Hoje, com a internet, a concorrência chega até você muito mais rápido, por esse motivo o seu negócio, seja ele qual for, deve estar sempre um ou dois passos à frente. Para te ajudar nessa trajetória é de extrema importância que você trabalhe o seu marketing com inovação.

O seu produto precisa ser interessante e seguir boas práticas para prender a atenção de quem o consome, hoje em dia basta um clique para que a pessoa encontre a sua concorrência.

Se você quer saber como conseguir chamar a atenção do seu público, confira abaixo algumas ações para tratar o marketing com inovação e conquistar um espaço no mercado!

A Primeira impressão é a que fica

Você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele deve ser levado a sério! E qual a primeira impressão que a pessoa tem do seu produto? É certamente a sua logomarca! 

Ao conhecer o seu site, Instagram, Facebook, Blog, E commerce, Startup, ou qualquer que seja o seu negócio, a primeira impressão será a sua logomarca. Por tal razão, a sugestão é que você invista em um logo inovador. Saia do comum, seja diferente.

Uma ótima dica é começar investindo em uma logomarca 3D, com ela você poderá mostrar a seu público que se preocupa em estar sempre inovando e levando o melhor a eles. E não apenas isso, um logo 3D tem a capacidade de refletir melhor o que sua marca representa, o que defende e quais são os seus propósitos.

Produza conteúdo na internet

Não importa qual o seu negócio, você deve produzir conteúdo na internet, e mais importante que isso, deve conhecer onde seu público te encontrará. Não importa com o que você trabalhe, você deve estar presente na internet e se destacar nela.

Acompanhe a era digital

Vivemos na era digital, onde tudo acontece nas redes. Se uma pessoa quer consumir um determinado produto, independente qual seja ele, ela fará sua busca na internet para ver indicações, avaliações, e quais são suas opções.

Por esse motivo, é de extrema importância estar presente nas redes. Como fazer para se destacar? Opte pelo marketing com inovação, até porque o marketing tradicional já está ultrapassado.

Conheça seu público-alvo

Primeiro você deve conhecer seu público, por isso é importante que crie uma persona, que é a representação do seu consumidor. A partir daí, escolha um ou mais canais para estar presente.

Saiba onde divulgar seu conteúdo

Se a sua persona preferir consumir conteúdo em vídeos, opte pelo marketing através de vídeos em canais como Youtube, Instagram e Facebook; Se o seu personagem preferir conteúdo em forma de texto, blogs e sites são uma ótima opção. Se for em áudio, hoje temos excelentes ferramentas de podcasts, além é claro do próprio youtube.

Entregue conteúdo de valor

No canal escolhido, faça tudo para ser destaque nele, vídeos de qualidade, um bom conteúdo orgânico, imagens que chamem atenção, uma boa narração, anúncios através do facebook ads, google ads, youtube, SEO (se for o caso de um site, blog ou youtube).

Outra dica importante é a humanização da marca. A ideia de humanizar a marca parte do princípio de torná-la mais próxima ao público, torná a mesma mais humana e compreensiva. 

Quando pensamos em uma marca, normalmente vem em mente a relação de compra e venda, e é justamente essa ideia fria que é quebrada quando humanizamos uma marca. 

Chame atenção do seu público através de um bom Storytelling, as pessoas tendem a se aproximar das marcas quando uma narrativa envolvente e emotiva é contada. Antes essa prática era utilizada muito na TV, hoje está presente nas redes sociais e quando bem utilizada torna-se viral.

Invista em engajamento orgânico nas redes sociais

Atualmente, cerca de 70% da população brasileira está conectada à Internet e a maior parte dessas pessoas usa pelo menos uma das redes sociais mais famosas, como o Facebook, Instagram ou Twitter.

Por isso, todas as empresas, seja qual for o tamanho ou segmento, devem aproveitar essas ferramentas para investir na produção de engajamento orgânico.

Existem muitas maneiras de fazer isso, mas a principal delas nas redes sociais é produzir conteúdo que entretenha os seus seguidores sem parecer que é uma ação de marketing tradicional.

Ou seja, em vez de produzir um conteúdo para vender o seu produto apenas, faça algo que seja realmente do interesse do seu público. Se você conseguir, pode até inserir o seu produto que as pessoas não acharão ruim.

Por exemplo, suponha que a sua empresa produza molho de tomate. É possível produzir um conteúdo como um teste “Qual tipo de pizza você é?”, que gerará um engajamento orgânico com as pessoas. Nesse teste, além de engajar os seguidores, você ainda despertará o desejo de comer uma pizza e comprar o seu produto para isso.

Veja a seguir algumas das vantagens de investir na obtenção de engajamento orgânico:

  • É mais barato;
  • Dá mais resultados;
  • Aumenta o alcance orgânico de outras ações;
  • Torna sua marca mais conhecida;
  • Estabelece uma relação com os seguidores.

Não tenha medo de ousar

Quando falamos de trabalhar o Marketing com inovação, isso significa não ficar preso aos limites tradicionais do que já foi testado e comprovado por outras empresas.

É claro que usar as redes sociais e produzir conteúdo na Internet são ferramentas úteis. Tanto é assim que nós indicamos o uso delas. No entanto, sua empresa não pode ter medo de ousar na hora de estabelecer uma campanha de Marketing com inovação.

Por isso, explore a possibilidade de utilizar campanhas fora do comum e estabelecer ações pouco usuais. No entanto, lembre-se de que não basta ser diferente só por ser. É importante ter um método e um objetivo. Comece estabelecendo o que você quer alcançar e o efeito que você quer que a sua marca tenha. Depois, pense numa estratégia para alcançá-la.

Um exemplo desse pensamento é o guru Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital no planeta. Quando ele lançou sua página no Brasil, ele sabia que precisava de muito tráfego brasileiro para que o seu site começasse a ranquear bem nas buscas nacionais.

Como tudo que ele queria era tráfego, ele criou uma campanha com várias modelos e influenciadores com o termo “Quem é Neil Patel?”. Isso levou as pessoas a pesquisarem por ele na Internet e cair no site dele. A estratégia é diferente e ousada, mas teve um objetivo e um método claro e, por isso, foi um sucesso.

Portanto, lembre-se que uma boa estratégia de marketing para chamar atenção do seu público é composta por uma variedade de canais e formatos, que maximizam a eficiência e o alcance dos conteúdos gerados.