Uma das etapas mais desafiadoras e satisfatórias da carreira de um profissional, é a transição para um cargo de liderança. 

Se deparar com o gerenciamento de uma equipe pela primeira vez pode ser um pouco assustador, mas não se preocupe, no artigo de hoje iremos mostrar algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. 

O assunto liderança, é algo que está sempre em discussão nas empresas e no imaginário de muitos empreendedores. Citada sempre como uma característica importante para qualquer profissional, muitos se questionam sobre como ser um bom líder.

Essa dúvida aumenta conforme o crescimento da empresa e quando os empreendedores começam a lidar com responsabilidades cada vez maiores, como por exemplo: a contratação de novos funcionários, o gerenciamento de equipe e as cobranças que devem ser feitas. 

Muitas pessoas acreditam que existe uma fórmula secreta para ser um bom líder, no entanto ser líder diz mais sobre quem você é do que quem busca ser. Se ficou interessado e deseja boas dicas de liderança, então não deixe de acompanhar. 

Saiba ouvir e esteja aberto a sugestões

Ao contrário do antigo estereótipo de chefe durão e de pouco diálogo que apenas manda e não escuta ninguém. Um bom líder está sempre disposto a ouvir tudo que pode contribuir para melhorar as coisas na empresa, independente de idade ou cargo. 

Ser do tipo arrogante e insolente, que  não aceita opiniões alheias e acha que não tem mais nada para aprender, é algo que não cabe mais em nenhum ambiente de trabalho.

Por isso, lembre-se de estar com olhos, ouvidos e coração sempre abertos. Seja atencioso com as pessoas e esteja disposto a compartilhar informações com os seus liderados. Um líder que é um bom ouvinte sempre será bem-visto e procurado por todos. 

Seja exemplo

O bom líder é aquele que consegue contagiar seus liderados para que busquem, juntos, os principais objetivos de uma empresa. Não basta apenas um discurso motivacional, mas sim o exemplo na prática. O líder é o espelho da equipe, então deseje sempre o melhor. 

É importante que o exemplo ocorra da forma mais natural possível. Não faça por obrigação ou  apenas porque as pessoas estão vendo, mas sim porque você acredita que é o melhor a ser feito.

Passe segurança para sua equipe 

Muitos gestores podem intimidar sua equipe apenas pela posição que ocupam, porém, líderes que são comprometidos com a sua equipe, buscam sempre encorajar e motivar seus funcionários.

Passar segurança e fazer com que sua equipe sinta-se acolhida é essencial para alcançar grandes resultados. Quando isso acontece eles farão tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.

Compartilhe conhecimento  

Compartilhar dicas e caminhos para o sucesso é uma arte para poucos. Por esse motivo, grandes líderes se destacam quando dividem suas experiências com quem está iniciando a jornada.  

Quando se está em uma posição de destaque, as pessoas levarão suas lições para sempre. Por isso compartilhe somente o que conhece, com isso além de ser um grande líder será um ótimo mentor.

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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