Meta: Você sabe o quanto que a identidade visual é importante para a indústria? Os clientes formam a primeira opinião a respeito do seu negócio a partir dela. Saiba mais!

A identidade visual para indústria é uma amostragem do que é sua empresa, afinal, quem já não ouviu a frase “a primeira impressão é que fica”? 

Os níveis de exigências do mercado obrigam as empresas que pretendem conquistar espaço a ter uma maior qualidade nas suas apresentações.

Saber apresentar sua indústria é fundamental para que o mercado olhe para seu negócio com interesse.

Vale lembrar que é perfeitamente reconhecível a qualidade do trabalho feito por um profissional e aquele desenvolvido de maneira amadora. 

Basta acessar a internet e avaliar os sites, blogs e logos, que se percebe, sem grande esforço, a preocupação com a qualidade de cada empresa.

Para ajudar nesse sentido, vamos mostrar a importância e a necessidade da identidade visual para indústria. Continue lendo e confira!

O que é identidade visual?

Nossa designer gráfico, Ana Bossardi, aponta que: “identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que identificam sua empresa e fazem com que ela se diferencie das outras.”.

São as cores, o logotipo, o formato das letras, o nome de sua empresa e como ela se apresenta aos consumidores.

Com isso, ela também engloba a parte gráfica dos folders, outdoors, mensagens e conteúdos dos blogs, postagens nas redes sociais e qualquer comunicação visual que sua empresa desenvolva.

O objetivo dela é fazer com que as pessoas gravem a imagem da sua empresa, por isso ela é tão importante para o seu negócio! 

Infelizmente, muitos empreendedores não se importam com a identidade visual para indústria e criam, de qualquer maneira, a sua comunicação.

Esquecem que é a partir dessa comunicação que serão avaliados pelo mercado e que só conseguirão subir importantes degraus se apresentarem qualidade.

A importância da identidade visual para a indústria

Se você tem vontade de fornecer produtos ou serviços para grandes players de mercado, não esqueça que o primeiro local que eles visitarão para conhecê-lo será o seu site.

Através dele é possível ter uma boa ideia de como a sua indústria trabalha e qual o nível de qualidade que sua empresa disponibiliza ao mercado.

Sim! As pessoas associam a imagem com a qualidade dos produtos.

Você comeria, por exemplo, em um restaurante que tivesse a comida muito boa, mas que a apresentação fosse muito ruim? 

Talvez sim se já conhecesse o local ou fosse uma indicação, mas, provavelmente, fugiria da situação caso contrário. 

As associações são automáticas e começam pela identidade visual.

Os possíveis clientes, a partir de uma breve avaliação da marca, definem pela continuidade ou não de um negócio.

A nossa diretora de arte, Amanda Cazzuni, pontua: “marca é reputação, é o primeiro contato que o cliente tem com a empresa e é a percepção que se cria dela a partir do visual. Ter uma boa identidade visual é construir uma boa imagem aos olhos dos clientes. As pessoas compram aquilo com o que se identificam.”.

A identidade visual serve ainda para a personalização da sua marca.

Alguns exemplos cotidianos são:

  • fachadas,
  • folhas timbradas,
  • cartões de visitas,
  • crachás,
  • uniformes,
  • assinaturas de email,
  • brindes.

A apresentação visual nas redes sociais também é beneficiada.

O que se espera da identidade visual?

A identidade visual deve corresponder ao estilo que sua indústria deseja se mostrar para o mercado.

Uma indústria de pranchas de surf, por exemplo, pode ter um estilo despojado, voltado à natureza e, até mesmo, brincalhão.

Já uma indústria de produtos médicos precisa se enquadrar em uma comunicação mais séria, formal e mostrar que preza pela legalidade dos processos para conseguir credibilidade junto ao seu público.

A identidade visual para indústria precisa, portanto, sempre estar adequada à persona.

Esse trabalho deve ser feito por profissionais, pois, assim como qualquer outro, exige estudo e experiência.

Uma boa ideia é contar com agências que ofertem esse serviço, elas possuem designers experientes para essa demanda.

Vale lembrar: a identidade visual para indústria deixou de ser uma opção, hoje ela é uma necessidade que fará toda a diferença junto aos clientes, fornecedores, governo e público em geral.

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Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.