O fogão industrial é o produto ideal para quem procura mais potência, robustez e durabilidade na cozinha. Com ele, é possível preparar vários pratos ao mesmo tempo e de forma rápida, o que é fundamental para quem busca eficiência no dia a dia.

Por isso, o fogão industrial é o eletrodoméstico perfeito para restaurantes, cozinhas profissionais, fazendas, para quem faz comida para vender ou mesmo para quem costuma servir grandes refeições em casa. Sua cozinha estará equipada com o melhor aparelho, garantindo agilidade e bons resultados.

Quais as vantagens do fogão industrial?

O fogão industrial oferece diversas vantagens, a começar pelas chamas, que são mais potentes do que as de fogões convencionais. Por conta disso, fogões industriais são capazes de preparar os alimentos mais rapidamente, otimizando tempo na cozinha e garantindo uma comida saborosa.

A durabilidade do eletrodoméstico também é outro benefício, já que a estrutura em ferro e aço o torna ainda mais resistente, aumentando sua vida útil. No que diz respeito ao design, há diferentes modelos para você escolher.

É possível encontrar, por exemplo, fogões industriais com uma ou mais bocas, com ou sem forno, com designs diferentes e outras funcionalidades. Tudo para que você adquira o fogão que mais atende às suas necessidades e que valoriza a decoração da sua cozinha.

Por fim, vale ressaltar que o fogão industrial possibilita ainda uma economia significativa de gás em relação a outros tipos de fogão.

Modelos de fogão industrial

Os fogões industriais estão disponíveis em dois modelos: de piso, que é colocado diretamente sobre o chão da cozinha, e de embutir, que pode ser instalado sobre uma bancada apropriada para recebê-lo.

O fogão de piso é o mais comum e, de forma geral, pode ser instalado em diferentes tipos de cozinha. Neste caso, basta que a intenção seja adquirir um aparelho mais robusto, como o fogão industrial.

O fogão de embutir, por sua vez, é mais indicado para cozinhas planejadas ou moduladas, já que as medidas do eletrodoméstico devem corresponder ao espaço reservado a ele. Isso porque este modelo pode ser embutido em armários ou pias, ficando suspenso e otimizando o espaço do cômodo.

Como escolher um fogão industrial

Para escolher o fogão industrial, analise, em primeiro lugar, a quantidade de bocas ideal para as suas necessidades. 

Por exemplo, o fogão industrial de 1 boca, assim como o fogão industrial de 2 bocas, são indicados para pequenas lanchonetes ou para cozinhas domésticas.

Já o fogão industrial de 3 bocas e o fogão industrial de 4 bocas apresentam tamanho médio e são ótimas opções para quem precisa cozinhar mais refeições ao mesmo tempo, como acontece em restaurantes, fazendas e outros estabelecimentos comerciais.

Porém, se a demanda for ainda maior, vale contar com um fogão industrial de 5 bocas ou com um fogão industrial de 6 bocas, que possuem mais chamas e garantem agilidade no preparo dos alimentos.

Também é importante observar se você precisa de um fogão industrial com forno. A vantagem é que até mesmo os fogões menores, como os de 2 bocas, podem contar com forno, por exemplo. Ou seja, você não precisa comprar um aparelho grande para desfrutar dessa facilidade.

Vale ficar atento também à pressão das chamas. Aparelhos de alta pressão não possuem reguladores, portanto as chamas do fogão industrial  possuem todas a mesma potência. 

Os de baixa pressão, no entanto, permitem regular a intensidade das chamas, aproveitando melhor o gás e possibilitando o preparo de alimentos em fogo baixo.

Avalie ainda se o fogão industrial tem chapa, acessório importante para o dia a dia na cozinha profissional.

Por fim, o material dos fogões é outro fator que pode variar, já que, além da estrutura de ferro, eles podem receber uma cobertura de inox, que garante ainda mais estilo.

Agora que você já sabe tudo sobre fogões industriais, basta ter em mente as suas necessidades e comprar o aparelho ideal para você! Aproveite!