A atividade industrial consiste no processo de produção que tem como objetivo transformar matérias-primas em mercadoria. Essa atividade pode ser desenvolvida através do trabalho humano e por meio de máquinas, o que tem sido cada vez mais comum nas companhias.

Essas atividades são classificadas conforme o foco de atuação da empresa, geralmente divididas em três grupos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

Com o início da Revolução Industrial no século XVII, o desenvolvimento de atividades de produção de bens foi impulsionado em todo o mundo, especialmente no Brasil e esse impacto é vivenciado até hoje no país, onde atualmente operam diversas fábricas e organizações com esse foco.

Para entender melhor como funciona o mercado industrial brasileiro, é importante conhecer a fundo os tipos de indústria que estão aqui instaladas e quais são os seus focos de produção. 

Você conhece os principais tipos de indústrias no Brasil? Caso não saiba, não se preocupe, a finalidade do artigo de hoje é apresentar quais são as classificações industriais presentes no país. 

Abaixo, preparamos uma explicação sobre as organizações fabris em nosso território. Ficou interessado? Então não deixe de acompanhar. Boa leitura! 

Indústria de bens de produção

A indústria de bens de produção se trata basicamente das empresas industriais que se dedicam à produção de matérias-primas e recursos. Que posteriormente são utilizados por outras companhias que transformarão esses componentes em produto final, prontos para serem comercializados.

Indústria de bens de consumo

O segundo tipo de indústria no Brasil é chamada como bens de consumo. Neste caso, são as empresas que transformam as matérias-primas e recursos em um produto final, oferecido ao consumidor, como citado anteriormente

Dentre esses produtos finais estão bebidas, alimentos, tecnologia, produtos têxteis, entre uma infinidade de categorias. Tudo isso para que o consumidor final tenha um leque ainda maior de opções e possibilidades para solucionar as suas determinadas necessidades.

Indústria de bens de capital

O terceiro tipo de indústria no Brasil é a indústria de bens de capital. Ela é responsável por produzir maquinários e equipamentos para outras fábricas. Sendo de grande importância para o setor. 

Esse tipo de indústria tem um papel fundamental para o desenvolvimento das empresas, visto que as fábricas necessitam de máquinas e equipamentos para produzirem suas mercadorias. 

Outros tipos 

Além dessas indústrias que acabamos de mencionar, há outros segmentos industriais que são essenciais para o país. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Indústria energética: que se dedicam à produção de energia ou de combustíveis.
  • Indústria alimentícia: focadas no setor agropecuário e alimentício, produzem bebidas e comidas.
  • Indústria de construção civil: segmentadas em construções de casas, edifícios e restaurações de imóveis e terrenos. 
  • Indústria informacional: se dedica à produção de softwares e outros tipos de tecnologias, são classificados como polos tecnológicos. 

Bom, agora que você já sabe tudo sobre as indústrias brasileiras, que tal acompanhar mais novidades no nosso site? Conte para gente o que achou nos comentários. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados