//Gestão financeira: 4 erros que podem comprometer sua empresa

Gestão financeira: 4 erros que podem comprometer sua empresa

Anda tendo dores de cabeça com a gestão financeira do seu negócio? É bem comum ouvir gestores se queixarem de problemas como não saberem o motivo de venderem muito e mesmo assim continuarem fechando o mês no vermelho. Normalmente, isso acontece em meio a erros clássicos de gestão.

Se este é o seu caso, este conteúdo será muito válido para você. Afinal, iremos falar sobre as principais armadilhas de gestão financeira, erros que podem comprometer toda a sua empresa. Saber identificar as falhas em sua gestão financeira é o primeiro passo para melhorar seus resultados. 

Continue a leitura.

1 – Não controlar o fluxo de caixa

Quando um gestor não possui um conhecimento no mínimo básico sobre as informações essenciais do negócio (por mais incrível que isso pareça), é bem provável que o mesmo tome decisões às cegas, o que pode prejudicar e muito o sucesso da empresa.

Esse é o caso das empresas que não adotam o fluxo de caixa. Além de verificar o que já passou, essa solução serve para planejar o futuro, visto que é responsável por controlar cada centavo e gerar informações importantes sobre valores disponíveis, receitas mensais e principais despesas do negócio.

Com um fluxo de caixa controlado com eficiência e precisão, é possível extrair dados estratégicos sobre o histórico de pagamento dos funcionários e fornecedores. Isso leva ao gestor mais possibilidades, com uma base sólida e segura para realizar projeções e tomar decisões.

Atualmente, os gestores podem contar com ferramentas que automatizam esse controle. Ao invés de alimentar o fluxo de caixa à mão, seja na planilha de excel ou em outro sistema, no software de gestão online, ele fará isso de forma mais prática, rápida, precisa e segura.

2 – Vincular contas pessoais com as empresariais

Esse é com certeza um dos piores erros que um gestor pode cometer. Não separar as contas pessoais das empresariais pode levar a organização a falência. Isso, devido aos inúmeros problemas que surgem com o descontrole financeiro gerado por conta deste erro.

Esse descontrole pode ser identificado por meio do fluxo de caixa da empresa. Já que, quando o gestor retira dinheiro sem fazer um controle, ele deixa o negócio sem recursos suficientes para arcar com os custos. Daí é comum encontrar duplicatas em atraso, pagamentos de juros elevados e o mais preocupante: precisar vender patrimônio pessoal para colocar as despesas da empresa em dia. 

Nada disso aconteceria se a empresa contasse com uma gestão financeira eficiente. O que fazer? Felizmente, existem soluções online para otimização de todo o controle financeiro da empresa. Clique aqui e saiba mais.

3 – Não verificar corretamente o desempenho da empresa

Como você faz para descobrir se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo? Ter essa resposta na ponta da língua é essencial para saúde financeira da sua empresa.

Para registrar gastos e ganhos de maneira detalhada e precisa é necessário uma análise correta das informações. Uma gestão financeira eficiente deve considerar ações de controle, planejamento e análise das atividades financeiras da empresa.

Com um software de gestão online, é possível acessar em qualquer momento todos os dados e informações relevantes da atual situação do seu negócio. Com isso, você saberá, com métricas exatas, como anda o funcionamento de toda a organização.

4 – Vender por preço errado

Uma pergunta muito recorrente, principalmente na falta de uma gestão eficiente e precisa, é como calcular o preço correto de venda de produtos e serviços.

Na falta de informações, relatórios e dados, muitos empreendedores definem seus preços apenas observando o mercado e comparando com concorrentes, sem considerar todos os custos de maneira detalhada. Isso pode prejudicar muito o lucro do seu negócio.

Conhecer todos os custos de maneira detalhada é o primeiro e um dos mais relevantes passos para melhorar a situação financeira de uma empresa. Isso, porque a partir disso, é possível tomar decisões mais assertivas, tanto em relação a preços quanto a produtividade, busca de novos fornecedores, entre outros.

Resumidamente, conhecer a situação financeira da empresa de maneira detalhada e controlar dados, valores e informações com precisão, farão a sua gestão ser otimizada e com isso alcançará resultados melhores.

Para controlar tudo isso o mais recomendado é contar com uma solução específica, como um web ERP, que além de integrar todos os processos da sua empresa em um único local, irá automatizar todo o fluxo de dados financeiros da sua empresa.

Você terá a informação que quiser, a qualquer momento e em qualquer lugar. Basta estar conectado à internet e pronto, otimize sua gestão financeira.