A inflação industrial afeta diretamente os custos de uma companhia, pois eleva os preços dos insumos, dos itens e equipamentos, adquiridos por ela. Um evento que, obviamente, tende a se refletir de modo negativo em seu caixa.

Por essa razão, é necessário que os controladores de uma indústria fiquem atentos a esses indicadores, para que possam se preparar e organizar a estrutura de seus negócios para lidar com suas possíveis variações.

Leia o artigo e descubra como monitorar a inflação industrial e entenda a importância dessa tarefa!

Principal índice de inflação na indústria

Embora existam diversos índices e indicadores úteis para a verificação da variação de preços no Brasil, quando levamos em consideração as atividades comerciais e produtivas, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), pode ser tido como o mais relevante graças a sua precisão.

Isso acontece porque esse índice mede diretamente a oscilação dos preços praticados por indústrias de transformação e extrativas. Para que o IPP de fato reflita os fatores mais atuais que incidem sobre os preços praticados pela indústria, ele não considera tributos, como o Imposto de Renda.

É importante ressaltar que a indústria extrativa é a responsável pela comercialização de matérias-primas, como o aço e que a indústria de transformação trabalha esses insumos para a elaboração de bens, como as máquinas e suas diversas peças, como engrenagens e mancais.

Como essas companhias são indispensáveis nas etapas produtivas de outras fábricas e empresas, podemos dizer que monitorar o IPP é o meio mais eficiente de verificação da inflação industrial. Afinal, qualquer variação no índice tende a afetar a economia como um todo.

Taxas recentes de inflação na indústria

A pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, acabaram por paralisar a produção de muitas indústrias, reduzindo assim a oferta de alguns bens. Esse fato somado a injeção de crédito no mercado, feita pelo governo para incentivar a economia, acabou afetando o preço de insumos e produtos, elevando a média do IPP.

Em outubro de 2020, o índice alcançou 3,40%. Esse alto valor faz com que a inflação industrial tenha subido 17,29% apenas neste ano segundo dados apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Porque monitorar a inflação na indústria é tão importante

Obviamente, esse aumento da inflação industrial, tende a se refletir nos preços praticados por todas as indústrias. De modo que, para lidar com essa elevação de gastos, as companhias vão precisar aumentar os preços de seus produtos ou cortar custos.

A grande questão é que, ao acompanhar o IPP, os gestores da indústria podem compreender de forma antecipada futuros padrões para a oscilação de preços. O que abre espaço para que a adequação do negócio a períodos mais complexos ocorra de um modo mais positivo, reduzindo as chances de que grandes prejuízos ocorram.

No cotidiano de uma produção na indústria, prejuízos significantes podem ocorrer quando investimentos importantes em manutenção de equipamentos, suprimentos de qualidade e segurança são racionados.

Embora o aumento da inflação industrial represente uma elevação nos custos de uma companhia, esse fator pode ser atenuado por meio do uso mais eficiente dos recursos industriais, com adesão às soluções da indústria 4.0, por exemplo.

Portanto, é interessante que os gestores se mantenham atentos a situação econômica do país e a índices como o IPP, para que eles sejam capazes de preparar suas indústrias para auferir bons resultados mesmo em situações adversas!

Agora que você sabe como acompanhar a inflação industrial e entende a importância dessa tarefa, continue acompanhando o blog e descubra como fazer a gestão industrial de recursos para garantir os bons resultados da companhia!

 

Sugestões

Palavra-chave: inflação industrial

SEO Tittle: O que é inflação industrial e qual a importância de acompanhar?

Meta description: Você gostaria de preparar melhor sua companhia para a inflação industrial? Leia o artigo e descubra como acompanhar seu principal indicador!