponencialmente, transformou o cenário econômico e o comportamento do consumidor. Por isso, criar estratégias para chamar a atenção e despertar o interesse de compra pode ajudar na solução desse tipo de problema.

Neste artigo, vamos analisar o quanto um estoque parado pode prejudicar as vendas do seu marketplace, falar sobre a importância que uma boa gestão tem para o negócio e apresentar algumas dicas de como evitar a estagnação de produtos que poderiam ter uma saída mais acelerada!

Importância da boa gestão de estoque em um marketplace

Para montar um estoque, é preciso efetuar a compra de uma quantidade determinada de produtos e promover a revenda para recuperar o investimento. Acontece que nem tudo sai conforme o planejado, sendo possível que a loja sofra com o estoque parado.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental atentar-se para a gestão e o controle de estoque. Mas o que isso quer dizer? A avaliação do comportamento e da expectativa de compra do consumidor possibilita identificar aqueles produtos mais procurados e, com isso, organizar melhor o armazenamento dos produtos.

De modo geral, um estoque parado produz muitos efeitos ruins para o negócio: além de reter um dinheiro investido, impede a reposição, não só pela ausência de recursos financeiros, mas pela dificuldade de liberação de espaço físico para guardar as mercadorias.

Um estoque deve ser enxuto e objetivo, pautado no direcionamento do mercado, considerando a capacidade de vendas, a lucratividade para manter as atividades, o crescimento sustentável e a saúde financeira em todos os âmbitos do negócio.

O sucesso de um negócio virtual depende exclusivamente das vendas, e a competitividade do mercado obriga os empreendedores a buscarem melhores alternativas para fidelizar um cliente – que vão da qualidade do produto a um tratamento personalizado.

Dicas para evitar um estoque parado

O desafio de evitar o estoque parado em um marketplace esbarra na complexidade do modelo de negócio — uma grande variedade de produtos diferentes, com entrada, saída e administração do relacionamento com fornecedores também diversificados.

Vale dizer que nem sempre um estoque parado é justificado pela falta de produtos interessantes e necessários na vitrine. Talvez as ações de promoção das vendas não estejam explorando o verdadeiro potencial do negócio.

Existem algumas alternativas interessantes que você pode adotar para minimizar o impacto e estimular a movimentação do estoque a favor do caixa da empresa e da boa visibilidade.

Crie ofertas

As ofertas são sempre muito bem recebidas pelos consumidores, principalmente daqueles produtos de grande procura. Oferecer preços diferenciados e competitivos coloca a loja em evidência e incentiva o futuro cliente a realizar pesquisas mais aprofundadas no ambiente online, em busca de oportunidades.

Faça boas descrições dos seus produtos

Não deixe que o consumidor tenha dúvidas sobre um produto. Elabore uma descrição completa de cada produto, como tamanho, cor, principais funcionalidades e diferenciais, entre outros.

O consumidor adepto às compras online dará preferência aos sites de lojas que se preocupam em fornecer detalhes mais abrangentes sobre os produtos, evitando que se perca tempo buscando maiores informações, quando já poderia estar fechando uma compra.

Conte com uma boa divulgação

O ditado “o que não é visto não é desejado” faz todo o sentido para um marketplace. A competitividade demanda um trabalho maior de divulgação para alcançar o público-alvo e convidá-lo a conhecer a loja virtual e os produtos disponíveis.

É fundamental fazer-se presente, criar uma conexão com o consumidor e despertar seu interesse por meios de imagens, vídeos e fotos divulgadas nos principais canais de acesso e divulgação. 

Tenha cuidado com o valor do frete

A cobrança do frete é um dos principais problemas enfrentados pelos marketplaces, principalmente se a concorrência oferecer condições melhores de entrega ou, até mesmo, sem custo para o cliente.

Para reduzir a condição do estoque parado, verifique a possibilidade de oferecer frete grátis para clientes com compras acima de um valor preestabelecido e, assim, estimular o aumento das vendas.

Faça um estudo financeiro de viabilidade e custo-benefício entre o valor total do estoque parado e o volume de receita em caso de adoção da estratégia de frete gratuito para aqueles produtos que compõem esse grupo.

Analise o mercado

O mercado é o melhor termômetro para sentir as tendências, identificar as oportunidades, servir de base para definição de estratégias e alternativas de vendas e eliminação do estoque parado.

Apesar de volúvel em função do ritmo imposto pelo próprio segmento, o mercado costuma mostrar o melhor caminho — o consumidor da atualidade deixa rastros de sua preferência —, e você pode valer-se dessas informações para vender mais e potencializar o giro do estoque.

As chances e oportunidades de crescimento de um negócio estão diretamente ligadas às decisões tomadas pela gestão, considerando os fatores mais relevantes do mercado, que impactam no controle e na movimentação dos produtos parados.

As consequências de um estoque parado esbarram em diversos aspectos antecedentes que envolvem não só a gestão, mas o trabalho dos sellers envolvidos, a variedade de produtos, as práticas de cobrança de frete, a entrega e os meios de pagamento oferecidos.

Além disso, contar com um sistema confiável de gestão automatizada vai ajudar no mapeamento e na agilidade dos processos para facilitar o trabalho da equipe interna e impactar positivamente o cliente, estimulando seu interesse, desejo e sua decisão de compra na sua loja.

Estar à frente de um marketplace é um grande desafio. Por isso, ao contar com estratégias e políticas de vendas bem-definidas, alinhadas às expectativas do negócio e do mercado, certamente, será mais fácil de resolver em médio e longo prazo o gargalo do estoque parado.

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