Se você é um dos responsáveis pela gestão da sua empresa, provavelmente vai concordar que gerar novas possibilidades e alternativas para as organizações traz também uma série de desafios. Muitos empresários buscam por ferramentas capazes de otimizar seus processos e apresentar resultados expressivos para uma boa gestão, e a melhor e mais lógica alternativa encontrada são os sistemas ERP.

Esta solução reduz o tempo e o desgaste gerado durante os processos administrativos e otimizam toda a gestão do seu negócio. Mesmo compreendendo isso, você realmente sabe o que é e o que um ERP pode fazer pela sua empresa? 

Continue a leitura!

O que é um ERP?

O sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Planejamento de Recursos da Empresa, é um software que organiza o fluxo de informações entre as diferentes atividades da organização, cuidando dos processos diários de forma contínua e organizando os dados em um único local.

É importante lembrar que esse recurso nasceu com o conceito básico de organizar o trabalho das empresas, mas apresenta muitas outras vantagens. Com esta solução, fica mais prático consultar, analisar, controlar, e tirar conclusões claras e precisas para tomada de decisões estratégicas em seu negócio.

Veja outros benefícios:

  • Integração de operações e departamentos;
  • Redução no tempo gasto com processos gerenciais;
  • Melhor administração de estoque;
  • Extinção de processos arcaicos;
  • Otimiza os processos de logística;
  • Controle e padronização dos processos;
  • Contribui para fluxo de comunicação interna;
  • Maior produtividade

Tipos de ERP: físico e Web

Ao optar por um ERP, todo gestor precisa decidir entre armazenar o software em nuvem ou em computador local, o que pode gerar muitas dúvidas. Para que você não fique indeciso, e possa tomar uma decisão assertiva, separamos as principais diferenças entre ambos. Veja:

Físico (local)

A instalação desse tipo de sistema ocorre fisicamente no hardware e nos servidores da própria empresa, sendo gerenciado pela equipe de TI da organização. Esse ERP exige investimentos em infraestrutura para atender os requisitos de instalação do software.

Web (nuvem)

disponibiliza as informações em tempo real, através da internet, permitindo que a empresa possa acessar informações de diferentes setores e dispositivos, apenas com login. Esse sistema elimina a necessidade de investimentos em estruturas robustas para suportar o software, já que todos os dados do programa são alocados na nuvem. Além disso, o web ERP possui um melhor custo benefício, tendo um investimento menor que um ERP físico. 

Por que utilizar um ERP específico para o meu segmento?

Mesmo sabendo que um sistema de gestão  voltado para o setor empresarial, é importante lembrar que cada negócio possui processos diferentes e a sua empresa poderá exigir um ERP personalizado para atender necessidades e características específicas do seu segmento.

Um exemplo de sistema de gestão integrado desenvolvido para um segmento determinado é o software de gestão 100% web para reformadoras de pneu, e funcionalidades específicas para empresas de recapagem de pneus, possui base de dados pronta para uso imediato (pneus, bandas, custo de produção e plano de contas).

ERP personalizado

Alguns módulos e configurações dentro do sistema são genéricos para qualquer segmento empresarial, porém, na solução web ERP, o foco de todos os processos são específicos para reformadores de pneus.

Há ainda o exemplo de outros segmentos que podem utilizar um ERP personalizado, como distribuidoras, serviços e indústrias de diferentes ramos. Já que tocamos no assunto, sua empresa usa algum sistema integrado para gestão? Qual é a ferramenta que sua empresa utiliza atualmente?

Soluções ERP

Ter um software totalmente web e funcionando em nuvem, que oferece ganhos extraordinários, como garante mobilidade e independência a qualquer gestor para verificar informações e fazer análises rápidas e visuais de qualquer lugar, viabilizando tomada de decisões administrativas mais rápidas, não precisa investir em servidores físicos e HDs de backup, já que a nuvem elimina a necessidade de realizar backups automáticos.

Com um sistema de gestão é possível revolucionar de imediato os processos gerenciais, visto que é multiempresas e multiprocessos, podendo te oferecer controle a autonomia em diferentes processos e empresas, em tempo real e sem precisar de uma quantia gigantesca de planilhas no Excel. E claro, chega das pilhas gigantes de papéis!