O e-commerce B2B movimenta boa parte do comércio no Brasil, sendo um principal aliado das empresas que desejam se atualizar quanto às tecnologias de vendas.

Sendo assim, este tipo de canal promete trazer resultados para o sucesso do seu negócio, auxiliando nas buscas pela sua  indústria na internet. Vamos entender melhor o que é um e-commerce B2B, ver quais as vantagens desse tipo de negócio e suas tendências do momento. 

Para darmos seguimento no entendimento, o B2B é um termo americano para business-to-business, é referente a troca/venda entre duas empresas, diferente do B2C businees-to-customer, nesse caso é a empresa vendendo para uma pessoa física. 

No B2B são realizadas vendas volumosas, feitas de empresa para empresa, como por exemplo: um fabricante de cimento, vende para lojas de materiais de construção, ou no caso de um atacadista que vende lojistas, entre outros tipos de comércio.

Nesses casos não existe um ponto de venda, mas relacionamento e valores agregados. Por ser um modelo mais complexo, é preciso um relacionamento bem ajustado entre as empresas e muitas vezes duradouro.

É preciso confiança entre as empresas em questão do produto ou serviço oferecido ser de boa qualidade e se ele será realmente revendido. Com esse ciclo correndo naturalmente, faz com que haja um trato constante e rendimento lucrativos para ambas.

Esse tipo de mercado é atrativo, pois, consiste em ter uma precificação mais alta, por ser vendido em grande escala e é uma oportunidade de negócio em trazer resultados para o contratante. Relacionamento de longo prazo, como comentado antes, esse que deve ser dado a base de confiança e transparência de ambos lados. 

Vejamos o que é mais fácil: Vender para um consumidor que você não tem definido seu gosto, perfil, ou vender para uma empresa que já sabe bem qual o segmento que ela atua. 

Com a segunda opção, entende-se que vender para empresas, te dará um retorno maior  em questão da empresa ter um nicho que necessitará sempre daquilo que você oferece, assim a cada venda normalmente gerada em grande escala, faz com que gere receita previsível e escalável para seu negócio. Essas são algumas vantagens desse tipo de comércio.

Por esses motivos, pessoas vem pensando em abrir esse tipo de modelo de negócios. Veremos a seguir as tendências para esse tipo de canal de vendas, acompanhe.

E-commerce B2B no Brasil

A indústria 4.0 está tomando conta dos modelos de venda de produtos ou serviços no Brasil, sendo um dos principais recursos para negócios de sucesso.

Neste ano de 2020, uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) espera-se que este tipo de canal movimente mais 106 bilhões de reais com suas atividades, gerando aumento de empregos nas áreas do marketing digital, tecnologia e logística.

Neste sentido, muitas empresas terão que investir em técnicas criativas para alcançar mais clientes, além de se destacar entre os concorrentes dentro do espaço virtual. 

O Marketing Digital para indústria busca trabalhar estratégias para novos negócios, desenvolvimento também um espaço mais aproximado de clientes e alcance de um maior público-alvo.

A ideia de digitalizar seu canal de venda, apresentando benefícios que vão desde a melhor experiência do usuário até a redução de custos com múltiplas campanhas de marketing.

Ter tudo em um só canal permite que sua empresa tenha um diferencial competitivo, com tendências inovadoras para oferecimento e venda de seus produtos ou serviços. Antes de sair investindo em formas de digitalizar seu negócio, conheça seu público, levando em consideração o seu comportamento e suas atitudes.

As vendas B2B requerem um modelo de digitalização mais direto, inserindo seu negócio off no mundo digital integrado (ou não), pois isso vale a pena analisar o que abrange a demanda do seu cliente.

Quais tendências do e-commerce B2B em 2020

Com as informações de como estão as expectativas do comércio online das indústrias no Brasil, e os seus benefícios vindos desse marketing, é hora de conhecer as tendências que movimentarão este ano de 2020.  Vejamos as novidades tecnológicas para a “Era da Informação” das indústrias antenadas no e-commerce B2B:

Atendimento omnichannel

O atendimento multicanal ou omnichannel é um modelo de atendimento ao cliente que compreende diversos meios de comunicação, desde os mais tradicionais como telemarketing até os chatbot na plataforma virtual, conforme sites como vestsara e demais espaços online de empresas fornecedoras de produtos.

A ideia é encurtar laços, oferecendo um padrão de comunicação de sua fábrica até seus clientes, ou vice-versa. Com isso, você pode atualizar as ferramentas que já possui, entre elas as redes sociais, e-commerce e na utilização de mobile conforme sua demanda de produto.

Múltiplos assistentes virtuais

Obter um atendimento online de qualidade é um dos pontos fundamentais de um negócio, por isso, investir em assistentes virtuais que trazem este resultado é um ponto chave do sucesso para a sua empresa.

Neste ano de 2020 esta tendência será mais evidente, ainda mais com o uso da inteligência artificial que traz soluções para atendimentos mais ágeis e personalizados.

A aderência ao Whatsapp Business se tornou o queridinho entre os atendimentos personalizados dentro dos comércios onlines, eles se mostram de maneira mais acessível, bem ao topo da página, veja como fica na página de serviço seguro viagem.

Além disso, os chatbots no próprio site e o sistema de mensagem instantânea na rede social apresentam grandes resultados, em confiança e otimização de tempo para os funcionários da empresa.

Otimização de entrega 

A entrega é uma preocupação comum que afeta muito na credibilidade da empresa, por isso, vale a pena o investimento para melhorar essas transações.

Seja com uma plataforma de e-commerce ou em outros meios de venda, apostar em otimização de entrega nos canais de distribuição, garante um maior reconhecimento da sua marca.

Por esse motivo, avalie como está sendo a gestão desse recurso, aderindo em formas mais rápidas de entrega, levando em consideração a abertura de novos pontos estratégicos de entrega e recebimento de mercadoria.

Vantagens de usar o canal e-commerce B2B

Uma grande vantagem das vendas do e-commerce B2B é que a estimativa que ele alcance a meta de mais 6 trilhões de dólares neste ano de 2020, segundo a empresa global de pesquisa Frost & Sullivan.

Diante disso, a indústria que apostar neste canal vai obter resultados satisfatórios dentro do seu mercado, transformando este um diferencial entre seus concorrentes.

Contudo, as vantagens de usar esse tipo de canal de vendas, traz benefícios como:

  • Incluir aumento das comercializações dos produtos/serviços;
  • Potencialização do time de vendas;
  • Maior visibilidade da marca;
  • Vendas para comércio geradas em grande escala e para um nicho específico;
  • A padronização digital dos processos de vendas (visualização do catálogo online);
  • Redução de tempo nos processos de efetivação das vendas.

Agora que entendido como funciona e-commerce B2B, quais vantagens e quais as tendências que ele vem se envolvendo, veja se as dicas são aplicáveis para sua empresa e conte para a gente.

Esse artigo foi escrito por Leticia Kistner, Criadora de Conteúdo da Oblige.