Você sabe o que é SEO e como essa estratégia do marketing digital pode ser importante para o mercado industrial? As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO (Search Engine Optimization), são fundamentais para que uma empresa consiga ter maior sucesso na internet e alcançar um bom posicionamento da sua marca no mundo virtual. 

Elas podem ser aplicadas na sua página de diversas maneiras, com o intuito de trazer mais pessoas para o site, por meio do ranqueamento nos buscadores. 

Por ser uma das ferramentas mais conhecidas do marketing digital, o SEO é responsável por fazer com que uma loja virtual, um site de notícias ou um blog de conteúdo seja encontrado facilmente na internet. 

Para o mercado industrial, a utilização das técnicas de otimização pode ser uma importante forma de trazer mais visibilidade para o negócio e fazer com que um e-commerce que venda conexões de aço inox, por exemplo, alcance os seus potenciais compradores. 

Sendo assim, garantir o crescimento de uma marca na internet é possível, e ele pode ser medido com maior facilidade quando se utiliza estratégias como o SEO, revelando um aumento de tráfego na página, graças ao uso de técnicas de otimização. 

Se você atua no setor industrial e deseja começar o quanto antes a aplicar as ferramentas que são capazes de aumentar a visibilidade do seu negócio na internet, siga na leitura deste artigo e saiba como começar o quanto antes. 

O que é SEO?

As técnicas de otimização de um site na internet são estratégias essenciais para que uma marca ganhe relevância e seja vista por cada vez mais usuários do Google e de outros buscadores. 

O SEO é composto de vários tipos de ações, tais como:

  • O uso de palavras-chave;
  • O carregamento rápido de uma página;
  • O formato responsivo de um site;
  • O marketing de conteúdo; 
  • O guest post;
  • O co-marketing;
  • O link building;
  • Entre outros fatores.

Para que uma página ganhe um bom posicionamento na internet, ela deve conter características que são analisadas positivamente pelos parâmetros dos buscadores. 

Isso vai desde o uso de palavras-chave, que ajudam um cliente a encontrar o site de uma indústria que confecciona “robô colaborativo” ao utilizar o termo em sua pesquisa, até a aplicação de link building, que ajuda na relevância das páginas na internet. 

O uso dos elementos mencionados acima é responsável por conferir ao site de uma empresa o ranqueamento que ela precisa para ser vista de modo mais rápido pelos seus potenciais clientes, gerando mais resultados para o negócio. 

Todas essas técnicas estão dentro do SEO, mas elas são classificadas em duas frentes principais: o SEO Onpage e o Offpage, que possuem o objetivo principal de trazer mais visibilidade para uma página, mesmo com diferenças entre si.

Diferenças entre SEO Onpage e Offpage

Apesar de distintas, tanto a versão Onpage quando a Offpage podem ser aplicadas de maneira conjunta no site de uma empresa do mercado industrial, como um modo interessante de aumentar o tráfego da página.

É possível dizer que, enquanto o SEO Onpage se trata do modo como a sua página “fala” de si mesma, o Offpage é a forma como outros sites se comunicam e recomendam o seu. 

Ou seja, em uma divisão, as características de carregamento rápido, do formato responsivo, da produção de conteúdo se referem ao SEO interno, cuidando da estruturação do seu endereço na internet. 

Do outro lado, o guest post e o co-marketing, juntamente com o link building, são responsáveis por criar uma parceria com outras empresas ou páginas para aumentar a relevância e a autoridade da sua marca no mundo virtual. 

Além disso, é possível dizer que o SEO Onpage é uma técnica que a sua empresa põe em prática no próprio site, enquanto o Offpage depende da ação de outra plataforma na internet. 

A criação de parcerias pode ser estabelecida entre os proprietários de um negócio, para que o link building traga aumento no tráfego de visitantes, influenciando na visibilidade das duas página. 

Em todo caso, as duas estratégias se complementam de modo ideal, justamente porque em ambos os casos é possível alcançar resultados e também porque construir uma ponte com outros bons sites na internet é uma excelente forma de ganhar posicionamento no Google. 

