Sabemos que a indústria de cosméticos é relevante no Brasil e no Mundo. Por sua abrangência e importância traremos, portanto, as tendências do setor.

 

Essa indústria tem apresentado números expressivos, sendo de alta rentabilidade e com potencial de crescimento. Seja por saúde ou vaidade, estamos cada vez mais atentos e demandando produtos de qualidade. Dessa maneira, as empresas evoluíram muito com o tempo a sua linha de produtos, para poder atender as necessidades do consumidor.

 

Abaixo, mostraremos mais detalhes sobre o setor, seus potenciais e as tendências. Vamos nessa?

 

Indústria de cosméticos no Brasil

 

O setor de cosméticos no Brasil é analisado e apoiado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Além do fomento, traz dados importantes sobre o desempenho do setor.

 

Esse setor representa uma importante fatia no PIB brasileiro, sendo um dos principais grupos de indústria do país. Além disso, gera uma grande quantidade de empregos diretos e indiretos, com uma vasta cadeia logística integrada e interligada pelos quatro cantos do Brasil.

 

Em comparação com outros países, estamos localizados como o quarto país no mundo com maior consumo de produtos de higiene, beleza, perfumaria e cosméticos. Estamos atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Representamos a metade de tudo o que se vende do setor em toda a América Latina.

 

Temos como destino de vendas no exterior, predominantemente, a América Latina. Enquanto que, nas importações, as origens são Europa e China, com as maiores relevâncias.

 

Crescimento

 

Essa indústria movimenta bilhões de dólares no mercado brasileiro anualmente e confirma os resultados aferidos pelo setor a nível mundial. Mesmo com o cenário pandêmico que vivemos nestes últimos dois anos, está apresentando um crescimento exponencial, até mesmo em percentual maior do que estava apresentando anteriormente.

 

Outro fator evidenciado foi a importância para o setor do e-commerce, pois foi um dos principais responsáveis pelo crescimento (de até dois dígitos em alguns produtos específicos). 

 

Em um setor predominantemente sensorial, as empresas viram a necessidade de gerar vendas por outros meios que não suas lojas presenciais ou vendedores cadastrados, por exemplo. Agora há tendência para esse conceito omnichannel (diversos meios de venda e contato com o consumidor) com mais importância.

 

Podemos, também, levar em consideração outros fatores que propiciaram o crescimento recente deste setor. Alguns deles são que a expectativa de vida aumentou, a tecnologia utilizada, que propicia produtos novos e inovações sustentáveis no mercado, além da presença da mulher com cada vez mais força no mercado de trabalho.

 

Somado aos gastos realizados pelas mulheres, também se tornou uma tendência e, portanto, um importante percentual do mercado, a venda de produtos para o mercado masculino. Esse público tem se tornado cada vez mais vaidoso e interessado em itens de beleza.

 

Tendências na indústria de cosméticos

 

Com o intuito de fornecer algumas informações relevantes com relação a tendências no setor de cosméticos, as apresentamos abaixo para que fiquem por dentro das novidades:

 

  • Enfoque na sustentabilidade: aqui é extremamente relevante, pois a temática está cada vez mais nos discursos dos países e players globais. É uma tendência real, já existente, e as empresas que já estão se adequando, colherão, pois, bons resultados a médio/longo prazo. Aqui passa por matérias-primas renováveis, recicláveis, amigas do meio ambiente, embalagens utilizadas, etc.;

 

  • Certificações – nessa linha de sustentabilidade, as empresas de cosméticos estão visando, enfim, linhas de produtos mais ecológicos, mapeando desde a matéria-prima até a entrega e futuro descarte dos produtos, apesar do processo lento. Com as certificações, isso é corretamente associado à imagem da marca, trazendo confiabilidade aos consumidores na hora de eleger. Além disso, é possível a rastreabilidade do produto;

 

  • Expansão para o mercado exterior – em momentos de pandemia e também de crise econômica, com a inflação e poder de compra afetados, torna-se importante observar o mercado externo. Esse cenário, somado ao câmbio favorável, tem permitido crescimento a empresas de diversos setores e produtos ao realizar mais vendas, escoando os produtos para outros mercados consumidores.

 

Conclusão

 

Fechando este artigo, ressaltamos a relevância da indústria de cosméticos para a economia do País. Conforme mostramos, o setor vem apresentando um crescimento importante nos últimos anos.

 

Isso tudo é resultado, acima de tudo, da demanda de consumo da população. Ela busca produtos relacionados à estética, beleza, em busca de valorização de seu corpo e de sua saúde.

Para os gestores e empresas inseridas nesse mercado de cosméticos atrativo e competitivo, esperamos que, principalmente, nossas dicas e tendências apresentadas sejam de valia. Assim como existem outras tendências, é essencial atentarmos ao que ocorre no setor mundialmente, para tomar as melhores decisões e, isto é, mais assertivas.