Na hora de escolher um bom plano de hospedagem de site, saber o que procura é essencial e pode te livrar de gastos desnecessários ou até mesmo de problemas entre sua aplicação e plano escolhido. Por isso, a necessidade de entender alguns termos que a maioria das empresas de hospedagem no Brasil e no mundo utilizam. Isso vai lhe ajudar bastante quando estiver navegando nos sites destas empresas, pesquisando e fazendo comparações entre seus planos.

Entendendo o termo Hospedagem

De imediato nosso cérebro tende a associar com uma casa, hotel ou pousada. Para facilitar, vamos continuar nesta mesma linha de raciocínio, mas ao invés de pessoas esta hospedagem acomodará sites. Toda sua estrutura como, arquivos de FTP, banco de dados e contas de e-mail que a maioria dos sites utilizam hoje em dia, vão ficar hospedados na empresa que você escolher. Definindo de forma simples: Hospedagem é a casa do seu site.

Hospedagem de Site

Dessa forma, fica muito mais simples entendermos estes termos, um plano de hospedagem pode ser associado com uma casa e seus hospedes são os sites. Uma hospedagem compartilhada nada mais é do que uma casa que compartilha seu espaço com várias pessoas, no caso, vários sites.

Os recursos daquele servidor compartilhado serão divididos entre todos os sites que nele estão hospedados. Uma especificidade desta categoria, é que a maioria dos planos são muito engessados, ou seja, você precisa ter muito bem definido o que precisa, como a quantidade de:

  • Espaço em disco
  • Memoria
  • Tráfego

E então somente depois, ver se aquele plano se encaixará dentro das suas necessidades, como os recursos do servidor são divididos entre outros clientes, geralmente essas configurações não poderão ser alteradas. E no caso de uma necessidade maior de recursos, será sugerido pelo seu provedor um upgrade de plano.

Esta categoria é muito utilizada por quem está começando a construir uma aplicação ou site, por ser de fácil utilização e não precisar de muitos recursos. Sem falar no custo-benefício, que é a melhor parte para quem ainda não tem grana pra investir e a opção mais viável é uma hospedagem de site barata.

Cloud Gerenciado

No caso do Cloud Gerenciado, podemos seguir a mesma linha de raciocínio da casa, porém não será necessário compartilhá-la com ninguém, e ainda melhor, vai poder montar/construí-la do seu jeito. De acordo com seu projeto e recursos necessários. Esta opção é mais viável para quem já possuí um capital inicial para investimento, pois o custo é um pouco maior do que o convencional.

Pontos positivos:

    • Controle completo sobre todas as configurações e recursos do servidor.
    • Gerenciamento completo, você não tem preocupação com configurações, segurança e backup.
  • Escalável de acordo com sua necessidade

Se está pensando em um site simples para mostrar seus serviços, como descrições de produtos, fotos e etc… Uma hospedagem de site pode ser uma excelente escolha. Agora se o que pretende é montar uma plataforma mais complexa que terá muitos acessos simultâneos, uma carga alta de tráfego e um consumo grande de memória, comece a pensar em um Cloud gerenciado.

Em suma, a escolha de um Cloud gerenciado é uma solução simples com todo o apoio técnico e backup que você precisa para alavancar os seus projetos.