Como o SEO Offpage pode beneficiar o mercado industrial

A unificação de SEO Onpage e Offpage é essencial para o sucesso de um site na internet. Uma empresa focada em pintura industrial, por exemplo, pode facilmente investir na sua página e criar parcerias com outras indústrias do segmento. Uma das maneiras de estabelecer essa ligação com outras marcas do setor é apostar no guest post para aumentar o número de visitantes de um blog. 

O guest post é uma troca de conteúdos entre duas autoridades de um mesmo segmento, que juntas podem oferecer maiores conhecimentos para o público e influenciar positivamente no crescimento da empresa e de novos negócios. 

Sendo assim, você pode facilmente escrever um artigo para a página do seu parceiro e inserir o link para o seu site no decorrer do conteúdo, gerando a troca de tráfego entre as páginas. 

Outra forma interessante de aplicar o SEO Offpage para trazer benefícios para o seu negócio é apostar na técnica de co-marketing, onde duas empresas se aliam para a produção de um material interessante para o público-alvo. Isso inclui tanto e-books quanto podcasts, que podem ser feitos de maneira conjunta, gerando uma série de vantagens para as empresas. 

Entre elas, é possível dizer que o marketing de ambos os negócios são impulsionados, além de que as informações transmitidas para os clientes podem ser importantes, complementando uma explicação sobre alguns dos processos do setor. 

Assim, as empresas geram maior engajamento da parte do público, levando os consumidores do seu negócio para conhecer também as atividades oferecidas pelo estabelecimento parceiro. 

Tudo isso ainda pode ser potencializado com o uso do link building. Ao estabelecer uma ponte por meio da troca de links, dois ou mais sites amigos conseguem aumentar a relevância do seu endereço na internet. 

Nesse sentido, você deve priorizar a ligação com páginas que sejam bem-avaliadas, já que aquelas que não seguem os parâmetros do Google podem prejudicar o seu ranqueamento. 

Também é importante que você faça linkagem com sites que tenham sinergia entre as áreas, assim como as que possam interessar ao público das duas páginas. 

Esse tipo de cuidado ajuda no ranqueamento, garantindo uma avaliação mais positiva e, consequentemente, o crescimento dentro do ranqueamento nos buscadores. É preciso lembrar que o SEO é uma técnica que deve ser acompanhada constantemente para que não caia no posicionamento. 

Alguns dos endereços da web utilizados para o link building podem sair do ar, por exemplo, o que gera efeitos negativos na sua página. Sendo assim, você deve remover essa ligação ou fazer o redirecionamento para outro link, de modo a garantir a boa avaliação dos buscadores. 

Os diferentes conteúdos também passam por atualizações, assim como se descobre novidades, principalmente no que diz respeito aos parâmetros estabelecidos para um bom ranqueamento. 

Ou seja, se você quer manter a sua página nas primeiras posições de uma busca, não se esqueça de fazer modificações e complementar os materiais de acordo com o avanço do segmento. 

Por isso, as empresas parceiras devem investir em um relacionamento longo, buscando sempre oferecer ao seu público em potencial a disponibilização de novos materiais, que vão aumentar a autoridade das marcas e fazer com que elas cresçam na internet. 

Nesse sentido, o SEO Offpage não deve ter prazo estabelecido, e pode ser constantemente renovado para garantir melhores resultados para as empresas do mercado industrial. 

A importância do SEO para as empresas do mercado industrial

Depois de conhecer um pouco mais sobre o SEO e as suas frentes principais, é possível entender como essa técnica do marketing digital pode ser responsável por trazer mais clientes para um negócio. 

Marcar presença na internet hoje é essencial para empresas do mercado industrial, assim como para as de outros segmentos, justamente porque o mundo virtual se tornou parte da rotina da maioria das pessoas.

Isso quer dizer que antes de fazer uma compra em um estabelecimento físico, muitas delas vão para a internet pesquisar sobre o que estão precisando adquirir, de modo que ao realizar uma pesquisa online, elas visualizam os primeiros links do resultado da busca. Essas páginas serão, justamente, as que são bem avaliadas pelos buscadores, ou seja, aquelas que investem em SEO Onpage e Offpage. 

Sendo assim, é fundamental que o estabelecimento que deseja crescer na internet e alcançar novos clientes invista nas técnicas de otimização, que vão alavancar o posicionamento do link no mundo virtual e potencializar os seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.