A decoração de um ambiente está em cada detalhe inserido, inclusive, no teto. Os modelos de rebaixamento de gesso são elementos que podem transformar um cômodo. 

Os rebaixamento que antes eram vistos, tradicionalmente, nas salas, hoje estão nas cozinhas, banheiros e quartos.

Para acertar na escolha entre os tipos de rebaixamento de gesso, é importante pensar no conjunto iluminação, móveis, cortinas, etc.

O pé direito também é uma detalhe importante no planejamento para fazer o acabamento em gesso.

Se você vai construir ou planeja reformar sua casa e quer usar um dos modelos de rebaixamento de gesso, continue lendo e confira algumas dicas para ter o melhor resultado.


Veja também:


Modelos de rebaixamento de gesso mais usados

Escolher entre os modelos de rebaixamento de gesso pode ser um pouquinho mais difícil, mas é uma tarefa muito prazerosa.

Ao optar por esse acabamento, você pensa na iluminação do espaço, que um item ligado diretamente ao tipo de rebaixamento de gesso, nos detalhes da parede — boiserie ou papel de parede?

O rebaixamento de gesso pode dar a impressão do cômodo ser mais espaçoso, bem iluminado e ter dar o toque de estilo no décor que vai refletir sua personalidade. 

Destacamos a seguir, os principais modelos de rebaixamento de gesso e fotos para mostrar ambientes prontos e com diferentes estilos. Confira!

1. Rebaixamento de gesso com dilatação simples

(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim).

É um dos modelos de rebaixamento de gesso mais utilizados. É simples e faz um acabamento bonito e sem rebuscamentos. 

Sua principal característica é que o forro não encosta na parede, dando a impressão de que o rebaixamento está flutuando.

Esse vão entre o gesso e a parede é chamado de tabica e pode ser aproveitado para inserir uma iluminação indireta, criando um ambiente mais aconchegante.

A tabica também contribui para a preservação desse modelo de rebaixamento de gesso dando um espaço para a dilatação do material e evitando que surjam trincas.

Em ambientes com o pé direito mais baixo e espaço pequeno, como em alguns apartamento, o rebaixamento de gesso pode diminuí-lo ainda mais. 

Porém, o modelo de dilatação simples quando bem executado consegue imprimir um efeito de amplitude que valoriza o ambiente. 

2. Rebaixamento de gesso com moldura

A moldura era um dos modelos de rebaixamento de gesso mais utilizados, mas o rebuscado dos acabamentos cheios de voltas deu espaço aos cortes mais retos e minimalistas.

Porém, as molduras voltaram acompanhadas dos rodatetos com linhas mais retas que complementam o formato natural do ambiente.

Sem curvas e textura, esse tipo de rebaixamento de gesso cria ambientes do clássico ao moderno, sem pesar na estrutura.

Pelo contrário, o rebaixamento com molduras pode compor o acabamento da área da cortina, por exemplo, escondendo o franzido do topo e valorizando o tecido.

O segredo para usar esse modelo de rebaixamento de gesso é fazer um conjunto entre moldura e rodateto proporcionais que não “rouba” mais espaço do que o necessário para fazer o acabamento.

3. Rebaixamento de gesso com sancas

(Foto: Avso.org).

O  modelo de rebaixamento de gesso com sanca é um das tendências atuais desse tipo de acabamento.

Ele traz um ar moderno e contemporâneo para a decoração com recortes bem planejados combinando sempre com a iluminação — spots embutidos, pendentes e luminárias. 

O formato do recorte da sanca de gesso pode ser reto, acompanhando o desenho do ambiente ou pode trabalhar desenhos em curvas, por exemplo, em casas com décor mais contemporâneo.

O segredo para esse tipo de rebaixamento de gesso não ficar “demais” é definir o estilo que você quer imprimir no ambiente e escolher um padrão para o corte da sanca. 

Foto: ideiasdecor.com.

Existem três modelos de sanca: o fechado, o invertido e o aberto. Fazendo a abertura na parte central o espaço parece maior. Já nas laterais é possível valorizar um revestimento ou papel de parede diferente, acrescentando uma iluminação especial. 

4. Rebaixamento de gesso com faixas de luz

Foto: cfnow.com.br.

As decorações mais modernas combinam perfeitamente com o modelo de rebaixamento de gesso com faixas de luz.

As faixas podem montar sequências paralelas ou ser apenas uma faixa em sentido único. O que dá mais charme para esse tipo de rebaixamento é a inserção de luzes nos vãos que valorizam o desenho projetado.

O desenho das faixas pode extrapolar o teto e se unir a parede, criando um efeito visual incrível.  A ideia é focar em uma parte do ambiente, valorizando uma porção dele.

Uma faixa única que passa pelo espaço de ponta a ponta completa o conceito de uma decoração mais minimalista. A iluminação pode ser reforçada com luminárias para não perder o aconchego da luz indireta.

Foto: Casa Cor Paraná.

Esse modelo de rebaixamento de gesso é versátil e pode ser usado em sala, nos hall de entrada de casas/apartamentos e até mesmo na cozinha. 

Escolhendo o tipo de rebaixamento de gesso ideal?

Tem dúvidas sobre qual dos modelos de rebaixamento de gesso usar no projeto da sua casa? Nessas horas um arquiteto é seu melhor conselheiro. Ele pode orientar toda a decoração e estruturação do ambiente e propor o acabamento de gesso ideal. 

Os móveis que vão compor a decoração também devem acompanhar a proposta de decor do ambiente para valorizar todos os detalhes do espaço.

Este texto foi escrito pela equipe da Marelli, líder em mobiliário corporativo no Brasil que oferece uma solução completa em cadeiras para escritório, móveis para escritório, divisórias para ambientes.