Muita gente se pergunta se franquia é interessante para empreender. Afinal, são muitas marcas no mercado e o setor não para de crescer. Mas isso não é suficiente, concorda?
Claro, ter um setor em alta e várias opções de negócio mostram que este modelo é relevante. Só que ele precisa ser relevante para você.
A seguir, explicamos melhor o que isso quer dizer. Continue lendo para saber!
Como saber se uma franquia vale a pena?
Uma franquia é um modelo de negócio em que você vai reproduzir uma empresa que já existe. Ou seja, você vai abrir uma nova unidade da marca que escolher.
O McDonald’s, por exemplo, é um modelo de franquia. Suas unidades pelo mundo foram abertas por pessoas que se interessaram pelo negócio e se tornaram franqueadas.
Isso tudo quer dizer que, abrindo sua franquia, você terá que respeitar todo o modo de fazer da marca.
A empresa vende hambúrgueres? Então, você poderá vender apenas hambúrgueres! Nada de acrescentar cachorros-quentes e tapioca ao cardápio.
Essa padronização no modelo de franquia é importante para garantir que os clientes vão encontrar o que esperam no negócio. Inclusive, essa é uma das vantagens do franchising: o cliente confia na marca, porque já sabe o que ela entrega. Por isso, o potencial de vendas do negócio é melhor.
Então, para abrir uma franquia, você precisa estar disposto a seguir o padrão da marca. Se isso não for um problema, um negócio deste tipo vale, sim, a pena.
Até porque, como citamos, você vai contar com a confiança do consumidor. Além disso, só vai precisar reproduzir os modos de fazer da marca. Esse passo a passo predefinido diminui as chances de erro com a empresa.
Ao mesmo tempo, quem abre uma franquia tem total suporte da franqueadora. Com treinamento, escolha do ponto comercial, contratação de pessoas, dicas para operação etc.
Dessa forma, é um negócio mais seguro, pois sempre haverá a quem recorrer caso algo aconteça.
Qual a melhor franquia para empreender?
Agora que você já sabe quando uma franquia vale a pena, é hora de dizermos em qual você deve empreender.
A resposta para essa dúvida não é simples. Afinal, são mais de três mil marcas de franquias no Brasil.
Para optar pela melhor, você precisará considerar alguns pontos. Começando pelo que você quer fazer.
É essencial escolher uma franquia que combine com o seu perfil. Você precisa se identificar com a marca e querer trabalhar com o que ela oferece. Assim, seu entusiasmo vai se manter em alta, facilitando o trabalho do dia a dia.
Outro ponto importante é entender como está seu mercado local. A franquia que você vai abrir tem que ter público na sua região. Além disso, os concorrentes não podem ser muitos, ou então você pode ter dificuldades de se estabelecer.
Por último, avalie com cuidado as franqueadoras. Ou seja, as donas das marcas de franquias. O ideal é conhecer várias delas e comparar suas opções.
Uma boa franqueadora tem bom histórico e oferece suportes completos ao franqueado. Para saber se a marca trabalha assim, você pode pesquisar bem sobre ela. Pode ainda conversar com os franqueados da empresa, que ficam listados na COF (Circular de Oferta de Franquia).
Com esses cuidados, sem dúvida você vai encontrar a melhor franquia para você empreender.