Existem inúmeros tipos de negócios e em cada um deles é necessário traçar um estilo diferente de estratégia. A própria empresa será capaz, através do conhecimento de marca e mercado, de descobrir as melhores formas de estabelecer estas estratégias.
Porém, existem técnicas em comum aplicáveis a determinados segmentos e isso pode ser exemplificado através das estratégias de SEO para o setor da Business to Business (B2B), ou seja, empresas que tem como público-alvo outras empresas.
O setor de negócios B2B
Vender para empresas não é o mesmo que vender para consumidores e, por isso, nem todas as estratégias são a melhor opção para este tipo de negócio. As estratégias de rankeamento devem ser traçadas especificamente para o seu tipo de negócio, só assim será possível conquistar as primeiras posições do Google para alcançar novos clientes.
Por isso, se sua marca pertence ao setor B2B este conteúdo tem como objetivo te ajudar a definir quais são as melhores estratégias de SEO a serem desenvolvidas.
Processo de compra nas empresas
O processo de compra referente ao setor B2B costuma ter um ciclo muito mais longo, com um profundo processo de pesquisa realizado pelos compradores. Assim, diferentes níveis hierárquicos são acionados dentro das empresas até que a compra seja realmente finalizada.
Por isso, é indispensável que todas as etapas do funil de vendas sejam muito bem trabalhadas a fim de fazer o lead percorrer todo o processo até chegar finalmente à tomada de decisão.
Objetivos estratégicos de SEO para negócios B2B
Os objetivos estratégicos das empresas B2B devem estar sempre focados na captação e nutrição de leads. Para isso, é importante focar nos canais de comunicação, esse processo pode ser realizado através das redes sociais ou pelo próprio site da empresa.
Podemos dividir essa estratégia em dois segmentos que se relacionam, a arquitetura do site e a produção de conteúdo.
Arquitetura de site para negócios B2B
Uma estratégia imprescindível para o sucesso de sua estratégia é utilizar boas práticas de rankeamento para que o Google promova seu site. Algumas dessas boas práticas de SEO relacionadas ao setor B2B são:
- Velocidade de carregamento da página;
- Responsividade;
- Linkagem interna;
- Certificados de segurança.
Páginas de códigos simplificados, responsivas e com boa usabilidade ajudam o Google a se orientar, de forma que o processo de indexação dos conteúdos realizado por ele ocorre mais rápido. Assim, o buscador compreende que a experiência do usuário é uma das prioridades de sua página e a promove aos primeiros lugares de pesquisa.
Marketing de Conteúdo para o setor B2B
Outro fator essencial para o rankeamento de empresas B2B é a produção de conteúdo. Através dela é possível gerar um maior tráfego para seu site e educar o público estimulando o processo de compra e levando seu lead a evoluir no funil de vendas.
Para realizarmos um bom processo de produção de conteúdo, é importante estabelecermos alguns pontos como:
- A criação da persona envolvida no processo de compra do setor B2B;
- Seleção de palavras-chave interessantes ao serviço fornecido;
- Blog posting;
- Social Media;
- Link Building;
- Guest posting.
Alguns desses processos podem ser semelhantes para os diferentes tipos de negócio, mas é importante se atentar as mudanças necessárias ao setor B2B. A criação da persona, por exemplo, precisa levar em conta todas as pessoas envolvidas no processo de compra das empresas. Não adianta se comunicar com apenas um setor que realiza a tomada de decisões.
Por fim, é importante que as empresas também estejam atentas a sua própria promoção. Não adianta apenas publicar conteúdos, é preciso aumentar o alcance dele através dos diferentes canais como redes sociais, email marketing ou link building gerando, assim, um aumento no tráfego e público. A estratégias precisam ser adequadas a demanda de cada empresa, priorizando sempre uma abordagem de acordo com seu modelo de negócios e público-alvo.
Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a Mister Postman.