A decoração industrial surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 50 e 70,  quando as pessoas começaram a utilizar as garagens, galpões e fábricas para morar. Por isso esse estilo possui características tão marcantes e originais, trazendo um pouco do charme vintage e urbano para os ambientes. E por que não levar o estilo industrial para os escritórios? Sim, é um dos estilos mais utilizados atualmente. Sem dúvida, é uma ótima opção para dar aquela repaginada no ambiente empresarial, até porque, como acabei de dizer, a história desse estilo de decoração está diretamente ligada ao trabalho.

Como funciona o Estilo Industrial

Nesse estilo, dispensa-se o uso de muitas paredes, pois a maioria dos ambientes são integrados. Une-se sala com cozinha, quarto com sala, enfim, fica tudo muito unido, e bastante funcional, além de dar um aspecto mais livre. Alguns projetos possuem apenas duas ou três divisões para a casa toda. Mas no escritório, a dica é utilizar divisórias de vidro e ferro onde for necessário. Além de proporcionar a privacidade, vai reforçar ainda mais o estilo industrial.

A importância da Decoração nos ambientes de trabalho

Decorar um espaço vai muito além do bonito ou feio. A decoração também pode transmitir e representar nossas energias e personalidades. Por isso, um ambiente bem decorado pode influenciar e muito o comportamento e rendimento das pessoas que ali trabalham.

Não tem como negar que um ambiente limpo, organizado e bem decorado pode trazer incentivo e bons sentimentos, não é verdade?

Principais características da Decoração Industrial

A tubulação aparente é um dos principais fatores para uma decoração industrial, tanto a elétrica quanto a hidráulica. Mas fique bem atento, pois para ficar bem original e com um visual bacana, é importante que os canos sejam em metal. Se eles forem em plásticos, procure pintá-los de preto para a decoração funcionar, ok?

Como estamos falando de estilo industrial, os elementos em metal são imprescindíveis. Além das tubulações, o ambiente vai precisar de outros objetos em metal como mesas, luminárias e outros objetos decorativos.  Para facilitar, abaixo estão algumas dicas de móveis que compõem ambientes industriais e podem deixar seu escritório ainda mais incrível:

  • Banqueta Iron: são justamente do estilo industrial, feitas em ferro com pintura epóxi em diversas cores, inclusive há opção vintage também. Ela é feita em três diferentes medidas (baixa, média e alta). As médias e altas são perfeitas para um atendimento rápido ao cliente ou para uma área de integração/descanso do escritório. As baixas podem ser usadas como mesa de apoio, se tornando funcional e decorativa. Aposte em uma cor para fugir do monocromático;
  • Cadeira Francesinha: são da mesma linha que as banquetas acima, feitas no mesmo material. Podem ser usadas em salas de reunião ou área de refeição do escritório;
  • Banqueta Screw: a composição perfeita da madeira + ferro fundido. A junção do assento e base é feita em forma de um grande parafuso, se tornando um item propriamente industrial; 
  • Lâmpadas Thomas Edison: muito famosas e queridinhas, são bastante indicadas para decorações industriais. 

Não podemos nos esquecer das paredes. Elas precisam ser rústicas para trazer mais verdade à decoração. Pode-se utilizar o cimento queimado ou tijolos aparentes. Para escritórios, o cimento queimado é mais prático, porque requer uma manutenção mais simples. Se optar pelos tijolos, procure um bom profissional, pois esse serviço é bastante meticuloso e exige capricho, conhecimento e prática, para que fique bem feito e cause o efeito certo.

Para o chão, há várias opções, mas os mais utilizados, são: cimento queimado, madeira ou porcelanatos. Se optar por porcelanato, procure escolher um acabamento acetinado (sem brilho), de cor neutra e com visual mais rústico. Se optar por madeira, não se esqueça: os laminados são lindos, mas são mais barulhentos também.

Como precisamos de mais silêncio e concentração no escritório, é interessante investir em vinílico. O piso vinílico é feito de PVC com visual de madeira, transmitem menos barulho ao pisar e são de fácil limpeza. Além disso, você pode encontrá-lo em tons acinzentados ou com aquele visual de madeira pintada e desgastada, que se encaixa perfeitamente no estilo industrial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Hariane Diniz, redatora do blog Essência Móveis, onde você pode encontrar diversos conteúdos de decoração e móveis de design.